Bolos decorados

Receita de Bolo de maçã judaico

Catina Barbero Diaz
Por Catina Barbero Diaz, Blogueira de cozinha tradicional. Atualizado: 11 julho 2023
Receita de Bolo de maçã judaico

O bolo de maçã judaico (ashkenazi) é um bolo com história, servido ao longo de gerações durante as festas que comemoram a libertação de povo hebreu da escravatura no Antigo Egito. Além de ser sem lactose, uma vez que usamos azeite no lugar da manteiga, este bolo é ainda mais especial porque contém uma camada secreta de maçãs marinadas com canela. O resultado é um bolo de maçã caseiro muito saboroso que você não pode deixar de preparar! Confira abaixo o passo a passo desta receita de bolo de maçã judaico e experimente hoje mesmo.

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno, Receitas de Israel
Ingredientes para fazer Bolo de maçã judaico:
  • Para as maçãs:
  • Para a calda de brilho:
Também lhe pode interessar: Bolo de maçã em pedaços
Como fazer Bolo de maçã judaico:
1

O primeiro passo para preparar este bolo de maçã judaico é pré-aquecer o forno a 180ºC e untar uma forma sem buraco com azeite ou com óleo. De seguida prepare as maçãs, cortando metade em fatias e outra metade em cubinhos.

Dica: Pode descascar ou não as maçãs, como preferir. Adicione algumas gotas de limão às maças cortadas em cubos para que não oxidem.

Receita de Bolo de maçã judaico - Passo 1
2

Numa tigela coloque as maçãs cortadas às rodelas e adicione metade do açúcar, metade da canela e metade do extrato de baunilha. Misture e faça o mesmo, numa tigela à parte, com as maçãs aos cubinhos e a restante metade dos ingredientes. Reserve para que as maçãs fiquem macerando e possam ser usadas no recheio e cobertura desse bolo judaico.

Receita de Bolo de maçã judaico - Passo 2
3

Comece preparando a massa do bolo: numa tigela coloque o azeite, o extrato de baunilha, o suco de laranja e os ovos. Bata muito bem com a batedeira e adicione pouco a pouco o açúcar e a farinha peneirados. Misture até que já não restem grumos e acrescente o fermento e o sal.

Receita de Bolo de maçã judaico - Passo 3
4

Coloque na forma metade da massa do bolo e, sobre ela, espalhe a mistura das maçãs às rodelas. Acrescente a restante massa e espalhe as maçãs cortadas aos cubinhos. Cubra a forma com papel alumínio, pique com um garfo e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 1 hora.

Receita de Bolo de maçã judaico - Passo 4
5

Depois de assar seu bolo de maçã judaico, retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Enquanto isso prepare a calda de brilho: coloque numa panela a geleia e a água, cozinhe até ferver e jogue sobre o bolo desenformado.

Receita de Bolo de maçã judaico - Passo 5
6

Delicie-se com este maravilhoso bolo de maçã judaico cheio de sabor e textura! Temos a certeza que irá gostar. Deixe abaixo seu comentário e suba foto do resultado final.

Se procura outras receitas de bolos com maçã, confira aqui o Bolo caseiro com maçã, o Bolo de maçã sem açúcar e sem lactose e a Torta de maçã simples. Bom apetite!

Receita de Bolo de maçã judaico - Passo 6

Se você gostou da receita de Bolo de maçã judaico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de maçã judaico

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Izis
Boa tarde! Qual tamanho da forma?
A sua avaliação:
Aline
1h é muito tempo. O meu queimou o fundo. Sugiro 45 min
Sara Silva
Oi Aline, obrigada pelo seu comentário! O tempo de forno varia, por isso é interessante prestar atenção ao bolinho após 30 minutos assando 🙂
IOLY BLANCO
Nos ingrediente, não colocaram o ovo, mas no modo de preparo, percebi que leva ovo, qual a quantidade?
Sara Silva
Oi Oily, tem razão, já corrigimos. São 2 ovos :) Esperamos que prepare esse bolo e que goste do resultado final!
1 de 7
Receita de Bolo de maçã judaico