Partilhar

Receita de Pão ciabatta original

Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 10 setembro 2020
Receita de Pão ciabatta original

Já ouviu falar em ciabatta? Sabe o que é ciabatta? Este é um pão italiano muito popular um pouco por todo o mundo. Devido ao seu formato achado e côdea crocante, é um dos pães ideais para preparar sanduíches e torradinhas!

Se você adora pão e quer aprender como fazer pão ciabatta original para preparar em sua casa, continue aqui no TudoReceitas! Abaixo compartilho com vocês todos os detalhes desta receita de pão ciabatta original italiano preparado com fermento natural, que é um tipo de fermento caseiro que proporciona um gostinho mais especial no pão, além de uma consistência ótima. Experimente!

6 convidados 24h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno, Receitas italianas
Ingredientes para fazer Pão ciabatta original:
  • Para o fermento natural:
  • Para a massa do pão:
Também lhe pode interessar: Pão de espelta e mel
Como fazer Pão ciabatta original:
1

Comece preparando o pão ciabatta no dia anterior, pois é necessário fazer a fermentação natural que irá conferir excelente textura e sabor a esse pão caseiro. Assim sendo comece por dissolver as 5 gramas de fermento biológico fresco num pouco de água morna.

Receita de Pão ciabatta original - Passo 1
2

Coloque os 550 gramas de farinha numa tigela e acrescente a mistura de fermento do passo anterior. Adicione os 400 ml de água e misture, até obter uma massa bem grudenta e sem grumos.

Receita de Pão ciabatta original - Passo 2
3

Cubra essa massa de fermento com um pano e deixe repousar num local ameno durante 12 horas, para que fermente naturalmente.

  • Para saber mais sobre fermento natural de pão clique aqui.
Receita de Pão ciabatta original - Passo 3
4

No dia seguinte, ou seja, após as 12 horas, comece preparando a massa do pão ciabatta do mesmo modo que fez anteriormente: primeiro dissolva as 20 gramas de fermento biológico fresco nos 600 ml de água morna.

Receita de Pão ciabatta original - Passo 4
5

Peneire 1 quilograma de farinha para uma tigela e adicione o fermento dissolvido do passo anterior, o azeite de oliva, o sal e toda a massa de fermentação preparada anteriormente. Misture e sove tudo muito bem até dar ponto de massa, ou seja, a massa não deverá ficar grudenta nem muito seca.

Dica: Se a massa estiver grudando, adicione mais farinha; se estiver seca, acrescente um pouco mais de água.

Receita de Pão ciabatta original - Passo 5
6

Unte uma outra tigela com um pouco de azeite e coloque aí a massa do pão modelado em forma de bola. Cubra com um pano e reserve num local sem correntes de ar e levemente quente durante 2 horas, para que dobre o tamanho.

Receita de Pão ciabatta original - Passo 6
7

Depois do tempo indicado continue preparando essa receita de pão italiano: divida a massa em 4 partes iguais e modele em forma de pão ciabatta, ou seja, num formato largo e achatado, como na imagem. Coloque os pães num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, mantendo espaço entre eles, polvilhe farinha, cubra e deixe repousar por mais 1 hora.

Receita de Pão ciabatta original - Passo 7
8

Finalmente preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto) e coloque na parte de baixo uma assadeira ou tabuleiro com água quente, um truque para que se crie vapor e o pão fique crocante. Quando o forno estiver quente coloque os pães para assar durante 25 minutos, ou até dourarem.

Receita de Pão ciabatta original - Passo 8
9

Retire o pão ciabatta original do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir. Observe como está crocante e macio, uma delícia! Sirva simples assim como acompanhamento de, por exemplo, sopa de legumes com gengibre ou prepare com ele um sanduíche natural de lombo canadense ou sanduíche de lombo de porco. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Receita de Pão ciabatta original - Passo 9

Se você gostou da receita de Pão ciabatta original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Fotos de Pão ciabatta original

Suba a sua foto de Receita de Pão ciabatta original

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
30 comentários
A sua avaliação:
Marcelly
Fiquei com uma dúvida. No passo 5, eu pego metade da massa de fermento e dissolvo na água da receita? E coloco essa mistura com os demais ingredientes? E a outra metade que eu não dissolvi na água, eu guardo, é isso?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Marcelly. No passo 5 você coloca numa tigela as 10 gramas de fermento biológico fresco dissolvidos previamente na água (passo 4), o azeite de oliva, o sal e metade da massa de fermentação que foi preparada nos passos 1, 2 e 3. O restante dessa massa fermentada você reserva na geladeira para preparar pão noutra ocasião, também poderá dobrar esta receita e usar essa metade de massa.
A sua avaliação:
Sergio Marques
Pão ciabatta e muito gostoso. Eu fiz recheado com linguiça calabresa. Ótimo para um café da tarde.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Sergio, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Vitalina Maria Frosi
O que fazer com a outra metade da massa de fermentação?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Vitalina, a outra metade da massa você guarda na geladeira para preparar pão noutra ocasião. Nesse caso não precisa preparar novamente essa massa, somente misturar com os demais ingredientes da receita de pão.
A sua avaliação:
André
Uma dúvida. No passo 5 orienta usar metade da massa de fermentação. A outra metade não entra?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi André, isso mesmo! A massa da fermentação restante você pode reservar na geladeira e usar no preparo de outro pão.
A sua avaliação:
Petras Lopes Damasceno
Adorei a receita!!!..., recomendadíssimo!!!❤️
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Petras, ficaram maravilhosos seus pãezinhos! Obrigada pelo seu comentário e foto e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Elza Cristina Chaves
Meus pães ficaram lindos e deliciosos!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Elza, seu pão ficou lindo mesmo! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
Elza Cristina Chaves
Olá! Estou preparando a receita do pão ciabatta,fiz o fermento e coloquei para descansar. No dia seguinte, na receita diz para usar metade da massa de fermento preparada. Não vai usar todo o preparo?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Elza. Nesta receita você usa somente metade do fermento preparado. Você pode reservar o restante fermento na geladeira até 1 semana e usar no preparo de mais receitas de pão. Outra opção é dobrar os ingredientes do pão ciabatta e usar a mesma quantidade de fermento no preparo de dois pães 🙂 Depois conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Juely
A fermentação é natural ?, colocando fermento biológico?
Eu não entendi, o fermento feito no dia anterior, sobrará metade, é isso, tenho como aproveitá-lo.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Juely. Sim, a fermentação é natural e é preparada com fermento biológico, isso está indicado na receita. Você pode reservar a restante massa da fermentação na geladeira por 1 mês e usar no preparo de mais receitas de pão. Experimente e conte para nós o que você achou! 🙂
Camila
Eu fiz hj e achei que a casca ficou muito dura. E o pão um pouco pesado. O que será que aconteceu?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Camila, você usou o fermento certo e deixou crescer pelo tempo indicado? Também é importante não adicionar muito mais farinha que a quantidade indicada.
A sua avaliação:
Patty
Fiz hoje e adorei a receita!! Ficou óptimo :) Obrigada pela partilha!!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Patty, que bom que você gostou da nossa receita de pão ciabatta! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂

Receita de Pão ciabatta original
Foto postada por Elza Cristina Chaves:Lindos e deliciosos!!!
1 de 11
Receita de Pão ciabatta original

Voltar ao topo da página