menu
Partilhar

Truques para cozinhar mandioca

 
Por Julia Latorre, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 7 julho 2021
Truques para cozinhar mandioca

Mandioca, aipim ou macaxeira...independente do nome que você conheça, as chances desse ingrediente, que é uma raiz, já terem passado pela sua mesa são altas, afinal, o Brasil é um dos maiores produtores de mandioca do mundo! Apesar da popularidade do ingrediente seja para pratos doces ou salgados, os métodos de preparo da mandioca nem sempre são consenso.

Foi pensando nas dúvidas mais comuns relacionadas ao cozimento da macaxeira que o TudoReceitas preparou esse post sobre truques para cozinhar mandioca e deixá-la sempre 'derretendo' ou ideal para a receita que você deseje usá-la. Mandioca não tem segredo, mas tem jeitinho: como escolher a mandioca direitinho, seu ponto de cozimento e métodos são alguns dos pontos cujos detalhes abordaremos para que qualquer receita de mandioca fique totalmente cozida e deliciosa!

Também lhe pode interessar: Nhoque de mandioca

Truques para cozinhar mandioca

Ao longo desse guia você vai perceber que a mandioca perfeita é uma combinação de fatores que vai da escolha do ingrediente, seu tratamento e, por fim, obviamente, a escolha da receita. Considerando todos os processos, os mais importantes truques para cozinhar mandioca são:

  • Escolher bem a mandioca: quanto mais nova e com as cores mais uniformes, maiores as chances de uma mandioca desmanchando;
  • Lavar bem para retirar a terra e deixar na água após descascar;
  • Optar pelo corte ideal para a receita escolhida e cortá-la em pedaços do mesmo tamanho;
  • Respeitar o tempo de cozimento de acordo com a frescura da mandioca e mantê-las sempre cobertas por água;
  • Na dúvida: utilize sempre um garfo para ver se já está se desmanchando;
  • Se após o tempo de cozimento esperado a mandioca ainda estiver dura, experimente adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio à água do cozimento e deixe por mais alguns minutos.

Como escolher mandioca

Apesar da grande oferta desse ingrediente no nosso país, acertar na escolha da mandioca contribui para aquela mandioca desmanchando, uma das características inconfundíveis desse ingrediente. A mandioca nos mercados pode ser encontrada descascada em água ou com a casca. Em ambos os casos, o segredo para escolher a mandioca é reparar na sua coloração: o ideal é que o miolo esteja branco ou amarelinho e a sua cor seja uniforme.

Como sei se a mandioca está estragada?

Em casos de mandioca com a casca, o ideal é perguntar à pessoa responsável pelo estabelecimento se é possível fazer um pequeno corte na ponta dela para que se possa observar o seu miolo. A qualquer sinal de manchas escuras ou partes moles ou esbranquiçadas ao redor da casca, é melhor não levar já pode ser mandioca estragada ou pode estar passada.

Truques para cozinhar mandioca - Como escolher mandioca

Como descascar mandioca

A casca do aipim é mais resistente do que a da batata e pode intimidar cozinheiras/os de primeira viagem, mas você vai ver que é uma pura questão de jeitinho. Para descascar a mandioca você pode usar uma faca (com cuidado) cortando as duas pontas da mandioca e então encravá-la rente a casca, fazer um movimento de alavanca e retirar o resto da casca com as próprias mãos. Outra alternativa simples é optar por um descascador de legumes e retirar toda a casca.

Conselhos: uma vez descascada, lave a mandioca para retirar a terra e deixe-a submersa em um recipiente com água limpa se tiver tempo.

Tipos de corte da mandioca

O tipo de corte da mandioca vai depender da receita em questão, os mais comuns são:

Conselhos: independente do tipo de corte escolhido, o truque básico é tentar manter o padrão de tamanho para que todas as peças e partes da mandioca cozinhem por igual.

Truques para cozinhar mandioca - Tipos de corte da mandioca

Quanto tempo para cozinhar mandioca?

A pergunta que não quer calar: qual o tempo de cozimento do aipim? As respostas podem gerar contradições justamente porque o tempo de cozimento da mandioca pode variar segundo a frescura do ingrediente e sua quantidade. O tempo de cozimento da mandioca pode variar 20 a 40 minutos na pressão ou convencional sendo que as mandiocas mais frescas cozinham mais rapidamente do que as mais antigas. Uma mandioca fresca pode cozinhar em 10 minutos em uma panela de pressão.

A seguir explicamos os truques para cozinhar mandioca em cada um dos casos.

Como cozinhar mandioca na panela de pressão

Um dos truques para cozinhar mandioca mais simples e conhecidos é usar a panela de pressão. Para isso, é importante se lembrar de usar sempre, no máximo até dois terços da capacidade da panela de pressão (já considerando a água, que deve ultrapassar, no mínimo, 1 dedo de distância da mandioca.

O tempo de cozimento da mandioca na panela de pressão costuma variar de 10 a 30 minutos após a panela pegar pressão. Para isso, o cozimento pode começar em fogo alto e ser passado a fogo médio uma vez que a panela pegue pressão.

Como cozinhar mandioca em panela convencional

Quem não tem panela de pressão também pode cozinhar a mandioca em uma panela convencional, seguindo as mesmas dicas anteriores e considerando um tempo de cozimento maior. Independente do tipo de panela usado para cozinhar a mandioca, em ambos os casos, pode-se adicionar sal e uma colher (sopa) de manteiga ou margarina misturada na água do cozimento. Em casos de purês (como nessa receita de purê de mandioca com frango) ou outras receitas, a água pode ser substituída por leite, conforme manda o preparo).

Em todos os casos, o truque de espetar a mandioca com um garfo é simples e crucial: se a mandioca estiver macia e se desmanchando está cozinha, caso contrário, é preciso mais tempo de cozimento. Se após o tempo de cozimento esperado a mandioca ainda estiver dura, experimente adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio à água do cozimento e lembre-se de manter a mandioca sempre coberta por água enquanto cozinha.

Conselhos: todas as dicas de cozimento anteriores servem para o preparo da mandioca antes de fritar, mas uma dica especial é esfriá-la antes da fritura para que o seu amido gelatinize e ela fique mais firma durante a fritura.

Se gostou do artigo Truques para cozinhar mandioca, sugerimos que entre na nossa categoria de Mandioca.

Bibliografia
  • FUKUDA, Wânia Maria Gonçalves et al. Aspectos socioeconômicos e agronômicos da mandioca. Cruz das, 2006.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Truques para cozinhar mandioca
1 de 3
Truques para cozinhar mandioca

Voltar ao topo da página