menu
Partilhar

Receita de Massa de crepe francês sem lactose

 
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. 7 julho 2021
Receita de Massa de crepe francês sem lactose

O crepe doce francês é uma receita muito popular não apenas nos restaurantes e bistrôs, mas também entre as famílias! Na França é bem habitual as famílias prepararem crepes para receber amigos e família e servirem essa iguaria com várias opções de recheios.

Ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, o crepe francês é feito na frigideira e fica bem fininho, diferente do crepe de palito e mais parecido com panqueca. Isso faz com que algumas pessoas se questionem qual a diferença entre a massa de panqueca e crepe? É simples: ambas são preparadas com praticamente os mesmos ingredientes e do mesmo modo, porém a massa de crepe precisa ser mais líquida porque o crepe deverá ficar bem mais fino que a panqueca americana tradicional.

No caso, estamos apresentando aqui no TudoReceitas uma receita de massa de crepe francês sem lactose, pensando em quem não pode consumir leite nem derivados. Esta é a receita de massa de crepe francês habitual, preparada pelas famílias na França, porém com um ingrediente inusitado usado no lugar do leite. Quer saber qual? Continue aqui no TudoReceitas e confira como fazer crepe francês sem lactose!

4 convidados 10m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Na frigideira
Ingredientes para fazer Massa de crepe francês sem lactose:
Também lhe pode interessar: Crepe francês doce
Como fazer Massa de crepe francês sem lactose:
1

Adicione a cerveja e os ovos no liquidificador. A cerveja vai no lugar do leite e é um truque para conseguir uma massa de crepe francês bem leve, gostosa e com as beiradas crocantes!

Dica: não se preocupe com o álcool da cerveja: ele é eliminado por ação do calor enquanto você prepara a massa de crepe francês na frigideira.

2

Adicione também a farinha e o sal e bata até ficar tudo bem misturado. Confira a consistência da massa de crepe francês com cerveja: ela não deverá ficar nem muito líquida nem muito mole (deverá ficar como na foto). Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos.

Dica: se a massa estiver muito espessa, adicione um pouco mais de cerveja ou de água; se a massa estiver muito mole, coloque mais 1-2 colheres de sopa de farinha.

Receita de Massa de crepe francês sem lactose - Passo 2
3

Após esse tempo unte uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo. O ideal será usar uma chapa de crepe francês tradicional, que é uma frigideira com borda mais baixa (como na foto), perfeita para essa massa que não vai crescer, apenas cozinhar. Coloque no fogo médio-alto e deixe esquentar bem.

Dica: espalhe o óleo na frigideira com a ajuda de um papel absorvente, para evitar o excesso de gordura.

Receita de Massa de crepe francês sem lactose - Passo 3
4

Quando a frigideira estiver bem quente, coloque 1 concha de sopa da massa de crepe e fique girando a frigideira para espalhar a massa por toda a frigideira. Quando a massa de crepe francês soltar toda da frigideira e dourar levemente por baixo, vire para dourar do outro lado também.

Dica: você saberá que a frigideira está quente o suficiente quando começar a libertar uma pequena fumaça, por conta do óleo esquentando. Lembre que a massa deverá ficar mais fina que a massa de panqueca.

Receita de Massa de crepe francês sem lactose - Passo 4
5

Se a sua frigideira for antiaderente e o fogo estiver alto, todo o processo de fazer crepe francês na frigideira será bem rápido: em menos de 1 minuto você terá seu crepe pronto! Retire para um prato, unte novamente a frigideira e continue preparando seus crepes franceses até terminar a massa.

Receita de Massa de crepe francês sem lactose - Passo 5
6

Como servir crepe francês?

Por fim, tem várias opções de como servir crepe francês. De acordo com a tradição francesa, é habitual servir 3-4 crepes franceses por pessoa com recheio doce, sendo que cada recheio será uma opção diferente para cada um dos crepes! Esses são os recheios de crepe francês tradicionais:

  • Açúcar: simplesmente polvilhe açúcar refinado ou cristal no crepe antes de dobrar ou enrolar;
  • Geleias de frutas: o ideal é ter 3-4 opções de geleia, para variar nos sabores de crepe francês;
  • Nutella: esse creme de chocolate e avelas também é uma opção muito popular para servir com crepe. Veja como fazer Nutella caseira light;
  • Chocolate: poderá adicionar chocolate ao leite ou meio amargo em gotas ou em barra picadinho no crepe enquanto está terminando de cozinhar na frigideira, para o chocolate derreter;
  • Mel ou xarope de bordo: adicione em fio e, se quiser, complemente com nozes picadas;
  • Frutas frescas picadas: morangos, banana, kiwi, etc;
  • Sorvete: para complementar algum dos recheios anteriores, pode ser servido por cima do crepe ou no prato, com ou sem calda finalizando a apresentação.
Receita de Massa de crepe francês sem lactose - Passo 6
7

Agora você sabe como fazer crepe francês na frigideira do jeito francês e sem leite! Não hesite em preparar esta deliciosa iguaria aí na sua casa, para o café da manhã, sobremesa ou lanche.

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários e confira também estas receitas de crepe irresistíveis:

Receita de Massa de crepe francês sem lactose - Passo 7

Se você gostou da receita de Massa de crepe francês sem lactose, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Crepes doces.

Suba a sua foto de Receita de Massa de crepe francês sem lactose

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Massa de crepe francês sem lactose
1 de 7
Receita de Massa de crepe francês sem lactose

Voltar ao topo da página