menu
Partilhar

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 16 junho 2021
Receita de Doce de casca de laranja cristalizada

Preparou uma receita de laranja e sobraram cascas de laranja? Não desperdice esse alimento, ele pode render uma deliciosa casquinha de laranja cristalizada!

Aqui no TudoReceitas mostramos como fazer casca de laranja cristalizada caseira de um jeito bem simples para aproveitar ao máximo os benefícios da laranja e evitar o desperdício. Esta receita com casca de laranja também é conhecida como cricri de laranja e algumas pessoas preparam-na para vender e obter uma renda extra! No entanto ela tem outros deliciosos usos na cozinha, além de poder ser degustada como petisco doce acompanhando o chá ou o café da tarde!

Ficou com vontade de saber como fazer esta receita de doce de casca de laranja cristalizada? Garanto que é bem simples! No caso segui uma receita antiga, pelo que o preparo é bem tradicional. Continue aqui no TudoReceitas para descobrir o passo a passo em fotos com dicas!

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Doce de casca de laranja cristalizada:
Também lhe pode interessar: Doce de casca de melancia
Como fazer Doce de casca de laranja cristalizada:
1

Lave bem as cascas de laranja e corte-as em tirinhas com mais ou menos o mesmo tamanho.

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada - Passo 1
2

Como tirar amargo da casca de laranja? Coloque as tirinhas de casca de laranja numa panela, cubra com água filtrada e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 1-2 minutos e escorra.

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada - Passo 2
3

Repita esse procedimento mais 2 vezes, de modo a eliminar o amargor das casca de laranja, presente na parte branca das cascas.

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada - Passo 3
4

A seguir adicione o açúcar, a canela e os cravos para preparar a casquinha de laranja cristalizada e aromatizada. Cozinhe no fogo médio-baixo, mexendo por 5 minutos com uma colher até obter o ponto pérola (108 °C).

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada - Passo 4
5

O que é ponto pérola? Esse é um tipo de ponto de calda de açúcar necessário, neste caso, para conseguir uma casca de laranja cristalizada sequinha! Você saberá que a calda de açúcar atingiu o ponto pérola quando, após derreter completamente, se formarem bolhinhas de ar consistentes, como na foto.

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada - Passo 5
6

Após o passo anterior, desligue o fogo e transfira a casquinha cristalizada para uma assadeira limpa e seca. Espalhe bem e reserve em local fresco e seco até secar completamente (1-2 horas, dependendo da umidade do ambiente).

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada - Passo 6
7

Estão prontas suas cascas de laranja cristalizadas caseiras! Elas ficam crocantes e muito gostosas, armazene num pote tampado ou em saquinhos fechados por até 15 dias, fora da geladeira, para manter essa crocância.

Receita de Doce de casca de laranja cristalizada - Passo 7

Se você gostou da receita de Doce de casca de laranja cristalizada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.

Casca de laranja cristalizada - para que serve?

Agora que você sabe como fazer casca de laranja cristalizada provavelmente estará se questionando que usos tem este doce. Além de poder ser consumido simples assim, como um petisco, você também pode usar a casquinha de laranja cristalizada no preparo de outras receitas! Veja para que serve casca de laranja cristalizada:

  • Incrementar bolos: misture uma porção das casquinhas de laranja cristalizada numa massa de bolo de laranja, de fubá ou de trigo simples, substituindo a raspa de laranja. Ficará ainda mais gostoso desse jeito! Siga esta receita de bolo de laranja super fácil e fofinho;
  • Aromatizar ganaches: misture um pouco de casquinhas de laranja cristalizadas em uma ganache de chocolate e use para rechear ou cobrir bolos ou cupcakes;
  • Preparar barrinha de chocolate: experimente preparar barrinhas de chocolate caseiras com casquinha de laranja cristalizada! Confira nossas dicas sobre como derreter chocolate, envolva nele um pouco de casquinhas de laranja, espalhe em forminhas ou numa assadeira e deixe até o chocolate secar;
  • Vender: sabia que pode preparar casca de laranja cristalizada para vender? Separe porções de 100g de casquinha de laranja cristalizada em saquinhos plásticos e venda, por exemplo, por 7R$.

Tem mais ideias e sugestões de como usar casca de laranja cristalizada? Escreva nos comentários abaixo!

Suba a sua foto de Receita de Doce de casca de laranja cristalizada

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
Receita de Doce de casca de laranja cristalizada
1 de 8
Receita de Doce de casca de laranja cristalizada

Voltar ao topo da página