Bolos decorados

Receita de Tronco de Natal fácil

 
Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 19 dezembro 2017
Receita de Tronco de Natal fácil

O tronco de Natal é uma receita típica dos países da Europa preparada para sobremesa da ceia de Natal. Basicamente é um bolo de pão de ló decorado de forma a ficar semelhante a um tronco de lenha o que, apesar de parecer complicado, é na verdade bem simples de preparar. Existem muitas receitas de bolo tronco de Natal que variam no recheio, a que apresentamos abaixo é a sugestão do TudoReceitas. Confira e experimente!

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para crianças, Receitas de Natal, No forno

Ingredientes para fazer Tronco de Natal fácil:

Também lhe pode interessar: Bolo de coco decorado para o Natal

Como fazer Tronco de Natal fácil:

1

Para fazer esta receita de tronco de Natal fácil comece por reunir os ingredientes necessários. Neste caso vamos preparar um tronco de Natal com recheio de marshmallows.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 1
2

Em seguida separe cuidadosamente as claras das gemas e, se quiser, peneire as gemas para evitar o cheiro e gosto de ovo.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 2
3

Prepare um merengue com as claras: acrescente uma pitada de sal e bata-as em neve com a ajuda de uma batedeira elétrica. Quando estiverem firmes acrescente o açúcar cristal enquanto bate e continue batendo até obter um creme brilhante que forma picos. Se tiver dúvidas confira a receita passo a passo de merengue.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 3
4

O passo seguinte desta receita de bolo de Natal é acrescentar as gemas ao merengue e misturar manualmente e de forma envolvente, para evitar que o merengue perca o ar e baixe de volume.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 4
5

Assim que as gemas estejam bem integradas, adicione a farinha peneirada e misture novamente de forma envolvente.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 5
6

Coloque a mistura deste bolo pão de ló em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve a assar no forno preaquecido a 165ºC por 20 minutos, ou até que fique ligeiramente dourado na laterais.

Dica: Preste atenção pois esta massa queima rápido.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 6
7

Enquanto a massa do bolo assa prepare o recheio do tronco de Natal: leve a manteiga e os marshmallows a derreter no microondas, em potência máxima, por 30 minutos. Retire, misture e volte a esquentar por mais 30 minutos, até obter um creme homogêneo. Acrescente o açúcar de confeiteiro e bata com a ajuda da batedeira elétrica.

Dica: É natural que a mistura fique um pouco líquida depois de ir ao microondas. Preste atenção para evitar que queime.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 7
8

Assim que o bolo estiver assado, retire do forno e deixe esfriar. Depois desgrude do papel, vire ao contrário e espalhe o creme sobre todo ele.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 8
9

Monte o tronco de Natal: com a ajuda do papel manteiga, enrole o bolo como um rocambole, pressionando bem com as mãos. Corte uma das pontas na diagonal e coloque esse pedaço sobre o rolinho de bolo, grudando-o com um pouco de chocolate derretido.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 9
10

Esquente o creme de leite, adicione o restante chocolate picado e misture muito bem. Cubra todo o bolo com essa mistura de ganache e reserve na geladeira para endurecer. Depois, com um garfo, raspe ligeiramente o chocolate e assim conseguirá uma textura semelhante aos troncos das árvores.

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 10
11

Após o passo anterior, este tronco de Natal fácil está pronto a ser servido e surpreender todos! Decore com cerejas e folhas de chocolate e diga nos comentários o que achou.

Se você procura mais receitas tradicionais de Natal, confita também como fazer bolo de reis, o clássico panetone e também os sonhos de Natal. Bom apetite e feliz Natal!

Receita de Tronco de Natal fácil - Passo 11

Se você gostou da receita de Tronco de Natal fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados.

Suba a sua foto de Receita de Tronco de Natal fácil

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 12
Receita de Tronco de Natal fácil