Pão doce

Receita de Mona de Páscoa

 
amada m.
Por amada m.. 4 fevereiro 2020
Receita de Mona de Páscoa

A mona de Páscoa é um tipo de pão doce de Páscoa tradicional de Espanha, mais especificamente das regiões de Valência. Aragão e Catalunha. É tradição preparar a mona de Páscoa com um ovo cozido no topo e oferecer aos afilhados nessa ocasião especial.

Aqui no TudoReceitas compartilho com você a receita de mona de Páscoa, numa versão mais simples de preparar em casa. Ainda que o preparo seja um pouco demorado, pois a massa precisa levedar, garanto para você que o resultado vale muito a espera!

Confira abaixo o passo a passo em fotos desta receita de pão de Páscoa espanhol e experimente.

4 convidados 24h Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Espanha

Ingredientes para fazer Mona de Páscoa:

  • Para o fermento base:
  • Para a mona de Páscoa:
Também lhe pode interessar: Pão de Páscoa

Como fazer Mona de Páscoa:

1

Em primeiro lugar prepare o fermento caseiro. Para isso coloque a água numa tigela e misture nela a farinha e o fermento, até dissolver. Cubra com plástico filme e deixe repousar na geladeira durante toda a noite ou até 24 horas, para que fermente.

Dica: Não recomendamos usar recipientes de metal, para que não afetem o crescimento das bactérias de fermentação.

Receita de Mona de Páscoa - Passo 1
2

Após o tempo indicado, retire a mistura de fermento da geladeira. Rale o limão ou laranja, para obter as raspas da casca, e derreta a manteiga no microondas. Junte os restantes ingredientes da mona de Páscoa espanhola.

Dica: A água de Azahar é um ingrediente tradicional no preparo desta receita de pão de Páscoa espanhol, no entanto você poderá substituir ele pela mesma quantidade de essência de baunilha.

Receita de Mona de Páscoa - Passo 2
3

Num bowl grande (ou na máquina de pão) coloque a farinha, o fermento biológico fresco, o açúcar, a manteiga, a água de Azahar ou a essência de baunilha, a manteiga, as raspas de limão ou de laranja e 2 ovos. Misture bem, depois coloque o fermento preparando no dia anterior. Amasse muito bem por 15 minutos.

Receita de Mona de Páscoa - Passo 3
4

Amasse a massa até que deixe de desgrudar das mãos. Depois modele em forma de bola, como na fotografia, e coloque numa vasilha grande.

Receita de Mona de Páscoa - Passo 4
5

Cubra com um pano ou com plástico filme e deixe crescer por 1-2 horas em um local ameno ou ligeiramente quente, até dobrar de tamanho. Depois desse tempo retire a massa da vasilha e amasse durante 3 minutos, para eliminar o ar.

Receita de Mona de Páscoa - Passo 5
6

Modele a massa em duas bolinhas de tamanho médio e coloque num tabuleiro de forno com papel manteiga. Faça um corte em forma de cruz no topo e coloque ao centro um ovo cru bem lavado, como na foto. Reserve por 30 minutos, para que cresçam, depois pincele com a gema de ovo batida com o leite.

Receita de Mona de Páscoa - Passo 6
7

Ligue o forno nos 200ºC com calor em cima e em baixo. Polvilhe as monas de Páscoa com confeitos de chocolate ou outros da sua preferência e, quando o forno estiver quente, coloque assando nos 170ºC por 40 minutos.

Dica: Vigie as monas de Páscoa após 30 minutos, para evitar que queimem.

Receita de Mona de Páscoa - Passo 7
8

Quando estes bolinhos de Páscoa estiverem prontos, retire do forno e deixe esfriar. Depois complete com decoração a seu gosto, embrulhe e ofereça à sua família e amigos nesta Páscoa. Bom apetite!

Procurando mais receitas doces de Páscoa? Veja estas sugestões:

Receita de Mona de Páscoa - Passo 8

Se você gostou da receita de Mona de Páscoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.

Suba a sua foto de Receita de Mona de Páscoa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Mona de Páscoa