Como higienizar alface
O alface é um legume de folhas altamente apreciado na cozinha, pois serve como entradinha leve ou acompanhamento para diversos pratos. Também aporta importantes benefícios ao organismo, já que combate a anemia, evita a constipação, ajuda a controlar o colesterol alto, regula os níveis de açúcar no sangue, serve para tratar dores e ajuda a curar o resfriado, entre muitos outros benefícios.
Apesar disso, a alface também pode causar doenças graves se não for corretamente lavada e higienizada já que, por vezes, pode conter terra, adubos e alguns microrganismos perigosos, como a bactéria Escherichia coli. Para evitar isso e garantir uma alimentação saudável para toda a família, continue aqui no TudoReceitas e descubra como higienizar alface de distintas formas.
Como higienizar alface corretamente
Para higienizar alface sem químicos, siga estas recomendações gerais:
- A alface se lava sempre no momento prévio de consumi-la. Não é aconselhado lavar este legume antes de armazenar, já que o excesso de umidade acelera o processo de deterioração;
- Lave bem as mãos. Lave corretamente, usando água e sabão durante 20 segundos;
- Lave meticulosamente a superfície de trabalho e os utensílios que serão usados. Por exemplo: faca, tábua, peneira, mesa, etc. Além disso, use uma tábua para cada coisa: uma para vegetais, outra para carne e uma outra para peixe. Seguindo estas medidas, você evitará uma possível contaminação cruzada;
- Desfolhe a alface, lave e higienize. Seque as folhas com muito cuidado para evitar que quebrem ou se estraguem. Mergulhe em água com algum antisséptico natural, como limão ou vinagre, como explicaremos a seguir;
- O tempo de remolho não deve superar os 15-20 minutos. Passado esse tempo, esfregue as folhas de alface com as mãos, uma por uma, com delicadeza para não quebrá-las. Faça isso até sentir que não há mais rastro de terra nem sujeira;
- Passe por água corrente. Uma vez higienizadas, passe por bastante água corrente da torneira;
- Elimine as folhas manchadas e murchas;
- Seque muito bem as folhas de alface antes de servir. Deixe-as em uma peneira e seque com papel toalha ou use uma centrífuga própria para secar verduras. Depois, pode temperar e servir segundo a sua preferência.
Conselhos: Higienize sempre a alface antes de cortá-la.
Como higienizar alface com água sanitária
Um dos germicidas mais eficientes para produtos alimentares de consumo humano é o que se conhece por lixívia de uso alimentar, também chamada de água sanitária e hipoclorito de sódio. Cuidado, não é a mesma lixívia para a limpeza do lar, já que esta é altamente tóxica e jamais deve usar-se para higienizar alimentos.
A lixívia de uso alimentar ajuda na purificação da água para beber ou para alimentos (frutas e legumes). A capacidade de limpeza e desinfecção do cloro, em todos os formatos, é indiscutível, já que inibe e destrói uma grande variedade de microrganismos: bactérias, vírus, fungos, fermentos, espoas, algas, protozoários, a totalidade dos microrganismos de origem fecal e muitos outros. Veja como higienizar alface com água sanitária:
- Numa bacia coloque 1 litro de água para cada colher de chá de lixívia alimentar;
- Siga os passos anteriormente explicados, remolhando a alface na solução durante 10 minutos.
Conselhos: A fim de promover uma ação antisséptica, recomenda-se que a concentração de hipoclorito de sódio seja em torno 2,0 a 2,5% e o tempo de ação de 10 minutos em contato com o alimento ou superfície (1).
Como higienizar alface com vinagre
O vinagre branco tem capacidades antimicróbicas reconhecidas, que servem para higienizar superfícies e eliminar gordura, assim como para higienizar vegetais e legumes. Além disso, não é toxico e é uma excelente forma de limpar alface sem químicos. Mesmo assim, você deve considerar que a efetividade do vinagre ronda o 80%, já que há agentes patogênicos resistentes ao vinagre. Para usar vinagre como higienizador alimentar, faça o seguinte:
- Prepare um recipiente grande com água e vinagre. A proporção deve ser de partes iguais (por exemplo 250 ml de água e 250 ml de vinagre);
- Siga sempre as indicações anteriormente descritas para garantir um bom resultado final.
Como higienizar alface com bicarbonato
O bicarbonato é um composto solúvel em água com um ligeiro sabor alcalino. Quando entra em contato com um ácido relativamente forte (como o vinagre), decompõe-se em dióxido de carbono e água. A partir desta reação, obtemos os seus múltiplos usos como, por exemplo, o seu poder antimicróbico. O bicarbonato é excelente para desinfetar alface de forma natural, já que não é tóxico e não deixa sabor. Dito isto, prepare este antisséptico da seguinte forma:
- Numa tigela grande, coloque 1 litro de água morna e 2 colheres de chá de bicarbonato.
- Utilize este produto caseiro sempre acompanhado do procedimento completo para higienizar alface, acima descrito.
Como higienizar alface com limão
O limão é um bom antisséptico natural pelo seu alto nível de acidez que muda o pH nas células bacterianas. Desta forma, se cria um ambiente ácido no qual os micróbios não podem sobreviver. Algumas pessoas pensam que a sua eficácia supera a do vinagre. Mas, como se deve usar este produto para higienizar de forma natural?
- Lave bem os limões, esfregando as cascas com uma escova, passe por bastante água corrente da torneira e higienize.
- Deposite numa tigela grande 1 litro de água e ¼ ou ½ litro de suco de limão.
- Siga os passos explicados anteriormente para higienizar alface.
Como higienizar alface com água oxigenada
O peróxido de hidrogênio, que é o mesmo que água oxigenada, tem propriedades germicidas, capazes de eliminar microrganismos por meio da oxidação, já que provoca um processo de queimadura controlada. Muitas pessoas não associam o uso deste produto como desinfetante para alimentos, mas serve sim, já que não é tóxico e elimina muitos microrganismos. Mas, como higienizar alface com água oxigenada?
- Numa tigela grande, coloque 1 litro de água e ½ xícara de água oxigenada (a mesma de uso médico de 10 vol.);
- Siga as instruções do ponto 1 para higienizar a alface.
Mesmo que higienizar com água oxigenada não seja prejudicial, recomendamos optar pelos métodos anteriores, que são muito mais seguros. Quando a alface estiver higienizada, já pode usá-la para elaborar a suas receitas preferidas. Aqui algumas sugestões:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como higienizar alface, recomendamos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.