Lombo

Receita de Lombo com abacaxi e mel

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 9 outubro 2019
Receita de Lombo com abacaxi e mel

Lombo de porco super combina com fruta: laranja, limão, abacaxi, maçã, pêra... todas são opções válidas para temperar ou preparar um molho gostoso para servir com a carne. Nesta ocasião, e pensando no cardápio de festas de fim de ano, preparei um delicioso lombo com abacaxi que compartilho com você aqui no TudoReceitas. Quer saber como fazer lombo assado suculento com abacaxi? Continue lendo!

Apesar da apresentação caprichada, esta receita de lombo com abacaxi e mel é fácil de fazer e válida também para iniciantes na cozinha. Eu usei lombo suíço, mas você pode usar lombo bovino ou até filé mignon - afinal, esta receita tem cara de festa pede uma carne nobre! O lombo é marinado em uma mistura muito gostosa, vai assar no forno e é servido com molho de abacaxi e mel que vai fazer as delícias de todos.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de lombo de porco com abacaxi passo a passo em fotos e experimente!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes para fazer Lombo com abacaxi e mel:
Também lhe pode interessar: Lombo de porco assado com abacaxi
Como fazer Lombo com abacaxi e mel:
1

Prepare a marinada do lombo batendo no liquidificador 1 cebola (ou metade de uma cebola grande) com o vinho, os alhos, 1 colher de sopa de azeite, o suco de limão ou de laranja , o sal e a pimenta. Coloque o lombo num recipiente grande, derrame sobre ele esta mistura e reserve na geladeira por 8 horas, virando a cada 2 horas.

Dica: É importante preparar esta receita de lombo de porco com antecedência para que a carne pegue bem os sabores da marinada.

Receita de Lombo com abacaxi e mel - Passo 1
2

Depois do tempo indicado leve ao fogo uma frigideira grande ou panela com o restante azeite. Retire o lombo da marinada e frite-o de todos os lados, até ficar douradinho. Neste passo o lombo não vai cozinhar por dentro, somente dourar por fora para ficar selado e manter sua suculência.

Receita de Lombo com abacaxi e mel - Passo 2
3

Ligue o forno nos 200ºC, com calor em cima e em baixo. Coloque o lombo numa assadeira, jogue sobre ele a mistura em que esteve marinando e cubra com papel alumínio. Leve para assar nos 200ºC por 40 minutos.

Receita de Lombo com abacaxi e mel - Passo 3
4

Enquanto isso, na mesma frigideira ou panela em que dourou o lombo, coloque a manteiga e a restante cebola picadinha. Refogue no fogo médio para baixo até a cebola ficar macia. Esse é o primeiro passo para preparar o molho de abacaxi e mel para lombo de porco.

Dica: Recomendo usar manteiga em vez de margarina porque ela é mais saborosa e confere um brilho lindo no molho de abacaxi.

Receita de Lombo com abacaxi e mel - Passo 4
5

Junte o abacaxi picado e sem a calda, misture e deixe por 1-2 minutos ou até dourar. Depois adicione o mel, os cravos e a calda de 1 lata de abacaxi, misture e deixe ferver até ficar espesso, em ponto de calda. Prove e, se quiser, acerte o sabor com pimenta do reino e sal. Desligue e reserve.

Dica: Se você estiver usando abacaxi natural coloque meio copo de pouco de água em vez da calda de abaxi.

Receita de Lombo com abacaxi e mel - Passo 5
6

Após cozinhar o lombo de porco por 40 minutos retire o papel alumínio e derrame sobre ele 1/3 do molho de abacaxi e mel preparado no passo anterior. Devolva ao forno e deixe por mais 20 minutos ou até dourar.

Receita de Lombo com abacaxi e mel - Passo 6
7

Corte o lombo no meio, para conferir se está bem assado. Retire e deixe por 5 minutos antes de fatiar. Depois é só servir seu lombo suíno com o molho de abacaxi e mel e desfrutar desta refeição deliciosa! Bom apetite e boas festas!

Gostou desta receita de Natal? Deixe seu comentário abaixo e veja estas deliciosas opções de acompanhamento para lombo assado:

Dica: Se o lombo ainda estiver cru, deixe no forno por mais 10-15 minutos. Esquente de novo o molho de abacaxi e mel na hora de servir.

Receita de Lombo com abacaxi e mel - Passo 7

Se você gostou da receita de Lombo com abacaxi e mel, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.

Dicas de preparo para conseguir um lombo de porco com abacaxi irresistível

Esta receita de lombo ao molho de abacaxi e mel é deliciosa só por si, no entanto queremos compartilhar com você alguns truques que vão deixar ela ainda melhor! Confira:

  • Se estiver preparando esta receita com abacaxi em calda pode escorrer a calda e bater ela no liquidificador junto com os restantes ingredientes da marinada. Desse jeito a carne ficará com gostinho de abacaxi!
  • Você também pode incluir outros temperos a gosto na marinada do lombo de porco. Exemplos: oréganos, páprica doce, louro, mostarda, entre outros.
  • Um jeito mais rápido de temperar a carne é fazer cortes nela, com uma faca afiada, e injetar a marinada nesses cortes, usando uma seringa culinária;
  • Para conseguir um molho de abacaxi e mel lisinho bata 2/3 dele no liquidificador, após o preparo - lembre de tirar os cravos primeiro, para o molho não ficar com sabor forte.

Suba a sua foto de Receita de Lombo com abacaxi e mel

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Lombo com abacaxi e mel