menu
Partilhar

Receita de Bolo de milho verde caipira

 
Por Andréa Porto, Colaboradora. 24 maio 2021
Receita de Bolo de milho verde caipira

O milho é um dos alimentos mais presentes na celebração das Festas Juninas! Sabendo disso, estamos trazendo para vocês uma receita que tem como protagonista o milho verde (ele é denominado assim quando colhido sem atingir a maturação completa). Trata-se de um milho bem macio que proporciona deliciosas receitas!

A textura desse bolo de milho verde é maravilhosa, dá para sentir os grãos do milho triturados, fazendo com que o bolo seja bem rústico! Além de bonito, fica muito gostoso e se você quiser, poderá assar o bolo na própria palha da espiga! Vamos te ensinar como!

Quer saber como preparar esse bolo lindo e delicioso aí na sua casa para os festejos juninos? Então, acompanhe agora aqui no TudoReceitas o passo a passo com fotos desta receita de bolo de milho verde caipira!

8 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolo de milho verde caipira:
Também lhe pode interessar: Bolo de milho verde
Como fazer Bolo de milho verde caipira:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar este bolo de milho para festa junina. Escolha espigas com o milho amarelo, com grãos estufados para garantir a suculência que fará muita diferença na receita.

Dica: na receita estamos usando o fubá, mas você poderá substituir por flocão de milho ou até mesmo pela farinha de trigo.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 1
2

Se quiser usar as palhas do milho para forrar a forma do bolo e deixá-lo com cara de bolo rústico, retire-as das espigas e corte o excesso apenas se não couberem na forma.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 2
3

Em seguida, lave as folhas e deixe-as ferver um pouco numa panela com água. Isso fará com que amoleçam, assim será mais fácil ajustá-las dentro da forma onde iremos assar o bolo. Deixe-as na água enquanto prepara a massa do bolo de milho verde.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 3
4

Debulhe os grãos das espigas de milho com o auxílio de uma faca. Reserve. Se preferir, também poderá passar no ralador.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 4
5

No liquidificador bata os ovos, o açúcar, o leite de coco, o óleo e o milho debulhado por alguns minutos até que o milho esteja processado.

Dica: se você preferir um bolo com o bagaço do milho em evidência, não liquidifique demais. Bata apenas para quebrar os grãos e deixar o líquido misturado.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 5
6

Passe o líquido para uma tigela e peneire o fubá ou a farinha de trigo (se preferir) sobre ele. Se usar o flocão de milho, não precisa peneirar.

Dica: neste momento pré aqueça o forno a 200 graus.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 6
7

Misture esses ingredientes de bolo de milho verde na tigela e, por último, adicione o fermento em pó, mexendo delicadamente com um fouet até incorporar à massa.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 7
8

Retire as palhas do milho da água, escorrendo bastante. Numa forma média, untada e enfarinhada, acomode as palhas como mostra a foto.

Dica: não deixe nenhum espaço (especialmente no fundo) sem forrar, para que seja fácil desenformar o bolo depois de assado.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 8
9

Despeje a massa do bolo na forma forrada com a palha. Leve o bolo para assar em forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 40 minutos.

Dica: se quiser dispensar a palha da forma, basta colocar a massa na forma untada e enfarinhada e levar ao forno para assar.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 9
10

Seu bolo de milho verde natural estará pronto quando estiver levemente dourado e passar pelo teste do palito.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 10
11

Espere esfriar para desenformá-lo. Com o auxílio de uma espátula, vá soltando as laterais e centro do bolo com cuidado, até ficar fácil para retirá-lo totalmente com a palha.

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 11
12

Esperamos que tenha apreciado esta receita inspirada no bolo de milho tradicional da fazenda! Aproveite para saboreá-lo com a sua família na festa junina e bom apetite!

Procurando mais receitas de festa junina? Veja como fazer:

Receita de Bolo de milho verde caipira - Passo 12

Se você gostou da receita de Bolo de milho verde caipira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de milho verde caipira

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bolo de milho verde caipira
1 de 13
Receita de Bolo de milho verde caipira

Voltar ao topo da página