Pudins e flans

Receita de Pudim flan de graviola sem forno

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 22 setembro 2017
Receita de Pudim flan de graviola sem forno

Sabia que foi através dos espanhóis que o flan chegou à América? Desde então essa sobremesa tem vindo a ser preparada com ingredientes diferentes da receita tradicional, que lhe conferem um toque exótico e versátil. Um desses ingredientes é a graviola, muito apreciada pelo seu sabor suave e propriedades benéficas para o organismo. Confira abaixo o passo a passo dessa deliciosa receita de pudim flan de graviola sem forno que preparei para o TudoReceitas.com e experimente em sua casa!

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Banho-maria

Ingredientes para fazer Pudim flan de graviola sem forno:

Também lhe pode interessar: Pudim na panela de pressão

Como fazer Pudim flan de graviola sem forno:

1

Para preparar essa sobremesa de graviola comece por descascar a graviola, retirar as sementes e bater no liquidificador. Depois passe por uma peneira para filtrar a parte fibrosa da fruta, caso contrário afetará a textura do pudim. As 6 graviolas devem render 3 xícaras de polpa. Coloque junto com os restantes ingredientes, já pesados e medidos.

Receita de Pudim flan de graviola sem forno - Passo 1
2

Bata os ovos numa tigela grande, adicione o leite condensado, o leite evaporado e a polpa de graviola e misture tudo muito bem.

Dica: O leite evaporado é um leite com consistência de leite condensado mas menos doce.

Receita de Pudim flan de graviola sem forno - Passo 2
3

De seguida prepare a calda de caramelo: coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio-baixo. Acrescente 3 a 4 colheres de sopa de água, apenas para umedecer um pouco, e deixe derreter. Quando a calda começar borbulhando, agite um pouco a panela para evitar que o caramelo queime no fundo e, quando estiver espesso o suficiente, desligue o fogo.

Receita de Pudim flan de graviola sem forno - Passo 3
4

Espalhe o caramelo na forma em que irá preparar o pudim, adicione a mistura do pudim e tampe com papel alumínio. Para cozinhar essa sobremesa em banho-maria sem forno adicione água a uma panela grande ou assadeira e coloque nela a forma com o pudim. A água deve cobrir 3/4 da forma. Leve ao fogo alto e deixe durante 1 hora.

Dica: No fim do tempo indicado pique o pudim com um palito para conferir se está cozinhado.

Receita de Pudim flan de graviola sem forno - Passo 4
5

Depois de assado deixe o pudim esfriar até ficar em temperatura ambiente e reserve na geladeira por 4-8 horas, ou até ao dia seguinte. Para desenformar coloque a forma no fogo durante 1-2 minutos, até observar que o caramelo derreteu e o pudim desgrudou. Desenforme num prato fundo e o pudim flan de graviola sem forno está pronto a servir!

Gostou dessa receita? Confira também as receitas de pudim de abóbora com leite condensado, de pudim de nozes e também de pudim gelado de limão. Bom apetite!

Dica: Vai preparar essa receita? Não se esqueça de subir a foto do resultado final nos comentários, vamos adorar ver!

Receita de Pudim flan de graviola sem forno - Passo 5

Se você gostou da receita de Pudim flan de graviola sem forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Suba a sua foto de Receita de Pudim flan de graviola sem forno

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Pudim flan de graviola sem forno