PARTILHAR

Receita de Salada mediterrânea de pepino

Yana
Por Yana, Blogueira de cozinha. 18 dezembro 2020
Receita de Salada mediterrânea de pepino

A salada grega é uma receita tradicional da gastronomia da Grécia, elaborada com os ingredientes típicos deste país e da dieta mediterrânea, tais como o queijo feta, a azeitona, os oréganos e o azeite de oliva. Outros ingredientes incluídos no preparo são tomate, cebola, pepino e pimentão, sendo o tempero bem simples, à base de azeita de oliva, sal, pimenta e orégano. É uma opção de salada leve, fresca e saudável para o almoço, jantar ou para servir como acompanhamento.

Esta receita de salada mediterrânea de pepino também é uma excelente opção para quem não consome carne nem peixe. O único ingrediente de origem animal usado é o queijo feta, porém abaixo mostro como fazer seu próprio queijo feta vegano! Continue aqui no TudoReceitas e prepare logo esta salada ótima para o verão.

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Ingredientes para fazer Salada mediterrânea de pepino:
  • Para a salada:
  • Para fazer queijo feta vegano (opcional):
Também lhe pode interessar: Salada mediterrânea
Como fazer Salada mediterrânea de pepino:
1

Neste caso preparei minha salada grega com queijo feta vegano caseiro. Se você também quiser preparar esse queijo feta vegan, coloque uma panela com cerca de 100 ml de água no fogo até ferver.

Receita de Salada mediterrânea de pepino - Passo 1
2

Enquanto isso, misture em uma tigela todos os outros ingredientes: a farinha de grão de bico, o restante da água (100 ml), a levedura de cerveja, o azeite, a aveia, o suco de limão, os oréganos, o tomilho e o sal. Mexa até obter uma massa lisa e homogênea.

Receita de Salada mediterrânea de pepino - Passo 2
3

Adicione a mistura anterior na panela com a água fervente e mexa sem parar por 1-2 minutos, até virar uma mistura espessa que desgruda da panela.

Receita de Salada mediterrânea de pepino - Passo 3
4

Transfira para um recipiente quadrado ou retangular previamente untado com óleo, alise a superfície e armazene na geladeira até endurecer. Desenforme e corte em cubos: está pronto seu queijo vegan tipo feta!

Receita de Salada mediterrânea de pepino - Passo 4
5

Para fazer a salada grega comece por preparar os legumes: depois de higienizar corte o pepino, a cebola, e os pimentões em pedaços médios (formato da sua preferência) e corte os tomates e as azeitonas ao meio.

Dica: Tradicionalmente esta salada mediterrânea é preparada com cebola roxa, que é a melhor variedade de cebola para ser consumida crua.

Receita de Salada mediterrânea de pepino - Passo 5
6

Coloque esses legumes numa tigela e acrescente o queijo feta e os temperos (oréganos, sal, pimenta do reino e azeite). Misture tudo e coloque num prato ou tigela de servir.

Dica: Se quiser, poderá colocar folhas de alface como base da salada.

Receita de Salada mediterrânea de pepino - Passo 6
7

Sirva esta salada grega com pepino e queijo feta caseiro como uma saborosa entrada, acompanhamento de outros pratos ou almoço/jantar leve. Experimente e conte nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de saladas saudáveis? Veja como fazer:

Receita de Salada mediterrânea de pepino - Passo 7

Se você gostou da receita de Salada mediterrânea de pepino, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Saladas saudáveis.

Benefícios da salada mediterrânea

A receita de salada mediterrânea tradicional sempre inclui pepino, um ingrediente presente em muitos pratos da cozinha grega. O pepino é um alimento de alto valor nutritivo, já que possui vitaminas do grupo B, vitamina C e A, minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio. Além disso, como é composto principalmente de água, apresenta teor calórico muito baixo.

Os demais ingredientes, tais como tomate, cebola e pimentão também são alimentos ricos em vitaminas e minerais, e baixos em calorias. Desta forma, a salada grega acolhe os benefícios da dieta mediterrânea no mesmo prato, tornando-a uma refeição ideal para perder peso ou se manter em forma. A única exceção é a azeitona, que é mais calórica e é recomendável excluí-la da lista de preparo se você quiser perder peso. O mesmo acontece com o queijo feta, que é rico em sódio e contém alguma gordura. No entanto, se o consumo destes ingredientes (azeitona e queijo feta) for compensado com uma alimentação equilibrada nas restantes refeições do dia, não serão problema. Em caso de dúvidas, contate um nutricionista.

Suba a sua foto de Receita de Salada mediterrânea de pepino

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Alder Calmon da Silva Moraes
Uma maravilha essa salada!
Receita de Salada mediterrânea de pepino
1 de 8
Receita de Salada mediterrânea de pepino

Voltar ao topo da página ↑