Pão simples

Receita de Pão caseiro simples e fácil

 
Isabel Rescalvo
Por Isabel Rescalvo. 2 abril 2019
Receita de Pão caseiro simples e fácil

Não vá mais na padaria comprar pão! Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de pão caseiro fácil passo a passo em fotos para preparar de um jeito bem simples e sem errar. O resultado é um pão fácil e fofinho em porções individuais, perfeito para servir no café da manhã ou no lanche.

Veja como fazer pão caseiro simples com apenas 5 ingredientes e sem grande esforço, válido mesmo para quem nunca fez nem viu fazer pão na vida. Fazer massa de pão caseiro e colocar para assar é um exercício terapêutico e que faz você valorizar mais o pãozinho de cada dia, pois o pão é a base da nossa alimentação desde há milhares de anos e um alimento que desde sempre reuniu a família em redor da mesa.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de pão caseiro simples e fácil e prepare hoje mesmo!

5 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem açúcar, No forno

Ingredientes para fazer Pão caseiro simples e fácil:

Também lhe pode interessar: Pão caseiro fácil e rápido

Como fazer Pão caseiro simples e fácil:

1

Comece por peneirar a farinha para um bowl. Isso ajuda a arear a farinha e deixar ela mais soltinha, para desfazer os grumos e conseguir um pão fofinho.

Dica: Recomendamos usar farinha de trigo tipo 1 porque é a melhor farinha para fazer pão.

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 1
2

Em seguida dissolva o fermento em um copo com água morna, para ajudar a ativar suas propriedades mais rapidamente.

Dica: Se você quiser substituir o fermento biológico fresco por fermento biológico seco use meia colher de chá de fermento biológico seco.

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 2
3

Coloque a água com o fermento no bowl da farinha e junte também o leite e o sal. Misture com as mãos ou com a batedeira planetária por 10 minutos, até obter uma massa grudenta e com os ingredientes bem misturados.

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 3
4

Modele a massa de pão caseiro em forma de bola e cubra com um pano. Deixe repousar em um local quente durante 1 hora e 45 minutos.

Dica: Para que o pão cresça mais rapidamente ligue o forno nos 50ºC. Quando o forno atingir essa temperatura desligue e coloque a massa de pão no interior. Deixe por 1 hora.

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 4
5

Depois do tempo indicado continue preparando seu pão caseiro com farinha de trigo simples: polvilhe farinha numa bancada de trabalho e coloque a massa do pão nela. Divida a massa em 6 porções iguais e modele cada porção em forma de bolinha.

Coloque as bolinhas de massa afastadas em um tabuleiro de forno com papel manteiga polvilhada com farinha, como na foto. Volte a cobrir com um pano e deixe a massa descansar por mais 45 minutos, para ficar crescida e fofinha.

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 5
6

Ligue o forno nos 210ºC e coloque na base do forno uma assadeira com água, para criar vapor durante o cozimento do pão. Após deixar as bolinhas de massa descansar espalme-as com uma mão e una as 4 laterais da massa ao centro, como na foto.

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 6
7

Vire a massa de pão ao contrário e, com a ajuda de uma faca, desenhe uma cruz ao centro. Coloque assando no forno a 210ºC, com calor em cima e em baixo, por 20 minutos.

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 7
8

Depois de assar seus pães caseiros retire-os do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade de esfriamento. O resultado é um pão caseiro fofinho no interior e com crosta crocante, simplesmente irresistível! Consuma este pãozinho no mesmo dia do seu preparo, pois no dia seguinte ficará duro.

Procurando mais receitas de pão caseiro? Confira estas sugestões:

Receita de Pão caseiro simples e fácil - Passo 8

Se você gostou da receita de Pão caseiro simples e fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão caseiro simples e fácil

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Pão caseiro simples e fácil