Figo

Receita de Figos em calda com sua casca

 
Isabel Rescalvo
Por Isabel Rescalvo. 18 novembro 2021
Receita de Figos em calda com sua casca

Os figos são uma delícia mas, infelizmente, são também uma fruta bastante perecível. Por esse motivo, há anos que as pessoas preparam receitas com figos para que durem mais tempo, como é o caso do figo cristalizado, doce de figo e figo em calda (ou conserva).

Se você está procurando como fazer figos em conserva, aqui no TudoReceitas compartilhamos com você uma receita de vovó com apenas 3 ingredientes! O preparo é muito simples, você não precisa saber nenhum tipo de técnica de cozinha especial, como os pontos do açúcar, e o resultado é um doce delicioso que você vai adorar.

Se você nunca ousou preparar figos em conserva, chegou a hora. Confira abaixo o passo a passo em fotos desta receita de figos em calda com sua casca imperdível.

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Popular no Outono-Inverno, Confitado

Ingredientes para fazer Figos em calda com sua casca:

Também lhe pode interessar: Figo cristalizado passo a passo

Como fazer Figos em calda com sua casca:

1

Para começar preparando esta receita de figos em calda, primeiro lave os figos em água corrente ou higienize-os do seu jeito habitual. Seque e corte o talo, para evitar a proliferação de bactérias na calda.

Dica: use figos maduros, mas firmes e sem machucados.

Receita de Figos em calda com sua casca - Passo 1
2

Coloque os figos numa tigela e adicione o suco de 1 limão espremido.

Receita de Figos em calda com sua casca - Passo 2
3

Adicione o açúcar sobre os figos, cubra com película aderente e reserve por 8-10 horas (durante a noite, por exemplo) em temperatura ambiente.

Receita de Figos em calda com sua casca - Passo 3
4

No dia seguinte, coloque os figos e a calda de açúcar que se formou numa panela e leve ao fogo baixo. Tampe e deixe cozinhar durante 1 hora.

Receita de Figos em calda com sua casca - Passo 4
5

Depois de cozinhar os figos na calda de açúcar, sua conserva de figo está quase pronta! Enquanto estão quentes, retire cuidadosamente os figos da panela e coloque-os num pote de vidro esterilizado. Preencha o espaço com a calda da panela e tampe bem.

Receita de Figos em calda com sua casca - Passo 5
6

Seus figos em calda com casca estão prontos! Armazene em um local escuro e seco (fora da geladeira) por até 1 mês. Depois de abrir, reserve na geladeira e consuma em 1 semana. Agora você pode desfrutar desta sobremesa deliciosa e fácil de fazer! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Veja também como fazer figo cristalizado passo a passo e doce de figo para passar no pão. Bom apetite!

Receita de Figos em calda com sua casca - Passo 6

Se você gostou da receita de Figos em calda com sua casca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Figo.

Valor nutricional dos figos

Os figos são uma fruta deliciosa com múltiplos benefícios para a saúde. Os figos contêm açúcares naturais, que fornecem energia para enfrentar o dia, e apresentam um alto conteúdo de cálcio e fibras, o que ajudam a ter um trato intestinal saudável. Os figos são também um grande aliado na saúde cardiovascular, pois são ricos em gorduras boas, nomeadamente ômegas 3 e 6.

Suba a sua foto de Receita de Figos em calda com sua casca

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Figos em calda com sua casca