Partilhar

Receita de Batata duquesa muito fácil

Por Isabel Rescalvo. 15 abril 2019
Receita de Batata duquesa muito fácil

As batatas duquesas (batata duchesse) são um clássico da gastronomia francesa que se popularizou um pouco por todo o mundo. A batata duquesa rende um acompanhamento muito elegante, perfeito para acompanhar suas receitas de carne e peixe em ocasiões especiais, como aniversários, Páscoa, Natal e outros.

Aqui no TudoReceitas mostro para você como fazer batata duquesa passo a passo em fotos, confira como é fácil! A lista de ingredientes é curta, você só precisa de batata, manteiga, gema de ovo, sal e pimenta - como ingrediente opcional polvilhei avelã picada, para uma crocância extra deliciosa! Confira o modo de preparo e sirva na próxima reunião de família!

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Torta de batata simples e fácil
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiramente descasque e lave as batatas. Corte em pedaços, para que cozinhem mais depressa, e leve ao fogo uma panela com água até cobrir. Polvilhe sal e deixe por 30-40 minutos ou até ficarem bem macias, desfazendo.

Dica: Prefira usar a variedade de batata asterix, que é mais indicada para purê. Se você cozinhar as batatas na panela de pressão elas ficarão prontas mais rapidamente.

Receita de Batata duquesa muito fácil - Passo 1
2

Depois de cozinhar as batatas escorra a água e amasse com um garfo ou com um amassador de batata. Enquanto a batata está quente coloque a manteiga cortada em pedaços, sal e pimenta a gosto e misture até obter um purê.

Dica: Não bata as batatas no liquidificador nem no processador de cozinha para que não soltem água, o purê duquesa deve ficar consistente.

Receita de Batata duquesa muito fácil - Passo 2
3

Deixe esfriar um pouco este purê duquesa de batata e então coloque uma gema de ovo. Misture bem, coloque a outra gema e volte a misturar.

Dica: Peneire a gema de ovo para evitar o cheiro e gosto de ovo. Reserve as claras de ovo na geladeira ou congelador para usar noutras receitas.

Receita de Batata duquesa muito fácil - Passo 3
4

Como ingrediente opcional pique meia xícara de avelãs torradas. Iremos usar elas para polvilhar sobre o purê duquesa e conseguir uma preparação mais crocante e saborosa!

Receita de Batata duquesa muito fácil - Passo 4
5

Ligue o forno nos 190ºC e forre um tabuleiro de forno com papel manteiga. Coloque o purê de batata num saco de confeiteiro com bico pitanga e modele montinhos de purê de batata no tabuleiro.

Dica: Coloque os montinhos de purê bem afastados uns dos outros para que não grudem enquanto assam.

Receita de Batata duquesa muito fácil - Passo 5
6

Se quiser polvilhe o purê com avelã picada. Coloque o purê duquesa assando no forno nos 180ºC durante 10-15 minutos ou até começar a dourar.

Receita de Batata duquesa muito fácil - Passo 6
7

Depois de assar está pronto seu purê de batata duquesa fácil! Não hesite em preparar e enviar sua foto nos comentários. Bom apetite!

Procurando mais receitas de batata? Confira estas sugestões:

Receita de Batata duquesa muito fácil - Passo 7

Se você gostou da receita de Batata duquesa muito fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Batata duquesa muito fácil

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Batata duquesa muito fácil

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Ivo
Eu gostaria de saber qual o papel usado na forma para ir ao forno? ele não queima?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Ivo, o papel usado é papel manteiga 🙂 Ele não queima no forno pois é próprio para resistir a altas temperaturas.

Receita de Batata duquesa muito fácil
1 de 8
Receita de Batata duquesa muito fácil

Voltar ao topo da página