Bolos de chocolate

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 7 julho 2023
Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate

Procurando uma receita de bolo de chocolate recheado para surpreender em uma festa de aniversário, chá de bebê, festa da igreja ou mais? Continue aqui no TudoReceitas e veja como fazer este incrível bolo de chocolate com recheio de mousse de chocolate!

Esta é uma das sobremesas mais chocolatudas que você vai encontrar! Vai chocolate na massa, no recheio e também um pouco na cobertura, os verdadeiros fãs de chocolate vão simplesmente amar esta sugestão! O segredo para este bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate não enjoar é encontrar o equilíbrio entre os sabores. Por isso usamos cacau em pó e chocolate em pó - nada de achocolatado porque ele é doce demais para a receita. Também é importante escolher um bolo de chocolate com a consistência certa e mousse de chocolate que não escorre nem derrete, assim você garante que o bolo mantém a forma até ser servido.

Esta receita bolo de chocolate recheado para festa que você encontra abaixo cumpre todos esses requisitos e fica uma delícia! Continue aqui no TudoReceitas e confira abaixo todos os truques e passo a passo em fotos para preparar este maravilhoso bolo mousse de chocolate sem erro.

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno

Ingredientes para fazer Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate:

  • Para o bolo de chocolate:
  • Para o recheio de mousse de chocolate:
Também lhe pode interessar: Bolo mousse de chocolate gelado

Como fazer Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate:

1

Prepare o bolinho de chocolate separando as gemas das claras e batendo as claras na batedeira até ficarem firmes, em ponto de clara de neve. Depois, enquanto bate, coloque as gemas e o açúcar e continue batendo até incorporar bem.

Dica: É muito importante bater bem as claras, assim você conseguirá um bolo de chocolate crescido e fofinho.

2

Retire da batedeira e coloque a água e o cacau ou chocolate em pó. Misture delicadamente com uma espátula ou fouet, incorporando bem estes ingredientes na massa sem perder o ar das claras. Seguidamente coloque a farinha pouco a pouco e misture do mesmo jeito.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 2
3

Por fim coloque o fermento e misture levemente. Coloque a massa em uma forma de bolo untada e enfarinhada ou divida por duas ou três forminhas de tamanho igual, também untadas e enfarinhadas. Asse no forno a 180ºC por 30-35 minutos - faça o teste do palito para comprovar se a massa está pronta.

Dica: Se você preferir pode usar cacau ou chocolate em pó para peneirar as formas. Use forminhas redondas, sem furo central, e com 20 cm de diâmetro.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 3
4

Enquanto o bolo está assando prepare a mousse de chocolate. Para isso coloque o chocolate no banho-maria e fique mexendo até derreter completamente. Depois coloque o creme de leite, misture até incorporar completamente e retire do banho-maria, para esfriar um pouco.

Dica: Para esta receita use chocolate nobre, o fracionado não dá certo. Prefira usar chocolate amargo para o bolo não enjoar.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 4
5

Bata o creme de leite fresco ou a nata na batedeira até ficar cremoso e consistente. Enquanto isso dissolva a gelatina em um pouco de água (4-5 colheres de sopa de água) e esquente no microondas por 15 segundos, para derreter.

Dica: Será mais fácil bater o creme de leite fresco ou a nata se estiver gelado. Reserve na geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de preparar esta receita.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 5
6

Coloque a gelatina derretida na mistura de chocolate e creme de leite e mexa. Depois coloque estes ingredientes no creme de leite ou nata batida e bata em velocidade baixa até misturar bem. Reserve na geladeira para firmar.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 6
7

Quando o pão de ló de chocolate estiver assado retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Depois desenforme e, se quiser, corte o bolo em duas ou três metades, para conseguir mais camadas.

Dica: Para umedecer o bolo com calda dissolva 3 colheres de sopa de açúcar em uma xícara de água e regue abundantemente as metades de bolo com essa calda.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 7
8

Coloque um pouco da mousse de chocolate numa das metades do bolo e espalhe com uma colher ou espátula. Cubra com uma camada de bolo e coloque mais um pouco da mousse. Faça isso até completar todas as camadas de bolo de chocolate recheado. Quando terminar reserve na geladeira por 30 minutos a 1 hora.

Dica: Será mais fácil montar este bolo se você colocar ele na forma que foi usada para assar e usar plástico acetado em volta.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 8
9

Finalize esta receita de bolo mousse de chocolate com uma camada de mousse e cacau ou chocolate em pó polvilhado. Outra opção é cobrir com ganache de chocolate. Reserve na geladeira até ao momento de servir e está pronto para deliciar todos! Bom apetite e deixe sua opinião nos comentários.

Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate - Passo 9

Se você gostou da receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Acompanhamentos para o Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate

Agora que você já sabe fazer essa receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate, você pode combinar com uma infinidade de acompanhamentos. Separamos as nossas opções preferidas, confira:

  • Sorvete de Baunilha: Transforme seu bolo de banana em uma sobremesa ainda mais especial adicionando uma bola de sorvete de baunilha por cima. A mistura de sabores e temperaturas vai te encantar.

  • Calda de Chocolate: Se você é fã de chocolate, experimente regar seu bolo de banana com uma calda de chocolate. O contraste entre o doce da banana e o sabor intenso do chocolate é simplesmente divino.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Bolo de chocolate recheado com mousse de chocolate