Camarão

Receita de Acarajé da Bahia

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 12 maio 2015
Receita de Acarajé da Bahia
Imagem: frescuraliberada.com

A Bahia é um dos estados brasileiros onde podemos encontrar as melhores iguarias, exemplo disso é o acarajé! Esta especialidade com influências africanas trata-se de uma espécie de sanduíche preparado com massa de feijão-fradinho e recheado com camarão e vatapá. Aprenda com o Tudo Receitas a fazer acarajé da Bahia e delicie todos em sua casa!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Bahia

Ingredientes para fazer Acarajé da Bahia:

  • Para a massa de feijão:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Abóbora recheada com camarão

Como fazer Acarajé da Bahia:

1

Para preparar esta receita de acarajé da Bahia comece por colocar o feijão de molho na água durante, no mínimo 4 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro).

Receita de Acarajé da Bahia - Passo 1
Imagem: chefliliancarvalho.blogspot.pt
2

Após esse tempo esfregue o feijão com as mãos, para soltar a casca por completo. Troque a água as vezes que for necessário, de forma a retirar todas as cascas.

Receita de Acarajé da Bahia - Passo 2
Imagem: receitassimplesdefazer.blogspot.pt
3

Escorra o feijão e coloque-o no liquidificador junto com as cebolas, os alhos e um pouco de sal. Bata bem até obter uma pasta branca e espessa (pode ser necessário adicionar um pouco de água). Retire para um recipiente e reserve na geladeira por 1 hora.

Receita de Acarajé da Bahia - Passo 3
Imagem: marcelokatsuki.blogfolha.uol.com.br
4

O passo seguinte é aerar a massa do acarajé da Bahia: bata no feijão com uma colher de pau até que triplique de volume e adquira uma consistência de espuma.

Receita de Acarajé da Bahia - Passo 4
Imagem: cajumanga.wordpress.com
5

Com a ajuda de uma colher de pau e de uma colher de sopa, modele os bolinhos de feijão do acarajé. Frite na mistura dos dois óleos quentes até que fiquem dourados.

Receita de Acarajé da Bahia - Passo 5
Imagem: blog.tribunadonorte.com.br
6

Finalize o acarajé da Bahia, cortando cada bolinho ao meio e recheando com vatapá de camarão e camarão. Sirva quente e bom apetite!

Gostou desta receita? Deixe seu comentário!

Receita de Acarajé da Bahia - Passo 6
Imagem: frescuraliberada.com

Se você gostou da receita de Acarajé da Bahia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Camarão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Acarajé da Bahia

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
10 comentários
A sua avaliação:
fernanda
muito bom
A sua avaliação:
Ingrid Rocha
A receita ORIGINAL do acarajé baiano, vão apenas feijão fradinho sem a casca, cebola bem ralada, e sal. Na fritura, apenas azeite de dendê e uma cebola pequena inteira, nada mais, nada menos.
A sua avaliação:
Alaide
Gostei muito da receita, foi bem espricada. Mas , cadê a receita do vatapá?
A sua avaliação:
Renata
Eu fiz a massa do Acaraje deixei na geladeira por uma hora, e dps bati com uma colher de pau,mas não chegou na consistência ele ficou mole,o que devo fazer
Sara Silva
Oi Renata, você provavelmente estará no passo 4. Precisa bater bastante a massa com uma colher de pau até que triplique de volume e adquira uma consistência de espuma. Isso poderá demorar um tempo (30 minutos ou mais).
Ingrid Rocha
Boa tarde Renata! A massa ficou mole pq vc colou além da cebola ralada, que já tem água, colocou tb água, e ainda bateu a massa, o que tb gera mais água por causa do feijão processado que libera água. Faça o seguinte: coloque somente o feijão bem processado, a cebola, e o sal, bata com uma colher de pau média, por mais/menos uns 10 min, descanse um pouco, e bata mais um pouco, depois frite o acarajé no azeite de dendê quente junto com uma cebola pequena. Bata essa massa em uma panela funda, pq a massa dobra de volume, e use uma colher de pau gr, pq vai precisar para mexer toda a massa. Frite em colheradas. Use-a colher de sopa, ou aquela maior de servir, se quiser um acarajé maior.
A sua avaliação:
Edimaura Bomfim
Cadê a receita do vatapá????
Sara Silva
Oi Edimaura, tem aqui a receita de vatapá: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-vatapa-de-camarao-131.html
A sua avaliação:
Tiago
Não se usa outro óleo para fritar que não seja o azeite de dendê. O óleo de soja, milho altera a cor, o sabor, a crocância do bolinho e a textura do mesmo.
A sua avaliação:
José Paulino dos Santos
Pra assar o acarajé pode assar com qualquer óleo ou é só com óleo de dendê?
Sara Silva
Oi José, na lista de ingredientes indicamos para usar 500 ml de azeite de dendê junto com 500 ml de óleo de milho ou de soja. Faça e conte para nós o que você achou desta receita!
Ingrid Rocha
Oi José, o acarajé, deve ser frito apenas no azeite de dendê, em nenhum outro topo de azeite, ou óleo, caso contrário, modifica 100% o sabor e descaraqueteriza a iguaria. Espero ter ajudado.
A sua avaliação:
Lucy de Jesus
Ameiii a receita, parabéns! Sou da Bahia e ainda ñ tinha aprendido por falta de interesse msm, mais super curtir sua explicação! Vou fazer pela primeira vez, obrigada bjão. Ah, Ameii essa pagina tô salvando 😉
Sara Silva
Oi Lucy, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e, quando preparar o acarajé, suba foto dele pronto! 🙂
narahpaula
melhor comida do mundo!!!
Maria do socorro
Desde muito jovem gostaria de aprender essa deliciosa receita,só agora que mexendo no computador da minha filha me deparei com essa delicia baiana obrigado,eu quero saber como monta e o que se coloca dentro? bjs
Sara Silva
Oi Maria do Socorro, que legal saber isso! Esta receita tem instruções passo a passo. Para montar o acarajé você pode conferir o último passo, onde está escrito: "Finalize o acarajé da Bahia, cortando cada bolinho ao meio e recheando com vatapá de camarão e camarão." Esperamos que você goste do seu acarajé! :)
Imagem: frescuraliberada.com
Imagem: chefliliancarvalho.blogspot.pt
Imagem: receitassimplesdefazer.blogspot.pt
Imagem: marcelokatsuki.blogfolha.uol.com.br
Imagem: cajumanga.wordpress.com
Imagem: blog.tribunadonorte.com.br
Imagem: frescuraliberada.com
1 de 7
Receita de Acarajé da Bahia