menu
Partilhar

Receita de Macarons de chocolate caseiros

 
Por Isabel Rescalvo. 4 fevereiro 2021
Receita de Macarons de chocolate caseiros

Os macarons são biscoitos recheados de origem francesa, muito sofisticados e considerados uma iguaria. Não é fácil fazer macarons em casa e a receita raramente sai bem na primeira vez, mas aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de macarons caseiros bastante infalível, até mesmo para iniciantes! O preparo destes macarons caseiros é demorado, você precisa ser paciente, mas o resultado vale bem a pena e verá que, depois de provar, o difícil será parar de comer!

Os macarons vêm em muitos sabores e cores, porém, os macarons de chocolate são sempre os mais populares! Por isso, se você quer começar no mundo dos macarons caseiros, siga o passo a passo em fotos desta receita de macarons de chocolate caseiros. Abaixo compartilhamos todas as dicas e truques sobre como fazer macarons de chocolate em casa, bem como fazer recheio para macarons.

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, No forno, Receitas de França
Ingredientes para fazer Macarons de chocolate caseiros:
  • Para os macarons de chocolate:
  • Recheio para macarons:
Também lhe pode interessar: Macarons
Como fazer Macarons de chocolate caseiros:
1

Primeiro, prepare os macarons colocando as amêndoas moídas, o açúcar refinado ou açúcar de confeiteiro e o cacau em pó em uma tigela. Misture e peneire tudo. O ideal é peneirar novamente e até mesmo, se você tiver tempo, fazê-lo uma terceira vez. Desse jeito seus macarons ficarão sem grumos na massa.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 1
2

Em seguida incorpore metade das claras de ovo, ou um pouco menos, e misture bem com uma espátula. Reserve.

Dica: As claras de ovo deverão estar em temperatura ambiente.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 2
3

Coloque a água numa panela junto com o açúcar cristal. Leve ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por 13 minutos ou até obter uma calda espessa. Desligue o fogo.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 3
4

Em seguida bata o restante das claras de ovo na batedeira até ficarem bem firmes, formando picos durinhos. Adicione a calda de açúcar ainda quente, em um fio fino, enquanto bate com a batedeira. Continue batendo até sentir que a tigela e o merengue de claras já não estão quentes, mas sim mornos ou em temperatura ambiente.

Dica: Desse modo de prepara o merengue italiano, que deixará os macarons mais firmes.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 4
5

Pouco a pouco adicione este merengue na mistura reservada de amêndoas moídas, cacau e açúcar. Misture bem, mas suavemente, de preferência com uma espátula. Preste atenção ao fundo da tigela, que é onde a massa se acumula, para garantir que integra bem todos os ingredientes destes macarons caseiros de chocolate.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 5
6

Em seguida, o ideal é modelar os macarons num tapete de silicone próprio para eles, como na foto. Mas, se você não tiver um desses, poderá usar uma folha de papel manteiga e desenhar nela círculos de cerca de 3,5 cm de diâmetro, um pouco separados uns dos outros, pois os macarons tendem a se espalhar enquanto assam.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 6
7

Coloque a massa dos macarons em um saco de confeiteiro com um bico redondo liso e acomode o papel manteiga num tabuleiro ou bandeja de forno. Distribua a massa pelo papel manteiga, de modo a preencher os círculos desenhados.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 7
8

Bata levemente com o tabuleiro ou bandeja numa bancada ou mesa, para que a massa dos macarons de chocolate assente melhor e liberte bolhinhas de ar. Agora deixe os macarons descansar e secar - esta fase é muito importante! Dependendo da temperatura ambiente, eles deverão descansar por 1-2 horas fora da geladeira. Para verificar se estão prontos para assar, toque num macaron com a ponta do dedo indicador: a massa não deverá grudar.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 8
9

Durante esse tempo em que os macarons de chocolate estão secando, aproveite para preparar o recheio para macarons que, neste caso, será uma ganache de chocolate. O primeiro passo é picar o chocolate com uma faca afiada, desse modo será mais fácil derretê-lo.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 9
10

Esquente o creme de leite numa panela até quase ferver e desligue o fogo. Adicione o chocolate picado e mexa até derreter completamente o chocolate.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 10
11

Pique a manteiga em pedaços e adicione na panela. Mexa até derreter a manteiga e obter uma ganache brilhante. Deixar esfriar completamente, para que fique mais consistente, e pré-aqueça o forno nos 170ºC.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 11
12

Quando o forno estiver quente e a massa de macarons estiver na consistência indicada acima, leve para assar com calor em cima e em baixo, nos 170ºC, durante cerca de 9 minutos ou até você observar que a massa está firme e assada.

Dica: Se o seu forno tiver ventilador, ligue-o no momento de assar os macarons. Tenha cuidado para não deixar assar tempo demais pois, sendo estes macarons de chocolate, poderá ser difícil perceber se estão queimando.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 12
13

Depois de assar os macarons, desgrude-os com cuidado do papel manteiga, usando uma espátula ou faca, e deixe esfriar completamente numa grade de cozinha, como na foto. Enquanto esfria, a massa do macaron deverá formar um pequeno craquelado na base, uma forma muito característica de todos os macarons.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 13
14

Quando os macarons estiverem em temperatura ambiente, pode rechear com a ganache. Para isso coloque um pouco de ganache de chocolate num macaron e cubra com outro macaron. Pressione levemente, para distribuir a ganache, e repita com todos os macarons.

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 14
15

Quando os macarons de chocolate estiverem prontos, pode servir ou reservar na geladeira. E pronto! Como viu, esta receita de macarons caseira não tem preparo rápido, porém é simples de seguir. Experimente fazer em sua casa e conte para nós como ficou.

Se você quer testar mais receitas de macarons, confira estas sugestões:

Receita de Macarons de chocolate caseiros - Passo 15

Se você gostou da receita de Macarons de chocolate caseiros, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Macarons. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Macarons de chocolate caseiros

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Macarons de chocolate caseiros
1 de 16
Receita de Macarons de chocolate caseiros

Voltar ao topo da página