Mandioca

Receita de Nhoque de mandioca fácil

Márcia Cavalcanti
Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. Atualizado: 17 fevereiro 2020
Receita de Nhoque de mandioca fácil

O que é nhoque? Também chamado de inhoque ou gnocchi, é uma massa alimentícia italiana preparada com batata ou mandioca e farinha de trigo. O nhoque é servido com molho (que pode ser de tomate, pesto, bechamel...) e rende uma refeição completa.

Se você gosta da gastronomia italiana e quer aprender como fazer nhoque de mandioca, chegou no sítio certo! Aqui no TudoReceitas compartilho com você esta receita de nhoque de mandioca preparado com maisena no lugar da farinha de trigo. Além de ficar muito macio, leve e gostoso este é um nhoque sem glúten válido para toda a família!

Vamos para a cozinha fazer esta receita de nhoque de mandioca fácil? Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo e experimente!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Nhoque de mandioca fácil:

Também lhe pode interessar: Nhoque de mandioca

Como fazer Nhoque de mandioca fácil:

1

Descasque a mandioca, corte em 3 partes e coloque cozendo numa panela com água até cobrir. Cozinhe a mandioca até ficar macia - para comprovar o ponto de cozedura pique o legume com um garfo ou faca.

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 1
2

Quando a mandioca estiver bem cozida escorra a água e amasse até virar um purê sem grumos. A quantidade de purê deve ser cerca de 2 xícaras.

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 2
3

Tempere o purê com sal, pimenta e azeite. Misture nele também a manteiga e o queijo, que vão melhorar muito o sabor do nhoque de mandioca caseiro. Adicione o ovo e misture até incorporar completamente.

Dica: Eu usei queijo mussarela ralado, você pode usar a variedade que preferir.

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 3
4

Seguidamente adicione metade da maisena e misture bem, de preferência com as mãos. Deixe o purê de mandioca repousar por 20 minutos, para que a maisena absorva a umidade dele.

Dica: Neste momento você pode aproveitar para preparar o molho de acompanhamento dos nhoques. Confira algumas sugestões no final desta receita.

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 4
5

Após o tempo indicado coloque a maisena restante e volte a misturar e a amassar com as mãos. Neste momento o purê de mandioca deverá ficar consistente o suficiente para modelar em forma de bola, como na foto.

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 5
6

Separe a massa de nhoque em duas ou três partes iguais e, numa superfície polvilhada com maisena, modele em forma de rolinho com mais ou menos a espessura de um dedo. Corte os nhoques com 2-3 cm de largura.

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 6
7

Seguidamente esmague cada um dos nhoques com um garfo, para lhes conferir o aspecto tradicional. Nesta fase você pode congelar os nhoques.

  • Como fazer nhoque congelado? Coloque os nhoques numa assadeira, afastados uns dos outros, e reserve no congelador por 1 ou 2 horas. Depois retire os nhoques da assadeira, coloque dentro de um saco, feche bem e guarde no congelador por até 3 meses.
Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 7
8

Para cozinhar o nhoque acabado de fazer ou congelado coloque no fogo uma panela com água. Quando a água ferver adicione um pouco de sal e adicione os nhoques. Você saberá que os nhoques estão prontos quando flutuarem à superfície da água.

Dica: O tempo de cozimento será de aproximadamente 1 minuto para nhoques frescos e um pouco mais para nhoques congelados.

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 8
9

Retire seus nhoques sem glúten com a ajuda de uma escumadeira e sirva com um destes molhos:

Experimente estas deliciosas combinações e diga nos comentários o que você achou desta receita de nhoque de mandioca simples. Bom apetite!

Receita de Nhoque de mandioca fácil - Passo 9

Se você gostou da receita de Nhoque de mandioca fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Mandioca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Nhoque de mandioca fácil

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Simone almeida
Otimas receitas adoreiii
A sua avaliação:
Lana
Fiz e amei, muito mais gostoso do que o tradicional, fiz com um molho à bolonhesa, parabéns pela receita!
1 de 10
Receita de Nhoque de mandioca fácil