Lombo

Receita de Lombo bovino assado suculento

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 25 novembro 2019
Receita de Lombo bovino assado suculento

Esta receita de lombo bovino assado é perfeita para o dia em que recebemos gente para almoçar ou para jantar, vai muito bem no Natal e em outros dias de festa. Além de ser uma receita de carne prática, porque o lombo fica cozinhando no forno, é uma opção que deixa você com mais tempo livre para se dedicar a outros pratos deliciosos.

Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer lombo assado muito suculento e saboroso no forno sem dificuldade. O segredo está na temperatura do forno e no tempo que fica assando, assim como na qualidade da peça de carne e do tempero. Quer descobrir todos os detalhes desta receita de lombo bovino assado suculento? Confira abaixo a lista de ingredientes e passo a passo em fotos.

6 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno

Ingredientes para fazer Lombo bovino assado suculento:

Também lhe pode interessar: Lombo assado no forno suculento

Como fazer Lombo bovino assado suculento:

1

Limpe o lombo bovino retirando o excesso de gordura. Depois coloque numa assadeira e tempere com os alhos moídos, a pimenta, o vinagre, os oréganos, a salsinha e o sal. Reserve por, no mínimo, 1 hora ou, de preferência, de um dia para o outro na geladeira.

Dica: Você pode misturar os temperos com um fio de azeite ou óleo, para que fique mais fácil espalhar eles na carne.

Receita de Lombo bovino assado suculento - Passo 1
2

Depois do tempo indicado regue o lombo com um fio de óleo ou de azeite e cubra com papel alumínio. Leve para assar no forno preaquecido nos 180ºC por 45 minutos, regando-o de vez em quando com os sucos que se formam na assadeira, desse jeito ele ficará mais suculento!

Dica: Regue o lombo com os sucos a cada 15 minutos.

Receita de Lombo bovino assado suculento - Passo 2
3

Depois de 45 minutos assando retire o lombo do forno e faça um corte nele, para conferir o ponto da carne. Ao contrário do lombo suíno, o lombo bovino pode ser servido no ponto mal passado. Se a carne ainda estiver muito crua no interior, devolva ao forno sem cobrir com o papel alumínio.

Dica: O ponto da carne varia em função do gosto de cada pessoa. No entanto, para garantir uma carne suculenta, aconselhamos servir o lombo ao ponto ou ao ponto para mal passado.

Receita de Lombo bovino assado suculento - Passo 3
4

Quando o lombo bovino no forno estiver no ponto da sua preferência, retire do forno e deixe repousar por 5 minutos antes de cortar. Depois fatie e sirva, por exemplo, com farofa de repolho com cenoura e batata gratinada com queijo. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando receitas com lombo de porco? Veja estas sugestões:

Receita de Lombo bovino assado suculento - Passo 4

Se você gostou da receita de Lombo bovino assado suculento, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.

Lombo assado no forno - conselhos extra

O lombo assado no forno é um prato perfeito para compartilhar em família. Se você quer fazer o maior sucesso confira como não deixar o lombo ficar seco, entre outras dicas de preparo:

  • Escolha uma carne de boa qualidade e uma peça de lombo bovino mais tenra. Em caso de dúvidas, peça conselhos no açougue;
  • O tempo recomendado para assar lombo bovino é de, aproximadamente, 25 minutos por quilograma. No entanto isso depende do ponto da carne que você prefere, por isso deixe o lombo assar até ficar ao seu gosto;
  • Quando temperar o lombo espalhe bem o tempero em todo nele, esfregando bem o tempero na carne, para que os sabores penetrem melhor;
  • Deixe o lombo nesse tempero, no mínimo, por 1 hora. O ideal é deixar por 24 horas antes de colocar assando;
  • À medida que o lombo assa não se esqueça de regar ele com os sucos que me formam na assadeira, para evitar que fique ressequido;
  • Também é interessante virar a peça de carne 1-2 vezes enquanto está assando no forno, para que doure por igual.

Suba a sua foto de Receita de Lombo bovino assado suculento

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
ANTONIO JOSE ALMEIDA DA SILVA
Obrigado.
A sua avaliação:
Maria Perpétua. Vaz Silva
Qual é. o suco. que leva?
Sara Silva
Oi Maria Perpétua, nesta receita não vai suco. O suco a que nos referimos são os líquidos que se formam na assadeira quando o lombo está assando.
1 de 5
Receita de Lombo bovino assado suculento