Partilhar

Receita de Farinha de grão de bico

Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. 26 setembro 2017
Receita de Farinha de grão de bico

A farinha de grão-de-bico é uma farinha sem glúten que você pode usar para tornar suas receitas de pão e bolos para celíacos mais macias. Além de ter sabor amendoado é rica em fibras, proteínas, ferro e magnésio. Aprenda com o TudoReceitas essa receita de farinha de grão-de-bico caseira e prepare em sua casa para reduzir o custo de suas receitas sem glúten!

4 convidados 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer essa receita de farinha sem glúten caseira o primeiro passo é colocar o grão de bico de molho em água por 8 horas.

Receita de Farinha de grão de bico - Passo 1
2

Após o tempo indicado escorra a água e lave o grão. Coloque-o em um pano de cozinha e seque levemente, para eliminar o excesso de água. Coloque em um tabuleiro de forno e leve a assar a 180ºC durante 40 minutos.

Receita de Farinha de grão de bico - Passo 2
3

Nesse momento seu grão de bico deverá estar sequinho o suficiente para transformar em farinha. Coloque-o no liquidificador e bata até virar uma farinha o mais fina possível. Peneire e leve de novo ao forno, desta vez a 150ºC por 10-15 minutos, para secar completamente.

Receita de Farinha de grão de bico - Passo 3
Imagem: tohercore.com
4

Sua farinha de grão de bico caseira está pronta! Use em seguida para preparar receitas sem glúten ou reserve fechada em um frasco. A durabilidade dessa farinha deverá ser de algumas semanas, visto que no último passo eliminamos toda a umidade dela.

Confira também as receitas de mix de farinha sem glúten e pão caseiro sem glúten e sem lactose. Bom apetite e diga-nos o que achou!

Receita de Farinha de grão de bico - Passo 4

Se você gostou da receita de Farinha de grão de bico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Grão-de-bico.

Suba a sua foto de Receita de Farinha de grão de bico

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Farinha de grão de bico

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
CAROL GALDINO
Boa noite! Muito obrigada pela receita!!Posso fazer essa farinha para fazer tortas e empadas? Mudará o sabor? Qual a quantidade q tende de farinha? Tem como fazer a deixar de molho tbm, ir ao processador direto?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Carol, as receitas preparadas com esta farinha têm um sabor ligeiramente diferente. Depois de hidratar o grão é necessário levar ele ao forno, para desidratar, só assim você obterá a farinha. Confira esta receita de quiche de brócolis com massa de grão de bico: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-quiche-de-brocolis-com-massa-de-grao-de-bico-7018.html
A sua avaliação:
Ana
Boa tarde.
Poderia colocar na Air fryer e por qto tempo?
Agradecida.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Ana, pode assar na AIrFryer sim! Coloque assando nos 180ºC por 30 minutos, aproximadamente.
A sua avaliação:
Clara Sebastianes de Araújo
Estava procurando justamente uma receita da farinha de grão de bico, pois fiquei sabendo ser ela a farinha que mais se aproxima da farinha de trigo no sentido de não alterar uma receita.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Clara, isso é verdade sim e a farinha de grão tem a vantagem de ser sem glúten 🙂 Obrigada pelo seu comentário!

Receita de Farinha de grão de bico
Imagem: tohercore.com
1 de 5
Receita de Farinha de grão de bico

Voltar ao topo da página