Bolos simples

Receita de Bolo mané pelado

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 4 agosto 2020
Receita de Bolo mané pelado

Já ouviu falar do bolo mané pelado? Também chamado de bolo de mandioca de tabuleiro, este bolo é uma iguaria sempre presente nas comemorações juninas do estado de Goiás e arredores! O mané pelado tradicional não leva leite de coco nem leite condensado nos ingredientes, ele é feito com massa de mandioca, açúcar, ovos, leite comum, queijo ralado, coco ralado e manteiga.

O toque salgado do queijo e a textura crocante e o sabor adocicado do coco fazem desta receita de bolo mané pelado um bolo para lá de especial, irresistível sobretudo para quem gosta de bolos úmidos! Quer aprender a fazer este bolo de mandioca da roça? Continue aqui no TudoReceitas e confira o passo a passo abaixo!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Bolo mané pelado:

Também lhe pode interessar: Bolo de copo

Como fazer Bolo mané pelado:

1

Coloque todos os ingredientes numa bacia grande: a massa de mandioca, o açúcar, o leite, o queijo, o coco, a manteiga, os ovos e o sal. Misture muito bem com uma colher, espátula ou com a batedeira.

Dica: A massa de mandioca é o resultado de mandioca crua e ralada ou processada. Em alguns mercados você já encontra esse produto pronto.

Receita de Bolo mané pelado - Passo 1
2

O resultado será uma massa cremosa e com pouca liga entre os ingredientes (com aspeto talhado), mas não se preocupe porque dará certo! Coloque numa forma de aproximadamente 20 x 30 cm untada com manteiga.

Dica: Nesta receita não vai fermento nem bicarbonato.

Receita de Bolo mané pelado - Passo 2
3

Leve o bolo mané pelado para assar no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até ficar douradinho em cima. Depois retire e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Dica: O bolo não cresce no forno porque a sua consistência é úmida e cremosa.

Receita de Bolo mané pelado - Passo 3
4

Depois disso está pronto este delicioso bolo de mandioca cremoso! Corte pedaços e sirva acompanhado com um café fresquinho. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de bolos cremosos? Veja como fazer:

Receita de Bolo mané pelado - Passo 4

Se você gostou da receita de Bolo mané pelado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo mané pelado

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Receita de Bolo mané pelado