PARTILHAR

Receita de Panetone salgado

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. Atualizado: 14 dezembro 2020
Receita de Panetone salgado

Para deixar a ceia de Natal ainda mais encantadora e deliciosa, prepare um panetone salgado caseiro com as dicas do TudoReceitas! Essa receita de panetone salgado é da amiga Palmirinha Onofre, por isso garantimos que dá muito certo e todos vão amar.

Com uma massa leve e fofa, esse bolo salgado rende muito e é perfeito para surpreender todo o mundo na mesa de Natal. No recheio vai queijo, presunto, salame ou calabresa, azeitonas, oréganos e cebolinha. Confira como fazer panetone salgado lendo a lista de ingredientes e seguindo o passo a passo em fotos abaixo! Coloque logo mãos na massa para preparar esta iguaria deliciosa que com certeza vai fazer o maior sucesso nesse Natal.

8 convidados 2h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes para fazer Panetone salgado:
  • Massa:
  • Recheio:
Também lhe pode interessar: Panetone salgado de liquidificador
Como fazer Panetone salgado:
1

Para fazer panetone salgado comece por bater no liquidificador o fermento esfarelado com os dedos, o leite, a água, o óleo, os ovos e a essência de panetone. Reserve.

Dica: É importante que o leite e a água estejam mornos, assim o fermento será ativado e permitirá a massa do panetone crescer corretamente.

Receita de Panetone salgado - Passo 1
2

Numa bacia misture os ingredientes secos: metade da farinha (500 g), o açúcar, o queijo ralado e o sal. Coloque a misturinha do liquidificador e mexa muito bem com uma colher. Adicione mais farinha, o suficiente para conseguir uma massa consistente para amassar.

Dica: A farinha deverá ser adicionada aos poucos na massa pois, dependendo do ponto, poderá não ser necessário usar a totalidade. Não deixe de colocar o açúcar, ele ajuda a massa a fermentar e a ficar mais gostosa.

Receita de Panetone salgado - Passo 2
3

Transfira a massa de panetone para uma superfície limpa e enfarinhada e sove por uns 5-10 minutos, até a massa ficar macia, elástica e levemente grudenta. Divida a massa em 2 ou 4 partes iguais, abra e recheie com o queijo, o presunto, o salame ou calabresa, as azeitonas, cebolinha e oréganos a gosto.

Dica: Se a massa continuar grudando muito, polvilhe mais farinha. No entanto não coloque demasiada, pois a massa do panetone deve ficar levemente mole para ficar fofinha e areada depois de assar.

Receita de Panetone salgado - Passo 3
4

Volte a amassar as duas metades de massa de panetone, para distribuir bem os ingredientes do recheio. Modele em forma de bolinha, acomode a massa em forminhas de panetone e cubra com um pano. Reserve por 2 horas ou até dobrar de volume.

Dica: A massa crescerá mais depressa se ficar em um local quente.

Receita de Panetone salgado - Passo 4
5

Após esse tempo preaqueça o forno nos 180ºC. Quando atingir essa temperatura, polvilhe queijo ralado e oréganos nos panetones salgados e leve para assar por 30-40 minutos ou até ficarem douradinhos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Dica: Esta receita de panetone recheado com frios rende aproximadamente 2 porções de 500 g ou 4 porções de 250 g.

Receita de Panetone salgado - Passo 5
6

Está pronto seu panetone salgado de liquidificador! Desfrute dessa delícia e surpreenda os seus convidados. Não esqueça também de deixar um comentário dizendo o que você achou desta receita de Natal.

Complete seu cardápio de Natal preparando também:

Receita de Panetone salgado - Passo 6

Se você gostou da receita de Panetone salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Panetone.

Suba a sua foto de Receita de Panetone salgado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Vera Pimenta
gostei dessa receita de panetone caseiro, porém gostaria de saber como fazer uma receita de panetone salgado com fermento seco em vez do fermento fresco
Equipe TudoReceitas
Oi Vera, você pode substituir a quantidade de fermento fresco indicada por 20 g de fermento biológico seco (2 sachês). Experimente e conte para nós como ficou sua massa de panetone salgado!
Ana
Qual o peso de cada um destes panetones , se a massa foi dividia em 3 quero saber qual o peso de cada um dos panetones. obrigado
Marisa
Maravilhooooooo
Receita de Panetone salgado
1 de 7
Receita de Panetone salgado

Voltar ao topo da página ↑