Partilhar

Receita de Casa de biscoito de gengibre

 
Por Isabel Rescalvo. 5 dezembro 2019
Receita de Casa de biscoito de gengibre

As casinhas de biscoito de gengibre têm origem na Europa, mais concretamente na Alemanha. Começaram a ser muito populares no século XIX, feitas por importantes mestres confeiteiros e inspiradas no famoso conto de fadas João e Maria (chamado originalmente de Hänsel und Gretel).

É hábito preparar a receita de casa de biscoito de gengibre nas semanas anteriores ao Natal. Em alguns países, existem inclusivamente concursos para eleger a melhor casinha de biscoito de Natal. Vale a pena caprichar na decoração da casinha de biscoito porque ela sempre impressionar!

Quer saber como fazer casinha de biscoito para o Natal? Confira o passo a passo em fotos aqui no TudoReceitas, assim como o molde de casinha para imprimir. Verá que desse jeito fica mais fácil e o resultado final vale muito a pena o esforço. Experimente!

1 convidado 24h Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, No forno, Receitas da Alemanha
Ingredientes:
  • Para o glacê:
  • Para decorar:
Também lhe pode interessar: Biscoito de gengibre (receita americana)
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque a manteiga, o açúcar e o mel numa tigela e bata bem com a batedeira, até virar um creme suave.

Dica: Se você preferir também pode misturar estes ingredientes na mão.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 1
2

Adicione o ovo e volte a bater, até incorporar bem nessa massa de biscoito de gengibre caseiro.

Dica: Nesta receita o ovo vai inteiro (clara e gema). Adicione-o somente depois de bater muito bem os ingredientes no passo anterior, para que a massa fique perfeita.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 2
3

Depois peneire a farinha junto com o fermento. Adicione o gengibre em pó e, se quiser, coloque também uma pitada de canela moída e noz moscada ralada, para que este biscoito de Natal fique ainda mais saboroso!

Dica: Se você encontrar no mercado um mix de especiarias para usar no pão ou nos biscoitos, use ele!

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 3
4

Amasse a massa com as mãos até ficar lisinha e fácil de modelar. Depois forme uma bola com ela, embrulhe em plástico filme e reserve na geladeira por 1 hora.

Dica: Reserve a massa na geladeira para ela ficar mais consistente e fácil de abrir no passo seguinte.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 4
5

Enquanto isso desenhe o molde de casa de biscoito numa folha ou imprima duas cópias do molde que disponibilizamos abaixo. Recorte os pedaços de papel, pois eles serão usados como referência para cortar a massa.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 5
6

Depois da massa repousar pegue ela e abra-a com um rolo de massa numa superfície enfarinhada. Corte a massa usando os pedaços de papel do passo anterior como referência.

Dica: Corte a massa usando uma faca ou um cortador de pizza.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 6
7

Separe dois pequenos retângulos de massa, que serão a porta e a janela desta casinha de biscoito de gengibre. Desse jeito ela ficará mais realista.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 7
8

Ligue o forno nos 180ºC e forre um tabuleiro de forno com papel manteiga. Coloque nele os pedaços de massa cortados de acordo com o molde e leve para assar, com calor em cima e em baixo, por 8 minutos ou até começarem a dourar nas laterais.

Dica: Com a massa restante faça mais pedaços de massa cortados de acordo com o molde, para usar caso algum dos biscoitos quebre durante a montagem.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 8
9

Depois de assar os biscoitos para casa de biscoito retire-os do forno e deixe esfriar completamente, de preferência em uma grade de resfriamento.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 9
10

Enquanto isso prepare o glacê espesso que será usado para grudar os biscoitos uns nos outros e assim montar a casinha. Para isso misture em uma tigela o açúcar peneirado, o suco de limão e a clara de ovo até obter uma glacê que não escorre.

Dica: Se o seu glacê escorrer adicione um pouco mais de açúcar de confeiteiro. Se ele ficar demasiado espesso coloque um pouco de água morna.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 10
11

Para montar a casinha de biscoito amanteigado com gengibre use o glacê para unir os dois retângulos de biscoito com um dos biscoitos maiores, como na fotografia. Pressione levemente, para grudar bem e, se necessário, unte a junção com mais glacê. Reserve na geladeira, para firmar.

Dica: Seja generoso na quantidade de glacê usada no interior dos biscoitos, pois ela não será visível quando a casinha estiver terminada.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 11
12

Pegue no outro pedaço grande de biscoito e una-o aos biscoitos do passo anterior, usando novamente o glacê para bolacha de Natal. Devolva à geladeira para secar o glacê.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 12
13

Chega a hora de colocar o telhado da casinha. Para isso espalhe glacê nas beiradas dum dos pedaços retangulares grandes de biscoito e grude na base da casinha, como mostra a fotografia. Coloque novamente a casinha de biscoito na geladeira.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 13
14

Para evitar que o telhado "deslize", mantenha-o no sítio colocando por baixo uma rolha ou outro objeto que ajude a fixá-lo.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 14
15

Quando o pedaço de telhado anterior estiver fixo, grude a outra metade do telhado usando novamente o glacê. Reserve na geladeira para secar e na posição mostrada na foto.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 15
16

Por fim pegue os pequenos retângulos de massa que serão a porta e a janela e grude-os numa das faces da casinha de bolacha, como na foto.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 16
17

Espere que a casinha de bolacha esteja bem firme antes de começar a decorar. Coloque o glacê em um saco de confeiteiro com bico pequeno e comece desenhando ondas no telhado, como na foto.

Dica: Se o glacê secar e ficar muito duro, coloque mais um pouco de clara de ovo ou de água, lembrando que o glacê precisa estar firme e sem escorrer.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 17
18

Desenhe também o contorno da porta e da janela, como na fotografia, e use o restante glacê para completar mais algum pormenor (por exemplo: grudar um confeito perolado na porta, esconder algum defeito na junção dos biscoitos, etc).

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 18
19

Grude alguns confeitos perolados no telhado, nas beiradas das paredes da casa, na janela e em algum outro sítio que você ache que fica bonito. Polvilhe açúcar de confeiteiro e glitter comestível peneirados por cima da casa, para simular neve.

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 19
20

Depois do passo anterior está pronta sua casinha de biscoito natalino! Como viu é bem divertido montar ela e decorar. Experimente e suba foto da sua casinha pronta. Bom apetite e feliz Natal.

Procurando mais receitas de sobremesas de Natal? Veja estas sugestões:

Receita de Casa de biscoito de gengibre - Passo 20

Se você gostou da receita de Casa de biscoito de gengibre, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas alemãs.

Suba a sua foto de Receita de Casa de biscoito de gengibre

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Casa de biscoito de gengibre

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Casa de biscoito de gengibre
1 de 21
Receita de Casa de biscoito de gengibre

Voltar ao topo da página