Torta de maçã

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida

 
Montse Morote Ortega
Por Montse Morote Ortega. 9 março 2020
Receita de Torta de maçã caramelizada invertida

A Tarte Tatin é uma das tortas de maçã mais conhecidas da gastronomia francesa. Uma torta maravilhosa, simples e deliciosa! O preparo é feito com maçãs cozidas, muito saborosas, macias e digestivas, por isso são usadas para fazer muitas sobremesas e receitas de tortas doces. Embora esta receita tenha açúcar, é uma boa opção de sobremesa com fruta ideal para crianças, jovens e idosos.

Para fazer essa torta de maçã caramelizada invertida, você pode usar o tipo de maçã que você mais gostar. No entanto, para seguir a receita de torta tatin de maçã original, é preferível optar por variedades mais fortes como a maçã verde. Uma vez que estiver pronta, você pode servi-la fria ou quente e, geralmente, acompanhada com uma bola de sorvete de baunilha, um pouco de creme ou canela por cima. De todas as formas, com esta torta você vai fazer o maior sucesso com sua família e vai surpreender a todos com essa torta deliciosa. Continue lendo TudoReceitas e veja o passo a passo em fotos completo!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de França

Ingredientes para fazer Torta de maçã caramelizada invertida:

Também lhe pode interessar: Torta de maçã de frigideira

Como fazer Torta de maçã caramelizada invertida:

1

Prepare o caramelo antes de começar a fazer a torta de maçã invertida. Para fazer isso, leve ao fogo baixo uma panela ou frigideira alta com o açúcar e a manteiga e deixe que, aos poucos, eles derretam. Mexa com uma colher de pau para acelerar o processo.

Dica: Se você tiver uma frigideira que possa ir no fogo e no fogão também, prepare o caramelo nela e a restante montagem da torta também.

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida - Passo 1
2

Enquanto prepara o caramelo, ligue o forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo, e descasque as maçãs. Retire o meio e corte-as em quatro partes iguais.

Dica: Essa torta de maçã pode ser feita com qualquer tipo de maçã, no entanto a mais recomendada é a maçã golden.

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida - Passo 2
3

Você vai saber que o caramelo está pronto quando tiver uma cor amarronzada, mas não muito escura. Nesse ponto, transfira para uma forma de bolo redonda e arrume as maçãs sobre ele, com a parte arredondada voltada para baixo.

Dica: Coloque as maçãs o mais próximo possível umas das outras, sem deixar espaços entre elas. Se restarem espacinhos vazios, corte pedaços menores de maçã e use para completamente.

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida - Passo 3
4

Leve ao forno já quente e deixe por 10-15 minutos, para que as maçãs cozinhem um pouco no caramelo.

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida - Passo 4
5

Depois retire a forma do forno e cubra as maçãs com a massa folhada, acomodando as bordas para dentro. Com um garfo, pique a massa (para evitar que ela suba muito enquanto assa).

Dica: Se a massa for grande demais, corte um pouco as beiradas para encaixar direitinho.

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida - Passo 5
6

Devolva esta torta de maçã com massa folhada ao forno e deixe por 20 a 30 minutos ou até a massa folhada ficar douradinha e crocante.

Dica: Lembre que o tempo varia de acordo com cada forno. É melhor vigiar a massa folhada e, quando estiver dourada, retire a torta do forno.

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida - Passo 6
7

Retire do forno a torta de maçã caramelada e deixe que esfrie um pouco antes de desenformar. Sirva com um pouco de chantilly, canela ou sorvete de baunilha e bom apetite! Confira abaixo mais dicas de preparo e receitas de tortas invertidas para provar.

Dica: Gostou do resultado? Além de lindo, é delicioso! Não esqueça de deixar um comentário 5* e uma foto do resultado final.

Receita de Torta de maçã caramelizada invertida - Passo 7

Se você gostou da receita de Torta de maçã caramelizada invertida, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Torta de maçã. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Mais sobre a torta de maçã caramelizada invertida

A torta de maçã invertida é uma receita originária da França, uma versão do autêntico tarte tatin. Você também pode fazer com massa quebrada, se preferir - nesse caso, confira esta receita de massa podre doce. Outra opção é substituir o açúcar mascavo opor açúcar branco mas, nesse caso, você perderá um pouco o gostinho caramelado característico dos açúcares mais escuros (menos refinados).

Essa torta tatin tem diversas variações: também pode ser feita com pêra, banana e existe até opção salgada, com vegetais variados. De qualquer forma, é deliciosa, macia e suculenta. Além disso, em todas as suas versões, você pode usar a massa folhada ou a massa quebrada para a base, embora a receita original use a massa folhada.

Ficou com vontade de preparar mais receitas de bolo e tortas invertidas? Veja estas sugestões:

Suba a sua foto de Receita de Torta de maçã caramelizada invertida

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Torta de maçã caramelizada invertida