Partilhar

Receita de Panetone da vovó

 
Por Sergio Coelho Coelho. Atualizado: 19 outubro 2018
Receita de Panetone da vovó

No TudoReceitas compartilho com você esta receita de panetone da vovó, como é chamada na minha família. Todo o mundo conhece este bolo recheado e muito consumido na época natalina, mas poucas são as pessoas que sabem fazer panetone caseiro. Pensando em quem quer fazer esta delícia em casa, apresento aqui o passo-a-passo que rende 2 panetones com 1 quilograma cada. Se você gostaria de aprender a preparar, acompanhe abaixo todos os detalhes desta receita de panetone para o Natal!

2 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Para o fermento caseiro:
  • Para o panetone:
Também lhe pode interessar: Receita de Panetone de liquidificador
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer panetone da vovó comece por preparar o fermento caseiro, que fará toda a diferença para conseguir uma massa fofinha. Para isso dissolva o fermento na água e adicione à farinha. Misture muito bem, até virar uma massa grudenta, e deixe descansar por 15 minutos.

Receita de Panetone da vovó - Passo 1
2

Em um outro recipiente misture muito bem a farinha, a margarina, a água, o açúcar, as gemas e a essência de panetone. Acrescente a mistura do fermento preparada no passo anterior, amasse e junte as frutas cristalizadas e as uvas passas. Misture tudo muito bem até obter uma massa suave e que desgruda das mãos.

Dica: Unte as mãos no momento de amassar a massa e, se for necessário, adicione um pouco mais de farinha até dar o ponto.

Receita de Panetone da vovó - Passo 2
Imagem: natal.ig.com.br
3

Divida a massa em duas porções e coloque-a nas formas. Deixe descansar por 30 minutos e leve ao forno a 180 graus até cada panetone ficar douradinho.

Receita de Panetone da vovó - Passo 3
Imagem: nemguerenempipoca.blogspot.pt
4

Retire do forno e seu panetone da vovó está pronto a comer! Compartilhe essa delícia com os seus amigos e familiares e desfrute!

Confira ainda como fazer outras receitas de panetone para o Natal, como o Panetone salgado, o Panetone trufado e o Panetone com brigadeiro.

Não se esqueça que também pode compartilhar as suas receitas no TudoReceitas.com! Se tem questões ou recomendações sobre a receita, escreva um comentário abaixo. Bom apetite!

Receita de Panetone da vovó - Passo 4

Se você gostou da receita de Panetone da vovó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Panetone.

Suba a sua foto de Receita de Panetone da vovó

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Panetone da vovó

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Panetone da vovó
Imagem: natal.ig.com.br
Imagem: nemguerenempipoca.blogspot.pt
1 de 5
Receita de Panetone da vovó

Voltar ao topo da página