menu
Partilhar

Receita de Doce de mamão cristalizado

 
Por Andréa Porto, Colaboradora. 24 março 2021
Receita de Doce de mamão cristalizado

Doces caseiros sempre nos remetem a gostosas lembranças, não é mesmo?

Esse doce de mamão cristalizado que estamos trazendo para vocês é simplesmente delicioso e requer poucos ingredientes! É uma receita que mesmo sendo um pouco demorada, nos conquista pelo resultado final. Você terá um doce lindo e delicioso para colocar em uma compoteira ou até para presentear, se quiser!

O doce que iremos apresentar foi feito com mamão verde, água, açúcar, canela, cravos e bicarbonato de sódio (segredinho especial para fazer com que o doce fique firme e crocante por fora e super macio por dentro)! Ficou com curiosidade para saber como preparar esse doce com gosto de infância? Então, acompanhe agora todos os detalhes dessa receita de doce de mamão cristalizado passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas!

5 convidados 24h Sobremesa Dificuldade média
Ingredientes para fazer Doce de mamão cristalizado:
Também lhe pode interessar: Doce de mamão
Como fazer Doce de mamão cristalizado:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar esta receita de mamão cristalizado. Sugerimos que utilize o mamão verde, portanto o preparo terá alguns processos importantes para que o mamão fique sem o gosto amargo que a fruta verde costuma ter.

Dica: se quiser preparar o doce em maior quantidade, dobre a receita.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 1
2

É muito importante que a fruta seja higienizada em solução de água com hipoclorito de sódio. Deixe nessa solução pelo menos por 15 minutos e, em seguida, lave-o em água corrente.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 2
3

Em seguida, faça cortes (riscos) na casca do mamão no sentido do comprimento para extrair a seiva da fruta, evitando assim que o doce fique com gosto amargo. Espere 1 hora, pelo menos, e em seguida corte o mamão e retire suas sementes.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 3
4

Corte o mamão em quadradinhos de tamanhos parecidos (mantendo a casca).

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 4
5

Prepare uma solução com 1 litro de água filtrada e 1 colher cheia de bicarbonato de sódio e deixe os pedacinhos do mamão nessa solução por, pelo menos, 30 minutos. Esse processo é muito importante para que o doce fique crocante e firme por fora e macio e suculento por dentro.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 5
6

Após esse tempo, fure os pedacinhos de mamão com um garfo (isso irá contribuir para que a calda penetre na fruta e lhe garanta mais sabor).

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 6
7

O passo seguinte desta receita de doce de mamão cristalizado é colocar os pedaços de mamão na panela com água (quantidade suficiente para cobrir os pedaços da fruta), para seu primeiro cozimento. O mamão irá cozinhar ao mesmo tempo que a calda, em panelas separadas.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 7
8

Para preparar a calda, leve ao fogo 1 litro de água filtrada, 700 gramas de açúcar, cravos e canela. Deixe cozinhando por cerca de 30 minutos em fogo médio até que a calda comece a ficar em ponto de fio, como mostra a foto.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 8
9

Depois desse tempo, escorra o mamão cozido e, com ele ainda quente, junte na panela com a calda de açúcar.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 9
10

Deixe o mamão cozinhando na calda por mais 20 minutos ou até que os pedaços da fruta fiquem translúcidos e brilhosos, como na foto. Desligue o fogo neste momento e deixe esse doce descansar até o dia seguinte nesta calda.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 10
11

No dia seguinte, leve o doce ao fogo médio novamente até que a calda comece a espumar, como mostra a foto. Isso pode levar cerca de 20 minutos ou menos. A partir desse momento, deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, para que todos os pedaços comecem a cristalizar lentamente.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 11
12

Retire os pedaços de mamão cristalizados e deixe-os escorrendo numa escumadeira ou peneira para retirar o excesso da calda.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 12
13

Passe os pedacinhos de mamão cristalizados ainda mornos no açúcar cristal e coloque-os num pote aberto, para que sequem.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 13
14

Seu doce de mamão verde cristalizado está pronto para ser saboreado! Você poderá conservá-lo em compoteiras por até 10 dias.

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 14
15

Esperamos que tenha apreciado a receita de doce de mamão cristalizado e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Veja também estas sugestões de como fazer frutas cristalizadas passo a passo:

Receita de Doce de mamão cristalizado - Passo 15

Se você gostou da receita de Doce de mamão cristalizado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Doce de mamão cristalizado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Doce de mamão cristalizado
1 de 16
Receita de Doce de mamão cristalizado

Voltar ao topo da página