Frango

Receita de Frango à provençal

 
Clarissa Biscainho
Por Clarissa Biscainho. 9 abril 2024
Receita de Frango à provençal

O frango à provençal é uma receita clássica do sul da França que traz todo o sabor e frescor mediterrâneo com ervas frescas, tomate e um toque de limão siciliano.

Além de surpreender pelo sabor, é muito fácil de fazer, leva pouquíssimos ingredientes e ainda é perfeita para um jantar leve, fácil e prático com pouca louça para lavar depois.

Para aprender a fazer um frango à provençal aí na sua casa, siga abaixo o passo a passo do TudoReceitas, com fotos.

3 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio

Ingredientes para fazer Frango à provençal:

Também lhe pode interessar: Frango com bacon assado no forno

Como fazer Frango à provençal:

1

Separe os ingredientes para fazer seu frango à provençal. Se não encontrar as chalotas, você pode substituir por cebola branca ou roxa cortada em rodelas ou meias luas mais grossas. As sobrecoxas podem ser substituídas por coxa ou peito de frango. As ervas frescas dão um toque especial nessa receita, mas se preferir, pode substituir por ervas desidratadas. O limão siciliano tem um sabor bem mais suave que o limão tahiti. Se preferir usar o tahiti, ao invés de colocar o limão cortado no forno, prefira apenas regar com umas gotinhas de limão para finalizar. As quantidades de tomate, cebola e alho são apenas uma referência. Você pode alterar de acordo com o seu paladar.

Receita de Frango à provençal - Passo 1
2

Em uma frigideira que possa ir ao forno, leve as sobrecoxas inteiras para dourar em uma frigideira com azeite, já temperando com sal e pimenta do reino. Deixa dourar dos dois lados. Elas não precisam estar totalmente cozidas, pois vão finalizar o cozimento no forno.

Receita de Frango à provençal - Passo 2
3

Se você não tiver uma frigideira que possa ir ao forno, transfira as sobrecoxas douradas para uma assadeira. Corte os limões em fatias do tamanho que preferir. Adicione os tomates inteiros, as chalotas e os dentes de alho descascados e inteiros.

Receita de Frango à provençal - Passo 3
4

Adicione as ervas frescas (menos o manjericão) e o orégano e regue com o vinho branco.

Receita de Frango à provençal - Passo 4
5

Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por uns 20 minutos até que o frango esteja bem dourado e cozido, os tomates estejam macios e o líquido tenha reduzido. Quando sair do forno, coloque folhinhas de manjericão e sirva com purê de batata ou arroz. Também fica ótimo com fatias de pão italiano para raspar o molho que sobra.

Dica: se estiver usando peito de frango, cuidado com o tempo de forno para que não fiquem secos. Se preferir, cubra com papel alumínio para garantir que vão cozinhar sem ressecar.

Receita de Frango à provençal - Passo 5

Se você gostou da receita de Frango à provençal, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango.

Outras receitas de frango

Agora que você já aprendeu como fazer essa receita de frango à provençal, que tal experimentar outras receitas de frango? Abaixo selecionamos as nossas preferidas, que ainda são deliciosas e práticas:

Suba a sua foto de Receita de Frango à provençal

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Frango à provençal