menu
Partilhar

Receita de Torta alemã tradicional

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 17 dezembro 2020
Receita de Torta alemã tradicional

A receita de torta alemã tradicional é uma deliciosa sobremesa gelada semelhante à torta holandesa, porém com recheio ligeiramente diferente - confira no final desta receita as principais diferenças entre a torta alemã e holandesa.

A torta alemã original é uma torta doce popular, por isso marca presença permanente em confeitarias, restaurantes e festas. Se você não resiste a uma torta alemã perfeita, continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer a melhor torta alemã do mundo com nossas dicas e truques! Abaixo compartilhamos a lista de ingredientes da torta alemã e o preparo passo a passo em fotos. Continue lendo e descubra esta receita de torta alemã tradicional.

8 convidados 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Torta alemã tradicional:
  • Para a base e recheio:
  • Para a cobertura:
Também lhe pode interessar: Torta alemã passo a passo
Como fazer Torta alemã tradicional:
1

Comece preparando a torta alemã batendo a manteiga com o açúcar, de preferência com a batedeira. Bata por 1-2 minutos para obter um creme homogêneo e esbranquiçado, com os grãos de açúcar bem dissolvidos. Acrescente a gema e a essência de baunilha e bata por 5 minutos.

Dica: Passe a gema por uma peneira, de modo a filtrar a película dela e assim evitar o cheiro e gosto a ovo.

Receita de Torta alemã tradicional - Passo 1
2

Pare de bater e acrescente o creme de leite geladinho e sem soro. Bata por 10-15 minutos, até obter um creme lisinho e consistente - se o creme começar talhando, continue batendo até ficar liso ou reserve na geladeira por 30 minutos e volte a bater. Esse é o creme creme para torta alemã!

Dica: Reserve o creme de leite na geladeira por, no mínimo, durante 2 horas antes de bater.

Receita de Torta alemã tradicional - Passo 2
3

Continue preparando esta deliciosa torta gelada: umedeça ligeiramente os biscoitos no leite e distribua pelo fundo e laterais de uma forma de torta. Acrescente 1/3 do creme, cubra com biscoito e repita essas camadas mais duas vezes, finalizando com o creme.

Dica: Nesta receita foi usada uma forma de torta de fundo removível com 24 cm. Forre o interior da forma com papel alumínio ou papel manteiga para que seja mais fácil desenformar.

Receita de Torta alemã tradicional - Passo 3
Imagem: diariodaspanelas.blogspot.pt
4

Quando tiver terminado de montar a torta alemã, prepare a cobertura: esquente o creme de leite no microondas ou no fogo (não precisa ferver, apenas esquentar) e adicione o chocolate picado. Fique mexendo até o chocolate derreter por completo.

Dica: Se quiser preparar uma torta alemã menos doce use chocolate amargo ou meio amargo.

Receita de Torta alemã tradicional - Passo 4
5

Espalhe a ganache anterior sobre a torta, alisando bem com uma colher, e reserve essa sobremesa na geladeira por 4 horas ou no freezer por 2 horas. Sirva, e delicie-se com esta que é, provavelmente, a melhor torta de bolacha. Bom apetite!

Se você procura mais receitas de sobremesas alemãs confira estas delícias:

Dica: Retire a torta alemã tradicional do frio 30 minutos antes de servir, assim ela ficará na consistência ideal para desenformar e servir.

Receita de Torta alemã tradicional - Passo 5

Se você gostou da receita de Torta alemã tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas geladas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Torta alemã x torta holandesa

A torta alemã e a torta holandesa são duas tortas geladas deliciosas e muito parecidas tanto visualmente como nos ingredientes do preparo. Ambas têm como ingredientes principais creme de manteiga, chocolate e biscoito, a diferença principal está no no modo de montagem e no tipo de biscoito usado.

Se você está se perguntando sobre qual é a diferença entre a torta alemã e a torta holandesa descubra a resposta de uma vez por todas:

  • Montagem: A torta alemã é preparada com várias camadas de biscoito entre as camadas de creme de manteiga. Já a torta holandesa é preparada com base de biscoito e recheada somente com creme de manteiga;
  • Biscoito: Na torta alemã o biscoito mais usado no recheio e decoração é o biscoito maisena, enquanto que a torta holandesa é decorada com biscoito calipso.

Confira como fazer torta holandesa passo a passo em fotos.

Suba a sua foto de Receita de Torta alemã tradicional

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
101 comentários
A sua avaliação:
Luciana
Eu fiz essa receita e ficou ótima! Substituí a manteiga por margarina sem sal, e ficou bom. Meus filhos amaram!!!
Obrigada
A sua avaliação:
Beatriz
Oi queria saber se posso trocar o chocolate ao leite pelo meio amargo
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Beatriz, pode sim! Depois conte o que você achou desta receita.
A sua avaliação:
BERNARDETE SEMIONOVAS OLIVEIRA
Gente!!!
Que maravilha de receita a Torta alemã!
Apenas duas considerações: acho que seria melhor, a última camada ser com bolachas, pois mistura o creme ganache com o creme de manteiga.
Outra dica super legal foi que, ao bater a manteiga, o açúcare o cremede leite, minha mistura talhou! Li a dica que se isso acontecesse era pra colocar o creme no liquidificador e bater.... DEU CERTO!!!
salvou meu creme! DEMAIS!!!
MUITA GRATIDÃO💞
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Barnardete, que bom que você gostou da nossa receita de torta alemã! Obrigada pelo seu comentário com essas dicas valiosas e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Guilherme Campos
Nos ingredientes fala 200 (duzentas) latas de creme de leite! Nos comentários vi falando que tem que ser creme de leite fresco. Qual a quantidade e tipo certo?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Guilherme, na receita está indicado que são 200 mililitros (ml) de creme de leite sem soro e gelado. Use o creme de leite de lata ou de caixinha, não precisa ser creme de leite fresco, mas ele precisa estar bem gelado na hora de bater.
A sua avaliação:
Duvio Chen
Os 240 ml de Leite era só para o Biscoito ? Porque Eu fiquei confuso, e acabei colocando os 240 ml no Recheio... Acho que fiz Errado... Fiz na Mão porque não estou com a Batedeira no Momento... E se possível, corrigir na Seção de Ingredientes os "200 latas de creme de leite" para "Latas de 200 GRAMAS de creme de leite"
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Duvio, o leite vai somente no passo 3 e é usado para umedecer o biscoito, ele não é indicado em nenhum outro momento do preparo do recheio. Vamos corrigir essa informação das latas de creme de leite, obrigada pelo seu comentário!
Duvio Chen
Eu que agradeço pela Atenção, até que para Meu Primeiro Doce, não ficou tão Ruim assim, só ficou Aguado mesmo por conta do Leite no Recheio, mas ficou Delicioso ! Amei a Receita :D
A sua avaliação:
Cristiane Barbosa Barros
Olá gostaria de saber sobre o creme de leite:há algum que eu possa comprar pronto sem ser o de lata pra essa receita?
Se sim qual?
Existe algo pra dar liga sem ser a gema?se eu não colocar o que pode acontecer?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Cristiane, aconselhamos usar o creme de leite de lata porque ele é melhor para bater. No entanto também poderá usar creme de leite de garrafa ou até nata, apenas evite o creme de leite de caixinha. Se preferir pode fazer sem a gema, também dará certo. Experimente e conte para nós o que você achou desta receita de torta alemã tradicional!
A sua avaliação:
Marta Wosniak
Achei legal! Ótimo essas receitas pois posso variar quando eu quiser
A sua avaliação:
Renata Dourado
Fala uma lata do creme de leite fresco ( para bater picos firmes) mas qual o ml dessa lata? Aqui na bahia tem 2 tamanhos do creme de leite fresco 30% gordura. Queria saber a quantidade. Traduz em ml ou peso por favor. Desde já agradeço. Dia 28 meu aniverdario, quero fazer essa torta
Duvio Chen
Como Ela disse 200, não poderia ser 200 Lata de Creme de Leite né, então deduzimos que é 200 Gramas de Creme de Leite...
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Duvio, isso mesmo! Vamos corrigir.
A sua avaliação:
Franciane
Olá! Segui a dica de gelar o creme de leite. Parece que isso faz talhar o creme quando junta com a mistura de manteiga. Não deu certo 😕
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Franciane, o creme de leite deve estar geladinho para bater. Quando você adiciona nele a mistura de manteiga e açúcar deve bater muito bem para evitar que fique talhado. Se não estiver conseguindo, deixe a mistura gelar por 30 minutos a 1 hora e volte a bater.
Franciane
Oi Sara! Usei o creme de leite de lata, muito muito gelado, por isso não deu certo. Depois que talhou meu creme, pesquisei e li que bater no liquidificador ele homogeniza. Fiz isso e ficou homogêneo porém super liquido. Montei a torta mesmo assim pra não perder os ingredientes. Ficou liquido mas delicioso. Fez sucesso na festa de aniversário da minha filha. Abraço.
BERNARDETE SEMIONOVAS OLIVEIRA
Se talhar, como o meu talhou, ponha no liquidificador e bata!!! Recupera 100%!!!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Bernardete, que dica maravilhosa! Obrigada por compartilhar e continue conferindo nossas receitas.
A sua avaliação:
Ana
Olá, Sará!
A lata de creme de leite fresco q vc usou como referencia tem qts ml?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Ana, a lata de creme de leite usada tem 300 g e deverá estar bem geladinha antes de usar (não usei creme de leite light). Se você fizer esta receita de torta alemã conte o que achou!
A sua avaliação:
POLLYANA MARTINS DE SOUZA FERNANDES
Adoro suas receitas! Posso usar creme culinário?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Pollyana, obrigada pelo seu comentário. Pode sim, depois conte para nós como ficou sua torta alemã!
A sua avaliação:
André Tavares
Olá, Sara! O creme da torta que fiz ficou areoso(cristais de açúcar). Será eu bati pouco na batedeira? Fora isso ficou ótima!

Obrigado!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi André. É possível, sim! O açúcar deve ser batido até os grãos se dissolverem, para isso aconselhamos usar açúcar refinado.
Leticia
Poxa, seria bom colocar que aconselha açúcar refinado logo nos ingredientes. Coloquei cristal, pq não especificava o tipo e me dei mal, não dissolve nunca :( vou perder o creme
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Leticia, quando uma receita não especifica o tipo de açúcar é porque é sempre açúcar refinado (assim como o ingrediente somente escrito 'farinha' é sempre trigo). Isso é válido para o nosso portal de receitas e para qualquer outro também.
A sua avaliação:
Rita de Cassia Franco Veloso
Estou precisando da resposta do comentário que enviei omtem
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Rita, seu comentário já foi respondido: o creme de leite de lata não é indicado para esta receita. Você precisa usar um creme de leite com mais de 30% de gordura, para ele ficar bem firme. Outra opção é usar nata.
Daniela
As respostas estão confusas...Na receita recomenda duas latas de creme de leite, em algumas respostas você fala para usar o de lata gelado em outras você fala que não recomenda....
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Daniela, o correto é preparar a receita com os ingredientes que estão na lista e de acordo com o modo citado. Essa receita já foi revista para dar certo, por isso alguns comentários estão desatualizados.
A sua avaliação:
Rita de Cassia Franco Veloso
Na torta alemã se eu usar o creme de leite de lata , deixando na geladeira mais de 2horas , escorrendo o soro , eu ainda devo bater na batedeira ? Eu não quaro um recheio que desande , quero um recheio mais firme
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Rita, o creme de leite de lata não é indicado para esta receita. Você precisa usar um creme de leite com mais de 30% de gordura, para ele ficar bem firme. Outra opção é usar nata.
A sua avaliação:
Lídia crystal
Boa. Fica uma delícia
A sua avaliação:
neusabonfanticenzi@hotmail.com
Ameiiiiiii
Receitas fáceis e deliciosa,apesar de eu ser fã de salgados
A sua avaliação:
Expedito Alves
Fiz ficou excelente, é umuito pouco trabalhosa mais o final é excelente
A sua avaliação:
Rosangela Correa Senra Vieira
Gistaria de receber algumas receitas sem gluten.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Rosangela, veja como fazer esta receita de cuca sem glúten e sem lactose: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-cuca-de-morango-sem-gluten-e-sem-lactose-7400.html
A sua avaliação:
Valquiria
Qual o ponto do creme de leite (usei o de garrafa pasteurizado gourmet RAR), para que não vire nata? Fiz a primeira com o de lata, a segunda com o de garrafa, ambas viraram manteiga ( desoraram). Vou tentar novamente.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Valquiria, o truque é simplesmente não bater demais. Bata somente até o creme de leite ficar firme.
A sua avaliação:
Railda
Gostaria de saber qual manteiga que devo usar nessa receita da torta alemã
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Railda, use manteiga sem sal.

Receita de Torta alemã tradicional
Imagem: diariodaspanelas.blogspot.pt
1 de 6
Receita de Torta alemã tradicional

Voltar ao topo da página