Figo

Receita de Torta de figo fresco

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 19 outubro 2018
Receita de Torta de figo fresco

Muita atenção na hora de fazer esta torta de figo fresco: saiba que, assim que você provar uma fatia, não vai conseguir parar de comer! Seu aspeto é meio rústico, com base de massa podre, recheio de creme de amêndoas (frangipane, em italiano) e figos frescos em rodelas. É uma torta de frutas que vai muito bem nas festas de final de ano, como o Natal e o Ano Novo, mas também em qualquer outra ocasião em que você consiga figos frescos. Também pode preparar esta torta com figo em calda e figos desidratados, nesse caso basta colocar os figos de molho em água até que fiquem molinhos novamente. Confira abaixo o passo a passo e aprenda a fazer esta sobremesa com figos deliciosa!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes para fazer Torta de figo fresco:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Bombom vegano de figo
Como fazer Torta de figo fresco:
1

Prepare a massa podre batendo a manteiga amolecida com o açúcar na batedeira ou com um fouet até virar um creme. Acrescente o ovo e volte a bater.

Receita de Torta de figo fresco - Passo 1
2

Acrescente a farinha e o sal e misture com as mãos até virar uma massa com consistência semelhante a farofa, mas que fica compacta quando apertamos.

Dica: Neste caso usei metade de farinha de trigo branca e metade de farinha de trigo integral.

Receita de Torta de figo fresco - Passo 2
3

Coloque a massa numa forma de torta de fundo amovível e abra com os dedos até forrar o fundo e as laterais. Reserve na geladeira por 20-30 minutos.

Dica: O tamanho indicado para a forma de torta é 28 cm de diâmetro.

Receita de Torta de figo fresco - Passo 3
4

Enquanto isso prepare o creme de amêndoas, também chamado de creme frangipane. Coloque a farinha de amêndoas, o açúcar, os ovos e a essência de baunilha num bowl e bata até ficar cremoso.

Receita de Torta de figo fresco - Passo 4
5

Espalhe o creme de amêndoas sobre a massa com a ajuda de uma espátula. Corte os figos em rodelas e coloque decorando a torta, cobrindo o creme. Leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.

Dica: Esta torta também pode ser preparada com outras frutas como uva, morangos, pêssego e mais. Experimente as diferentes combinações!

Receita de Torta de figo fresco - Passo 5
6

Está pronta sua deliciosa torta de figo fresco! Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva em fatias. Tenho a certeza que esta receita com figos vai render muitos elogios! Bom apetite.

Procurando mais receitas com figos? Confira estas sugestões:

Dica: Para dourar a torta ligue o grill do forno, aumente a temperatura para 200ºC e deixe assar a torta por mais 5-10 minutos.

Receita de Torta de figo fresco - Passo 6

Se você gostou da receita de Torta de figo fresco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Figo.

Suba a sua foto de Receita de Torta de figo fresco

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
opera
AMO FIGO RECEITA DE FIGO MARAVILHOSA ADOREI PREPARAR TODA A FAMÍLIA PROVOU E REPETIU
Sara Silva
Obrigada pelo seu comentário, opera! Esta torta é tudo de bom mesmo, que bom que todos gostaram 🙂
Abgail Teixeira
Figo tem sabor de minha infância! Me lembrou um pé enorme que tinha no quintal da casa que morávamos na época, muitos doces que mamãe fazia, sem falar dos deliciosos figos maduros... obrigada pelos momento nostálgico, vou em busca dessa fruta maravilhosa e farei a receita e, postarei, 'of course'!
Sara Silva
Oi Abgail, que bom que esta receita trouxe de volta essas memórias felizes! Obrigada pelo seu comentário e, quando preparar esta torta, suba foto dela pronta 🙂
1 de 7
Receita de Torta de figo fresco