Frango

Receita de Empadão de frango com massa podre

 
Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 21 abril 2021
Receita de Empadão de frango com massa podre

Você já ouviu falar em massa podre? O nome parece estranho, mas trata-se do nome popular que damos para a massa originária da França, que serve para fazermos receitas doces (pâté sucrée) ou receitas salgadas (pâté brisée).

A textura dessa massa é crocante e desmancha na boca, deixando o prato muito apetitoso! Quiches, tortas doces ou salgadas, empadas, empadões e outros pratos muito conhecidos na culinária ficam perfeitos quando feitos com a massa podre.

Vamos apresentar aqui para vocês uma receita de empadão de frango com massa podre e contar qual o segredo da massa podre perfeita e deliciosa! Ficou curioso? Então acompanhe agora aqui no TudoReceitas o passo a passo dessa receita com fotos!

8 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno

Ingredientes para fazer Empadão de frango com massa podre:

  • Massa podre simples:
  • Recheio de frango para empadão:
Também lhe pode interessar: Frango com coentro e limão

Como fazer Empadão de frango com massa podre:

1

Separe os ingredientes da massa. No caso, o segredo da massa podre para garantir o sucesso está em usar manteiga e água geladas! A quantidade que usaremos de água será relativa, pois será acrescentada aos poucos até atingirmos o ponto ideal da massa.

Dica: a massa podre exige um certo cuidado no seu manuseio, pois enquanto ela é misturada a manteiga poderá começar a derreter com a temperatura das nossas mãos. Então o ideal é que seja trabalhada rapidamente para que descanse na geladeira posteriormente.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 1
2

Num bowl misture a farinha de trigo, o sal e a manteiga gelada com as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida.

Dica: evite usar a palma das mãos neste momento, pois é uma região mais quente que as pontas dos dedos.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 2
3

Adicione o ovo no centro e misture até incorporar à massa. Em seguida, vá adicionando aos poucos a água gelada até que a massa chegue no ponto desejado.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 3
4

A massa estará soltando das mãos e ficará homogênea como mostra a foto abaixo.

Dica: essa não é uma massa elástica e é normal que não fique completamente lisinha, o importante é que fique compacta após ser bem apertada!

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 4
5

Embrulhe-a num saco plástico ou plástico filme e deixe-a descansando na geladeira por, pelo menos 30 minutos, enquanto prepara o recheio do empadão.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 5
6

Separe os ingredientes necessários para preparar o recheio de frango do empadão. Pique o tomate (retire as sementes), a cebola e o alho.

Dica: inclua outros ingredientes e temperos no seu recheio, se desejar!

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 6
7

Aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho picados. Em seguida adicione o tomate picado e refogue mais um pouco. Acrescente o frango cozido e desfiado e refogue alguns minutos. Por fim, junte o molho de tomate, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhando por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 7
8

Desligue o fogo e adicione as azeitonas, a salsa picada, o creme de leite e o requeijão cremoso, misturando tudo. Reserve o recheio numa travessa para amornar.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 8
9

Retire a massa da geladeira e divida-a em 2 partes (separe 2 terços para forrar o fundo e a lateral de um refratário médio). Abra a parte maior da massa entre dois sacos plásticos (para facilitar o processo), com o auxílio de um rolo ou de uma garrafa de vidro.

Dica: pré aqueça o forno a 180-200 graus.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 9
10

Forre o fundo e a lateral de um refratário (sem precisar untar) com a massa aberta. Preencha o centro do refratário com o recheio cremoso de frango.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 10
11

Cubra com a outra parte da massa e faça a decoração que desejar com o que sobrar dela. Quando terminar a decoração, pincele a gema (batida com um garfo) sobre a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180-200 graus por aproximadamente 40 minutos ou até o empadão ficar ligeiramente dourado.

Dica: resolvemos decorar trançando a massa. Para isso, abrimos a massa que restou com o rolo (entre dois sacos plásticos) e cortamos tiras não muito finas. Sobre a massa que cobriu o empadão passamos uma tira por debaixo da outra, formando esse efeito.

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 11
12

Seu empadão de massa podre com frango está pronto para ser saboreado! Sem dúvidas esse prato irá conquistar a sua família ou os seus convidados num almoço ou jantar bem especial! Experimente servi-lo com arroz com brócolis e uma salada bem colorida, como a salada Juliana!

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 12
13

Esperamos que tenha apreciado esta receita de empadão de frango com massa podre caseira e bom apetite!

Procurando mais receitas de empadão? Veja como fazer:

Receita de Empadão de frango com massa podre - Passo 13

Se você gostou da receita de Empadão de frango com massa podre, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango.

Suba a sua foto de Receita de Empadão de frango com massa podre

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 14
Receita de Empadão de frango com massa podre