Partilhar

Receita de Pernil assado no forno suculento

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 11 novembro 2020
Receita de Pernil assado no forno suculento

Um bom pernil assado é aquele que fica saboroso e suculento, separando facilmente quando puxamos a carne com o garfo. Quer saber como fazer pernil assado desses? Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você o passo a passo em fotos e todas as dicas de preparo desse maravilhoso pernil para a ceia de Natal e não só!

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de pernil assado no forno suculento e prepare para receber seus amigos e família numa ocasião especial, temos a certeza que todos irão adorar! Esta receita de pernil de porco assado também vai bem como carne assada de Natal, é uma alternativa ao peru ou ao Chester que sempre faz sucesso. Por isso não hesite, prepare esta maravilhosa peça de carne com nossas dicas para ficar bem suculenta!

6 convidados 24h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes para fazer Pernil assado no forno suculento:
Também lhe pode interessar: Pernil de Natal suculento
Como fazer Pernil assado no forno suculento:
1

Prepare seu pernil de porco suculento fazendo alguns cortes na pele ou na carne, como na fotografia - isso permite que os temperos penetrem melhor.

Dica: Se estiver usando pernil congelado, deixe descongelar completamente antes de temperar. Seu pernil ficará mais suculento se você assar com pele e gordura, por isso não aconselhamos limpar o pernil.

Receita de Pernil assado no forno suculento - Passo 1
2

Prepare o tempero para pernil misturando numa tigela ou no liquidificador a cebola, o alho, o vinho, o suco de um limão, a água, o cubo de carne desfeito com as mãos, o alecrim, o tomilho e a pimenta do reino.

Dica: Se não usar o liquidificador pique finamente a cebola e o alho.

Receita de Pernil assado no forno suculento - Passo 2
Imagem: cavemanketo.com
3

Espalhe a mistura anterior por todo o pernil, de preferência usando um pincel de cozinha e insistindo sobretudo nos cortes que fez previamente na carne/na pele. Cubra com filme plástico e reserve por 8h ou de um dia para o outro na geladeira - vire o pernil a meio do tempo, para que todo ele pegue o sabor do tempero.

Dica: Outra opção ao uso do filme plástico é deixar o pernil marinando é colocá-lo num saco de plástico resistente, com o tempero dentro, e amarrar bem.

Receita de Pernil assado no forno suculento - Passo 3
Imagem: rmgtravelsandfood.com
4

Passado esse tempo transfira o pernil e o tempero para um refratário de vidro ou assadeira, com a parte da gordura virada para baixo. Tempere todo ele com sal, regue com um fio de azeite e cubra com papel alumínio. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC (forno médio).

Dica: Se tiver reservado seu pernil na geladeira não esqueça de deixar em temperatura ambiente por uns 30 minutos antes de assar, assim ele não sofrerá um choque térmico e não perderá a suculência.

Receita de Pernil assado no forno suculento - Passo 4
5

Quanto tempo para assar pernil de porco? O tempo que leva para assar um pernil no forno depende do tamanho do pernil e também do seu tipo de forno. O cálculo básico indica que é necessário 1h30 de forno para cada 1 quilo de pernil que esteja assando coberto com papel alumínio. Ou seja, para 3 quilos de pernil você precisa deixá-lo assando por 3-4 horas.

Dica: Confira o ponto da carne após assar pelo tempo indicado.

6

A meio do tempo abra o forno e vire o pernil ao contrário, de modo a que agora ele fique com a pele virada para cima. Nesse momento pode colocar alguns cravinhos entre os cortes feitos na pele e acrescentar também acompanhamento a gosto na assadeira - confira alguns exemplos abaixo.

Continue cozinhando com o papel alumínio até completar o tempo total, depois retire o papel alumínio e deixe por mais uns 30 minutos, para dourar.

Receita de Pernil assado no forno suculento - Passo 6
Imagem: noordinaryhomestead.com
7

Depois disso seu pernil assado no forno suculento está pronto! Retire e reserve por 5 minutos antes de cortar, para que os sucos repousem e a carne fique suculenta. Depois pode fatiar e deliciar-se. Bom apetite!

Diga nos comentários o que você achou desta receita de pernil no forno e suba foto do seu pernil assado. Se você quer conhecer mais receitas de pernil, confira estas sugestões:

Receita de Pernil assado no forno suculento - Passo 7

Se você gostou da receita de Pernil assado no forno suculento, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pernil.

Ideias de acompanhamento de pernil assado

Agora que você sabe como fazer um pernil assado no forno suculento, confira também nossas ideias de acompanhamento de pernil assado!

Na assadeira em que o pernil está assando você pode colocar batatinhas e cenouras para assar junto nos últimos minutos de forno. Na hora de servir, vale a pena apostar nestas sugestões:

Suba a sua foto de Receita de Pernil assado no forno suculento

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
23 comentários
A sua avaliação:
Amarildo
Gostaria de confirmar se esta receita o pernil é com a pele?? Pois parece na foto q ele fica pururucado no final...
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Amarildo, esta receita é de pernil com a pele mesmo. Experimente e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Magela
Na minha primeira esperiência, posso afirmar que agradou. Mas não ficou suculento como informado.
Mas vou pra próxima tentativa
A sua avaliação:
marcia Aparecida Costa Rosa
no forno elétrico pode colocar papel aluminio?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Marcia, pode sim. Prepare nossa receita e conte para nós o que você achou!
marcia Aparecida Costa Rosa
OLÁ OBRIGADA POR RESPONDER. Demorou muito quase 3 hs. forno elétrico novo . Coloquei 200 graus e 50 minutos depois mais 20 minutos mas ficou crú
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Marcia, no forno elétrico os alimentos demoram mais para cozinhar. Obrigada pelo seu comentário.
A sua avaliação:
Robson
60 minutos pra assar um pernil de 3kg?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Robson. Conte 60 minutos mais o tempo que ele leva para dourar, de acordo com o indicado no ponto 6.
A sua avaliação:
Nílton
Quanto de Sal para cada Kilo de pernil?

Feliz Natal 🙏❤️ 🎄 e um Excelente Ano Novo!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Nilton, obrigada pelo seu comentário! O sal é a gosto, aconselhamos colocar 1 colher de sopa de sal (colher rasa) para cada 1 quilo de pernil, no entanto isso depende dos temperos utilizados pois alguns temperos são salgados (no caso do caldo de carne).
A sua avaliação:
iveth bretas
MARAV8ILHOSO,FIZ COM RODELAS DE ABACAXI.....
A sua avaliação:
Lina Alves
Gostaria de saber se ficará bem cozido por dentro, já ouvi dizer que é uma hora para cada quilo. Obrigada
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Lina, asse o pernil de acordo com o indicado nesta receita. Se ao fim desse tempo seu pernil ainda estiver cru, deixe no forno até ficar pronto.
A sua avaliação:
Elizandra
Gostaria de saber se posso colocar o sal na marinada? Se sim, quanto de sal devo colocar? Pretendo fazer no Natal! Obrigada
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Elizandra, aconselhamos colocar sal somente no momento de levar o pernil para assar, para a carne não ficar ressequida.
A sua avaliação:
joana limão
gostei muito desta receita de pernil no forno e também das sugestões de acompanhamento para pernil assado. parabéns!
A sua avaliação:
NAIRSON RIBEIRO ALVES
Poderia ter a opção de imprimir esta deliciosa receita.....
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Nairson, tem opção de imprimir a receita sim. Se estiver usando o celular pode imprimir a receita clicando no botão "Partilhar" e baixando o documento PDF. Se estiver usando o computador desça um pouco na receita e, na barra azul que surge, clique no ícone da impressora. Obrigado!

Receita de Pernil assado no forno suculento
Imagem: cavemanketo.com
Imagem: rmgtravelsandfood.com
Imagem: noordinaryhomestead.com
1 de 7
Receita de Pernil assado no forno suculento

Voltar ao topo da página