Partilhar

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 31 agosto 2020
Receita de Lombo de porco assado com abacaxi

Procurando uma receita de lombo de porco bem caprichada para surpreender a família ou amigos em uma ocasião especial? Veja como fazer este maravilhoso lombo com abacaxi e alecrim que super combina com dias de festa, como o Natal e o Réveillon!

Esta receita de lombo de porco assado com abacaxi é bem fácil de preparar, mesmo por quem nunca cozinhou lombo de porco antes. Para garantir uma carne bem saborosa e suculenta compartilho com você dois segredos: deixar a carne marinando por algumas horas e selar ela na frigideira antes de assar no forno. Não sabe como fazer? Não se preocupe porque abaixo compartilho com você o passo a passo em fotos e detalhes bem explicadinhos!

Neste caso servi meu lombo com abacaxi caramelado, porque gosto mais do abacaxi desse jeito do que simplesmente assado no forno. Se já ficou salivando só de pensar, confira agora mesmo tudo sobre essa receita de lombo suíno assado!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Lombo assado com batata muito fácil
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque o lombo numa assadeira com a parte da gordura virada para cima. Faça alguns cortes ao longo do lombo e arrume dentro desses cortes o alecrim e os dentes de alho fatiados.

Dica: Ao colocar esses ingredientes dentro do lombo você consegue que a carne pegue melhor os temperos!

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 1
2

Escorra o abacaxi e jogue a calda dele sobre o lombo. Salpique pimenta do reino a gosto, cubra com plástico filme e reserve na geladeira por 8 horas ou de um dia para o outro, virando o lombo a meio do tempo.

Dica: É importante o lombo ficar marinando por esse tempo para a carne ficar mais macia e saborosa.

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 2
3

Depois do tempo indicado retire o lombo da geladeira, polvilhe sal e reserve por 10-20 minutos, para pegar a temperatura ambiente. Depois leve ao fogo uma frigideira com um fio de óleo e doure o lombo de todos os lados.

Dica: Ao processo de dourar o lombo de todos os lados se chama selar a carne e é importante para manter a suculência do lombo.

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 3
4

Retire o lombo para uma assadeira e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos. Na frigideira em que dourou o lombo coloque a calda de abacaxi em que ele esteve marinando e adicione 2 colheres de sopa de mel. Deixe ferver por 10-15 minutos ou até este molho de abacaxi reduzir.

Dica: Não precisa cobrir o lombo com papel alumínio enquanto ele estiver no forno.

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 4
5

Enquanto isso leve também ao fogo o abacaxi reservado. Adicione a manteiga e o restante mel e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até libertar seus sucos e começar a caramelizar.

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 5
6

Quando o molho de abacaxi reduzir, passe ele por uma peneira. Retire o lombo do forno, jogue o molho sobre ele e devolva ao forno por mais 15-30 minutos.

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 6
7

Enquanto o lombo está assando, abra o forno de vez em quando (de 10 em 10 minutos, por exemplo) e regue ele com o molho na assadeira, para a carne caramelizar e não ficar ressequida. O tempo que o lombo leva para assar depende do tamanho dele, para uma peça de 1 quilo e meio recomendamos 1 hora de forno.

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 7
8

Quando o seu lombo com molho de abacaxi estiver pronto, retire do forno e deixe por 5 minutos antes de cortar (os sucos irão assentar e deixar a carne mais suculenta). Sirva com o abacaxi caramelado e está pronto para deliciar todos. Bom apetite!

Agora você sabe como fazer um lombo de porco assado com abacaxi! Confira estas sugestões de acompanhamento para lombo assado:

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi - Passo 8

Se você gostou da receita de Lombo de porco assado com abacaxi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.

Suba a sua foto de Receita de Lombo de porco assado com abacaxi

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Lombo de porco assado com abacaxi

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Lombo de porco assado com abacaxi
1 de 9
Receita de Lombo de porco assado com abacaxi

Voltar ao topo da página