Tortas geladas

Receita de Torta holandesa tradicional

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 20 outubro 2023
Receita de Torta holandesa tradicional

Biscoitos, açúcar, gemas, manteiga, creme de leite, leite e chocolate: esses são os únicos ingredientes necessários para preparar uma deliciosa torta holandesa tradicional! Apesar do nome, a origem da torta holandesa é bem brasileira: nasceu em Campinas na década de 90, pelas mãos da empresária Silvia Maria do Espírito Santo. Silvia havia trabalhado na Holanda anos antes e batizou essa torta como homenagem à sua passagem por esse país europeu.

Essa torta gelada se popularizou bastante, ao ponto de hoje em dia ser presença assídua em vários restaurantes e festas! Por isso, se você quer preparar em sua casa a receita da verdadeira torta holandesa, continue aqui no TudoReceitas. Abaixo compartilhamos todos os detalhes da receita de torta holandesa legítima, com os ingredientes e quantidades usados pela sua criadora. Confira e faça logo!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Torta holandesa tradicional:
  • Para a cobertura:
Também lhe pode interessar: Torta alemã passo a passo
Como fazer Torta holandesa tradicional:
1

Comece preparando o creme da torta holandesa: bata na batedeira a manteiga com o açúcar até obter uma pasta suave, com os grãos de açúcar dissolvidos. Acrescente as gemas, uma de cada vez, batendo até incorporar.

Dica: Para dissolver o açúcar mais facilmente prefira usar açúcar refinado no preparo desta torta gelada.

Receita de Torta holandesa tradicional - Passo 1
2

Em seguida adicione o creme de leite sem o soro (reserve o soro num prato) e bata este creme de torta holandesa em velocidade baixa até incorporar.

Dica: A receita de torta holandesa tradicional não leva gelatina em seu preparo, a criadora da receita garante que se a receita for preparada do jeito certo, a torta não desmonta. Além disso não inclui também leite condensado nem leite Ninho no preparo.

Receita de Torta holandesa tradicional - Passo 2
3

Adicione a essência de baunilha no soro do creme de leite e molhe as bolachas Maria rapidamente na mistura, evitando que fiquem muito moles. Disponha essas bolachas no fundo de uma forma de fundo removível, em uma única camada.

Dica: Se a sua forma não for antiaderente, forre o fundo com papel alumínio. Essa é mais uma das dicas da criadora da receita de torta holandesa tradicional.

Receita de Torta holandesa tradicional - Passo 3
4

Em seguida distribua as bolachas Calipso ao redor da forma, em pé, com o lado do chocolate encostando na forma (virado para fora). Adicione o creme preparado anteriormente e reserve a torta no freezer por, ao menos, 24 horas.

Receita de Torta holandesa tradicional - Passo 4
5

Após esse tempo, prepare a cobertura: misture todos os ingredientes respetivos numa panela e leve ao fogo por alguns minutos, até reduzir bem e formar um creme espesso, mexendo para evitar queimar. Desligue o fogo, espere essa calda esfriar e despeje por cima da torta. Devolva ao freezer até ao momento de servir.

Receita de Torta holandesa tradicional - Passo 5
6

Sua torta holandesa legítima está pronta! A criadora da receita recomenda tirar a torta do freezer algumas horas antes de ser servida, sendo que a consistência ideal é quando a torta está firme, mas macia o suficiente para cortar com uma faca sem grande esforço. Faça esta receita deliciosa e conte nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de tortas geladas? Não deixe de fazer também:

Receita de Torta holandesa tradicional - Passo 6

Se você gostou da receita de Torta holandesa tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas geladas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Torta holandesa original da Holanda

Se você está procurando pela receita de torta holandesa original da Holanda, lamentamos informar que ela não existe. Na Holanda não tem torta holandesa, essa sobremesa foi criada pela paulista Silvia Maria do Espírito Santo, em 1990, para servir no seu café Bruges, em Campinas.

Silvia trabalhou como governanta para uma família holandesa e, quando aperfeiçoou a receita da sobremesa, colocou 'holandesa' no nome da torta como uma homenagem. Ela admite que na Holanda é raro encontrar sobremesas geladas. Por serem países frios, as pessoas de lá preferem sobremesas e doces de forno, como o strudel, pelo que as sobremesas geladas são pouco populares.

Bibliografia
  • https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/NOT,1,1,1301911,torta+holandesa++sua+criadora+sua+historia+e+e+claro+a+receita+original.aspx

Suba a sua foto de Receita de Torta holandesa tradicional

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Val Marques
Melhor torta holandesa da vidaaaaaa, faço todos os anos no aniversário do meu filho, é um sucesso.
A sua avaliação:
Marcelo Costa
Tudo certo, exceto o "paulistana". Sílvia é de Campinas, interior, por isso é uma paulista.
1 de 7
Receita de Torta holandesa tradicional