Mandioca

Receita de Mandioca gratinada

 
Jéssica Cordeiro
Por Jéssica Cordeiro. 2 janeiro 2024
Receita de Mandioca gratinada

A mandioca é um dos tubérculos mais versáteis na cozinha. Assada, cozida, frita ou purê, a mandioca é um acompanhamento perfeito para variar as receitas tradicionais do dia a dia. Nesta versão gratinada, ela fica bem macia com um creme delicioso e uma casquinha crocante. Não pode ser mellhor né? E você pode adaptar essa receita com mandioca escolhendo seus queijos favoritos e usar a criatividade para incluir outros ingredientes da sua preferência.

Confira o passo a passo com fotos no TudoReceitas e aprenda como fazer mandioca gratinada!

6 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos

Ingredientes para fazer Mandioca gratinada:

Utensílios:

  • Refratário
Também lhe pode interessar: Mandioca com queijo ao forno

Como fazer Mandioca gratinada:

1

Numa tigela, coloque o creme de leite (aqui foi usado o de caixinha. Caso prefira utilizar o creme de leite em lata, descarte o soro).

Receita de Mandioca gratinada - Passo 1
2

Em seguida, adicione o requeijão cremoso. Você também pode substituir por outros queijos cremosos de sua preferência, como creme de ricota, mascarpone, entre outros.

Receita de Mandioca gratinada - Passo 2
3

Tempere com sal e pimenta-do-reino preta moída. Se preferir, pode adicionar outros temperos como: como noz-moscada, alho e cebola em pó. Misture bem até obter um creme homogêneo.

Receita de Mandioca gratinada - Passo 3
4

Coloque a mandioca cozida em uma panela, frigideira ou refratário que possa ir ao forno. Caso você não tenha temperado a mandioca com sal durante o cozimento, neste momento você pode temperar com um pouco de sal, lembrando que o creme e o queijo já são salgados.

Dica: a mandioca deve estar bem macia. Você pode cozinhar na panela de pressão por 30 minutos após pegar pressão ou ainda usar uma panela comum, observando sempre se é possível espetar com o garfo.

Receita de Mandioca gratinada - Passo 4
5

Despeje o creme sobre as mandiocas na panela, espalhando bem. Cubra o creme com as fatias de muçarela. Você também pode utilizar outros queijos que derretam facilmente para que fiquem gratinados, como o queijo gruyere. Leve ao forno preaquecido a 180 graus e, caso tenha, ligue o grill para facilitar e acelerar o gratinado.

Receita de Mandioca gratinada - Passo 5
6

Deixe no forno até gratinar. Finalize com cebolinha na hora de servir. Consuma preferencialmente quente, bom apetite! Nos conte o que achou dessa receita nos comentários e poste suas fotos!

Receita de Mandioca gratinada - Passo 6

Se você gostou da receita de Mandioca gratinada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Mandioca.

Aprenda como inovar as receitas com mandioca

A versatilidade da mandioca permite uma série de preparos diferentes e o resultado é sempre uma delícia! A mandioca cozida é a base de muitas receitas, e temos alguns truques para te ajudar na hora de cozinhar. Além de pratos salgados, podemos preparar muitas receitas doces utilizando esse tubérculos, selecionamos nossas opções preferidas para você experimentar, confira:

  • Mandioca na airfryer: se você gosta de mandioca frita, mas quer uma versão mais saudável, experimente essa receita!
  • Chips de mandioca: essa receita é super fácil, feita no forno e muito crocante.
  • Salada de mandioca com bacon: nessa versão, ela pode ser consumida morna também, e o bacon dá um toque especial.
  • Purê de mandioca especial: esse purê fica ainda mais gostoso, pois leva também alho-poró, nozes e noz-moscada na preparação.
  • Pudim de mandioca: se você adora pudim, precisa experimentar essa receita! Feita com leite condensado e coco ralado, é cremoso e delicioso!
  • Bolo de mandioca: esse bolo é super fácil, feito com mandioca crua e leite de coco.

Suba a sua foto de Receita de Mandioca gratinada

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Mandioca gratinada