Partilhar

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 28 agosto 2019
Receita de Bolo mousse de chocolate gelado

Sabe aquelas receitas de bolo que parecem muito complicadas de fazer? Mas depois você confere o passo a passo em fotos, percebe que não e tão difícil assim e fica com vontade de preparar em casa. Esta receita de bolo mousse de chocolate gelado é uma dessas!

O bolo gelado de chocolate com recheio de mousse de chocolate é um bolo ótimo para festas de aniversário e mais. Com certeza não passará despercebido aos mais gulosos e você pode até preparar ele para vender como bolo de pote.

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer como fazer bolo gelado de chocolate com mousse de chocolate de um jeito mais simples do que você antecipou. Não procure mais: confira já o preparo desta receita de bolo de mousse de chocolate e experimente!

8 convidados 1h 30m Aniversários Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Para o bolo de chocolate:
  • Para o recheio:
  • Para a calda:
Também lhe pode interessar: Receita de Bolo gelado de chocolate simples
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Bata os 6 ovos com as 2 xícaras de açúcar por aproximadamente 10 minutos na batedeira ou até obter um creme bem suave, com os grãos de açúcar dissolvidos.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 1
2

Diminua um pouco a velocidade da batedeira e, enquanto bate, coloque a água alternando com o óleo. Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha, o chocolate e o amido de milho. Pouco a pouco adicione estes ingredientes na massa de bolo e bata em velocidade baixa.

Dica: Não bata muito a massa após colocar os ingredientes secos, para evitar um bolo solado.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 2
3

Por fim coloque o fermento e mexa levemente com uma colher. Divida a massa do bolo de chocolate por 2-3 formas de bolo de 22-24 cm, untadas e enfarinhadas, e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até passar no teste do palito.

Dica: Se você quiser pode polvilhar a forma com chocolate em pó em vez de farinha.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 3
4

Enquanto o bolo assa prepare a mousse de chocolate: bata o creme de leite fresco com a batedeira até ficar em ponto de chantilly mole, ou seja, consistente e sem escorrer da tigela. Reserve na geladeira, para não derreter.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 4
5

Pique o chocolate e coloque derretendo em banho-maria do fogão com o creme de leite de lata. Mexa para misturar os dois ingredientes à medida que o chocolate derrete e para evitar queimar. Essa é a ganache de chocolate.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 5
6

Bata as claras em neve com uma pitada de sal, para ajudar a que fiquem crescidas mais rápido. Incorpore as claras na ganache preparada no passo anterior, misturando delicadamente com uma espátula.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 6
7

Dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água e esquente no microondas durante 20 segundos. Misture esta gelatina e o chantilly na ganache de chocolate também, incorporando com movimentos delicados, para conseguir uma mousse de chocolate suave e areada.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 7
8

Por fim prepare a calda: numa panela coloque os ingredientes respetivos (a água, o açúcar, o rum ou conhaque, a canela e o cravo-da-Índia). Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos, para eliminar o álcool e para apurar os sabores. Desligue e deixe esfriar.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 8
9

Na hora de montar o bolo desenforme os bolos já assados e esfriados e umedeça com a calda. Cubra cada um deles com a mousse de chocolate e, se sobrar muita mousse, use ela como cobertura também. Decore a gosto (pode usar raspas ou confeitos de chocolate, frutas frescas, hortelã, etc) e reserve na geladeira por 2-4 horas.

Dica: Se os seus bolos estiverem muito crescidos, corte-os ao meio para conseguir mais camadas.

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 9
10

Depois do tempo indicado pode servir e cortar seu bolo gelado recheado com mousse de chocolate! Experimente e conte para nós o que você achou, temos a certeza que vai gostar. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bolo de chocolate recheado? Veja estas sugestões:

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado - Passo 10

Se você gostou da receita de Bolo mousse de chocolate gelado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Suba a sua foto de Receita de Bolo mousse de chocolate gelado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo mousse de chocolate gelado

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bolo mousse de chocolate gelado
1 de 11
Receita de Bolo mousse de chocolate gelado

Voltar ao topo da página