Chocolate

Receita de Bolovo de Páscoa

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 18 março 2019
Receita de Bolovo de Páscoa

O bolovo de Páscoa é uma das melhores invenções de docinhos de Páscoa e um preferido dos mais gulosos! Ele é a combinação perfeita de bolo e ovo de chocolate recheado - isso mesmo: um ovo de Páscoa recheado com bolo! Vamos para a cozinha preparar?

Esta receita de bolovo de Páscoa que ensinamos a preparar passo a passo aqui no TudoReceitas é feito com casquinha de chocolate meio amargo e de chocolate branco e tem recheio de pão de mel e brigadeiro mole. Fica tão delicioso quanto parece e perfeito para vender ou oferecer, com a garantia de que ninguém vai resistir!

Veja abaixo todos os detalhes de como fazer ovo de Páscoa recheado com bolo e prepare para surpreender todos nesta ocasião.

10 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No micro-ondas

Ingredientes para fazer Bolovo de Páscoa:

  • Para o bolo:
  • Para o recheio:
  • Para a casquinha de chocolate:
Também lhe pode interessar: Ovo recheado no palito

Como fazer Bolovo de Páscoa:

1

Comece preparando o bolo pão de mel: coloque o açúcar e a água numa panela e deixe no fogo baixo, sem mexer, por 20 minutos. O resultado será uma calda doce com os grãos de açúcar dissolvidos. Desligue e deixe esfriar um pouco.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 1
2

Numa tigela peneire os ingredientes secos do pão de mel caseiro: a farinha de trigo, o chocolate em pó e a canela. Coloque a calda preparada no passo anterior e misture muito bem.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 2
3

Bata no liquidificador o leite, as gemas de ovo, o bicarbonato e o mel. Coloque esta mistura na massa do bolo e mexa até incorporar completamente.

Dica: Peneire as gemas para evitar o cheiro e gosto de ovo.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 3
4

À parte bata as claras até ficarem firmes e incorpore pouco a pouco na massa, misturando delicadamente para manter o ar e conseguir um pão de mel fofinho e crescido. Ligue o forno nos 180ºC.

Dica: Para bater melhor as claras coloque nelas uma pitada de sal ou algumas gotas de suco de limão.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 4
5

Coloque a massa do pão de mel numa forma retangular ou quadrada de 30x30 forrada com papel manteiga. Coloque assando no forno a 180ºC por 20 minutos ou até passar no teste do palito.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 5
6

Enquanto o bolo assa prepare o brigadeiro mole: leve ao fogo médio para baixo uma panela com o leite condensado e a manteiga. Fique mexendo por 5 minutos ou até conseguir ver o fundo da panela. Coloque o chocolate picado e o creme de leite e mexa até incorporar e conseguir um brigadeiro mole. Desligue e reserve.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 6
7

Por fim prepare a casquinha de chocolate para ovo de Páscoa: pique o chocolate meio amargo e o chocolate branco e coloque 2/3 da quantidade em tigelas separadas (reserve o restante noutras tigelas).

Dica: Se você preferir pode preparar a casquinha com apenas um tipo de chocolate (ou chocolate meio amargo ou chocolate branco). Nesse caso use 250 gramas.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 7
8

Coloque os 2/3 de chocolate meio amargo e branco derretendo no microondas em potência máxima por 30 segundos. Retire para mexer e devolva ao microondas por mais 30 segundos. Repita este procedimento por mais 1 ou 2 vezes até o chocolate ficar completamente derretido. Coloque o 1/3 reservado e mexa até incorporar por completo.

  • A este procedimento de colocar 1/3 do chocolate picado no chocolate derretido chamamos 'temperar o chocolate' e garante um chocolate brilhante e que não derrete após o preparo.

Dica: Pique em lascas finas o chocolate reservado, assim será mais fácil incorporar.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 8
9

Coloque um pouco do chocolate branco ou do chocolate meio amargo na forma para ovo de chocolate e espalhe com uma colher, para garantir uma camada firme e uniforme. Reserve na geladeira por 10 minutos, para ficar durinho.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 9
10

Pegue novamente na forma para ovo de chocolate e coloque uma camada do outro chocolate - se você usou primeiramente chocolate branco, coloque agora uma camada de chocolate meio amargo; se usou chocolate meio amargo na primeira camada, a segunda camada será de chocolate branco. Devolva à geladeira por mais 10 minutos.

Dica: Fazendo deste jeito você consegue uma casquinha de chocolate mais dura e com duas cores de chocolate.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 10
11

Quando a casquinha de chocolate estiver firme, desenforme com cuidado e monte seu ovo de Páscoa recheado com bolo e brigadeiro: coloque na casquinha um pouco do brigadeiro mole e cubra com um pouco de bolo de mel fatiado, deixando um espacinho até ao topo.

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 11
12

Coloque brigadeiro mole para cobrir completamente a camada de bolo e decore a gosto - eu usei chocolate tipo Maltesers. Está pronto seu ovo de Páscoa de colher com recheio de bolo e brigadeiro, um bolovo de Páscoa simplesmente irresistível para deliciar todos! Prepare e conte para nós o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de como fazer ovo de Páscoa de colher? Confira estas sugestões:

Receita de Bolovo de Páscoa - Passo 12

Se você gostou da receita de Bolovo de Páscoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chocolate.

Suba a sua foto de Receita de Bolovo de Páscoa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 13
Receita de Bolovo de Páscoa