Caldos

Receita de Caldo de mandioca com costela

 
Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 20 junho 2023
Receita de Caldo de mandioca com costela
Imagem: reprodução/campinas.emporiotartufo.com.br

A sopa de mandioca com costela e calabresa é uma daquelas receitas tradicionais que toda a família gosta de degustar, sobretudo nos dias frios! Por isso vale a pena saber como fazer sopa de mandioca com costela de porco ou costela bovina do jeito certo, como nossas vovós faziam!

Aqui no TudoReceitas eu compartilho com você esta receita de caldo de mandioca com costela que minha tia Augusta passou para mim, depois de ter pegado da sua vovó Júlia, que trabalhava como cozinheira em Varginha, Minas Gerais. Por isso esta é uma receita de caldo de costela com mandioca que vem passando de geração em geração e tem gostinho de caldo de costela mineiro.

Confira abaixo o modo de preparo e fotos passo a passo da receita de sopa de costela com mandioca e prepare hoje mesmo esta delícia reconfortante para a sua família.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Caldo de mandioca com costela:

Também lhe pode interessar: Caldo de costela com batata

Como fazer Caldo de mandioca com costela:

1

Pegue a costelinha e tempere com o chimichurri, os alhos, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo uma panela de pressão com o óleo e doure a costelinha por uns 5 minutos.

Dica: Mexa a costelinha de vez em quando para evitar queimar o alho.

Receita de Caldo de mandioca com costela - Passo 1
Imagem: reprodução/menucriativo.com
2

Enquanto a carne refoga prepare a mandioca: descasque e pique em pedaços, lembrando de retirar os fios interiores. Reserve dentro de uma bacia com água e um pouco de sal, para evitar que fique escura.

Dica: Se você quiser um caldo de mandioca com pedaços de mandioca, pique algumas mandiocas em pedacinhos maiores.

Receita de Caldo de mandioca com costela - Passo 2
3

Depois de refogar a costelinha cubra-a com água ou caldo de carne caseiro e coloque o tablete de caldo. Tampe a panela e deixe a costelinha cozinhar por 40 minutos.

Dica: Se você usar caldo de carne pode dispensar o uso do tablete de caldo.

Receita de Caldo de mandioca com costela - Passo 3
4

Após o tempo indicado confira se a costela amoleceu e a água secou. Se sim, coloque a mandioca, a calabresa picada, o colorau ou urucum em pó e um pouco de sal. Cubra com água, tampe e deixe cozinhar por mais 20-30 minutos. Se a costela ainda não estiver pronta, deixe cozinhar sem tampa até a água secar e junte os ingredientes indicados.

Dica: Para conseguir um caldo de mandioca com menos gordura deixe a costelinha fritar um pouco antes de colocar a mandioca.

Receita de Caldo de mandioca com costela - Passo 4
Imagem: reprodução/rubiaolivo.blogspot.com
5

Você saberá que seu caldinho de mandioca com costela está pronto quando estiver cremoso, com a mandioca desfeita. Prove, acerte o sal a gosto e finalize com cheiro verde. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Receita de Caldo de mandioca com costela - Passo 5
Imagem: reprodução/campinas.emporiotartufo.com.br

Se você gostou da receita de Caldo de mandioca com costela, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Pães para comer com a seu caldo de mandioca com costela

Agora que você já sabe fazer essa receita de caldo de mandioca com costela, você pode combinar com uma infinidade de pães. Separamos as nossas opções preferidas, confira:

  • Pão de abóbora integral: Esse pão de abóbora fica super fofinho por dentro e crocante por fora, faz sucesso sempre por aqui e certamente fará na sua casa também.
  • Pão marroquino fácil: O pão de trigo marroquino, também conhecido como batbout, é um pão mais macio que o pão sírio e é super simples de preparar

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Caldo de mandioca com costela

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
Imagem: reprodução/campinas.emporiotartufo.com.br
Imagem: reprodução/menucriativo.com
Imagem: reprodução/rubiaolivo.blogspot.com
Imagem: reprodução/campinas.emporiotartufo.com.br
1 de 6
Receita de Caldo de mandioca com costela