Saladas saudáveis

Receita de Salada de quinoa vermelha

Receita de Salada de quinoa vermelha

Atualmente, os alimentos chamados de "superalimentos" tornaram-se uma tendência; eles são assim chamados porque possuem altas fontes de nutrientes e antioxidantes que são essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo. Uma delas é a quinoa ou quinua, uma semente nativa do Peru cujas variedades (quinoa real, quinoa preta e quinoa vermelha) são cada vez mais utilizadas em receitas em todo o mundo.

Aqui no TudoReceitas trazemos para você uma receita de salada de quinoa vermelha, uma sugestão original, prática e deliciosa para acompanhar sua dieta. A quinoa vermelha tem um sabor mais intenso do que a quinoa real e preta, por isso combina muito bem com nozes e frutas. É por isso que acrescentamos maçãs e nozes a esta preparação para torná-la perfeita. Continue lendo para saber como fazer salada de quinoa vermelha e todos os benefícios deste grande alimento!

4 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para esportistas, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, Cozido

Ingredientes para fazer Salada de quinoa vermelha:

Também lhe pode interessar: Salada de tomate seco

Como fazer Salada de quinoa vermelha:

1

Para cozinhar quinoa vermelha, primeiro enxague a quinoa sob água corrente, esfregando suavemente as sementes. Escorra e cozinhe numa panela com água fervente por 15 minutos ou até que a quinoa tenha absorvido toda a água. Quando pronto, deixar esfriar e descansar.

Dica: cozinhar quinoa cozinha-se do mesmo jeito que o arroz, por isso você precisa de 2 xícaras de água para cada 1 xícara de quinoa.

Receita de Salada de quinoa vermelha - Passo 1
2

Para acompanhar a quinoa, higienize a alface e corte em pedaços, como na foto. Higienize as maçãs e corte-as em cubos ou fatias. Você pode usar outro tipo de maçã, no entanto as maçãs vermelhas são mais doces.

Dica: também poderá substituir as folhas de alface por espinafre.

Receita de Salada de quinoa vermelha - Passo 2
3

Coloque a alface e a maçã numa tigela de servir e acrescente a quinoa cozida, a uva passa, as nozes ou amendoins, as amêndoas e o queijo ralado. Adicione um pouco de azeite de oliva, para evitar que a maçã oxide e também para conferir mais sabor e liga na sua salada de quinoa vermelha.

Receita de Salada de quinoa vermelha - Passo 3
4

Misture todos os ingredientes e sua salada com quinoa vermelha está pronta para servir! Sirva como acompanhamento de, por exemplo, filé de frango ou carne grelhada e temos a certeza que vai gostar. Bom apetite!

Receita de Salada de quinoa vermelha - Passo 4

Se você gostou da receita de Salada de quinoa vermelha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Saladas saudáveis.

Salada de quinoa vermelha: propriedades e outras receitas

Por si só, esta sugestão de salada de quinoa que apresentamos acima é muito nutritiva, mas você pode alternar os ingredientes substituindo a alface por espinafre, acelga ou couve, por exemplo. Você também pode usar sementes de abóbora ou caju em vez das nozes e amendoins, assim como também é válido substituir o queijo parmesão por outro tipo de queijo firme ou branco da sua preferência. Se você eliminar o queijo desta receita, conseguirá uma salada vegana e sem lactose!

Como mencionamos no início da receita, o uso da quinoa na nossa alimentação está se tornando cada vez mais popular, pois ela tem inúmeras propriedades que a tornam o único alimento vegetal que contém todos os aminoácidos e vitaminas essenciais. Abaixo indicamos algumas das principais propriedades da quinoa que você pode aproveitar nesta e em outras receitas com quinoa:

  • Alto teor de fibras, por isso é recomendada para atletas e pessoas com problemas digestivos e intestinais;
  • É uma proteína poderosa, ideal para substituir a carne, sendo considerada um super-alimento na dieta vegan;
  • É um alimento com baixo índice glicêmico, pelo que pode ser consumido por pessoas com diabetes:
  • A quinoa ajuda a regular o sistema nervoso, também contém antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

Combinando estes benefícios com os de cada um dos ingredientes que você adiciona na salada de quinoa, terá facilmente um super prato rico em vitaminas que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida! Se, além desta, você quiser conhecer outras receitas com quinoa, confira:

Fotos de Salada de quinoa vermelha

Suba a sua foto de Receita de Salada de quinoa vermelha

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Cristina
Apenas uma correção. A quinoa não é proveniente do Peru mas sim dos países andinos de onde Bolívia e Peru são os maiores países que cultiva e exporta a quinoa.
No mais, salada é mt boa! Eu fiz
1 de 6
Receita de Salada de quinoa vermelha