Sopa de feijão

Receita de Caldo de feijão com linguiça

 
Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 20 junho 2023
Receita de Caldo de feijão com linguiça

Para você, que está procurando uma receita prática, fácil e cheia de sabor para aquecer nesse inverno, confira como fazer esta sopa rica de feijão com linguiça! Um prato bem simples de fazer, muito nutritivo e saciante que com certeza vai agradar a todos aí em casa.

Esta receita de caldo de feijão com linguiça é muito prático de fazer na panela de pressão, abaixo explicamos o passo a passo detalhado e mostramos as fotos de preparo. Neste caso usámos feijão jalo vermelho, também conhecido como feijão jalo roxo, que é ótimo para receitas de caldos e sopas, mas você pode usar outro da sua preferência. A linguiça usada foi linguiça frescal, mas abaixo indicamos algumas opções caso queira substituir também.

Confira já o passo a passo em fotos desta receita de feijão com linguiça e faça, temos a certeza que ela vai deixar sua refeição muito mais gostosa!

2 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Panela de pressão
Ingredientes para fazer Caldo de feijão com linguiça:
Também lhe pode interessar: Caldo de feijão preto
Como fazer Caldo de feijão com linguiça:
1

Junte todos os ingredientes indicamos acima. Neste caso usámos feijão vermelho do tipo jalo, mas você pode usar feijão vermelho comum. A linguiça frescal também pode ser substituída por linguiça calabresa ou linguiça toscana e pode até ser incluído um pouco de bacon ou toucinho no preparo, para conferir mais sabor!

Dica: Deixe o feijão demolhando em água filtrada durante a noite anterior ao preparo desta receita.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 1
2

Na panela de pressão coloque metade da cebola picada, metade dos alhos também picados e uma pitada de sal. Leve ao fogo médio e deixe até a cebola ficar macia e transparente.

Dica: Mexa de vez em quando para evitar que este refogado queime.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 2
3

Depois adicione metade do tomate picado, tampe ligeiramente e deixe por 1-2 minutos, para que o tomate solte seus sucos e fique macio - não precisa pegar pressão.

Dica: Se quiser pode colocar metade de um pimentão picado junto com o tomate.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 3
4

Em seguida coloque o feijão escorrido e enxaguado e adicione 1 litro de água filtrada ou caldo de legumes caseiro. Tampe a panela e cozinhe por 30-35 minutos após pegar a pressão.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 4
5

Enquanto isso, fatie a linguiça e doure numa frigideira no fogo médio-baixo com um fio de óleo.

Dica: Dourar a linguiça à parte é um truque para intensificar o seu sabor e conseguir uma linguiça mais firme.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 5
6

Aproveite a gordura que a linguiça soltou e refogue a cebola e alhos restantes. Assim que a cebola estiver macia, acrescente os tomates reservados, coloque uma pitada de sal e pimenta e deixe por 15 minutos no fogo baixo.

Dica: Se o fundo da frigideira ou da panela em que dourou as linguiças ficou queimadinho, coloque 1-2 colheres de sopa de vinho branco seco para desgrudar. Cozinhe aí a cebola e os alhos do jeito indicado, aproveitando essa gordura que contém muito sabor.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 6
7

Após o tempo de cozimento do feijão, confira o ponto dele: se ainda estiver duro, deixe cozinhar na pressão por mais 10-15 minutos. Depois adicione a linguiça douradinha, suba o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Dica: Se quiser, antes de adicionar a linguiça poderá bater o caldo de feijão no liquidificador, para ficar lisinho.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 7
8

Por fim, para conseguir mais sabor neste caldo de feijão simples, adicione o refogado de cebola, alho e tomate e acerte o sabor com sal e pimenta. Deixe ferver até reduzir na consistência do seu agrado.

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 8
9

Está pronto seu caldo de feijão vermelho com linguiça frescal! Sirva em seguida, se quiser polvilhando salsinha ou cebolinha, e desfrute deste prato reconfortante com cara de inverno. Bom apetite!

Receita de Caldo de feijão com linguiça - Passo 9

Se você gostou da receita de Caldo de feijão com linguiça, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sopa de feijão.

Pães para comer com o seu caldo de feijão com linguiça

Agora que você já sabe fazer essa receita de caldo de feijão com linguiça, você pode combinar com uma infinidade de pães. Separamos as nossas opções preferidas, confira:

  • Pão de farinha de soja: Prepare esta receita de pão com farinha de soja que é sem glúten, sem lactose e sem açúcar, perfeita para quem tem restrições alimentares e não vive sem pão.
  • Pão de cenoura fit: Procurando uma receita de pão fit para incluir no seu cardápio de alimentação saudável? Essa é uma ótima opção!

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Caldo de feijão com linguiça

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Caldo de feijão com linguiça