Partilhar

Receita de Merengue caseiro

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 6 abril 2020
Receita de Merengue caseiro

O que é merengue? Simplesmente clara de ovo e açúcar batidos juntos! Um merengue pode ficar mais ou menos firme consoante a quantidade de açúcar adicionada e é utilizado sobretudo para rechear, confeitar e decorar sobremesas.

Existem várias receitas de merengue que diferem na dificuldade do preparo. Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer merengue francês, que é considerado o mais fácil de fazer. O merengue francês é mais cremoso e ideal para usar como cobertura de torta de limão merengada, por exemplo.

Se você está querendo conhecer todas as dicas e truques para conseguir um merengue perfeito, não procure mais: siga esta receita de merengue caseiro passo a passo e prepare sem erro!

8 convidados 10m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de França
Ingredientes para fazer Merengue caseiro:
Também lhe pode interessar: Merengue assado caseiro (suspiro)
Como fazer Merengue caseiro:
1

Comece por bater as claras em neve com a ajuda da batedeira elétrica ou planetária, adicionando o açúcar refinado pouco a pouco.

Dica: Se as claras de ovo estiverem geladas será mais fácil bater.

Receita de Merengue caseiro - Passo 1
2

Quando as claras estiverem em ponto neve, ou seja, bem firmes, adicione o açúcar de confeiteiro também pouco a pouco enquanto bate. Continue batendo até obter um creme bem consistente e brilhante que forma picos, como na fotografia.

Dica: Se as claras demorarem para ficar em neve, junte o suco de limão ou o sal para acelerar o processo.

Receita de Merengue caseiro - Passo 2
3

Este merengue de claras não é indicado para fazer suspiros crocantes, ele fica com consistência cremosa e é o tipo de merengue usado na torta de limão e noutras tortas merengadas. Por isso, coloque o merengue num saco de confeiteiro e use para confeitar suas tortas doces. Leve ao forno a 200ºC até dourar.

Receita de Merengue caseiro - Passo 3
4

Agora você sabe como se faz merengue caseiro! Diga nos comentários o que você achou desta receita para fazer merengue e confira também estas outras receitas de merengue que vale a pena testar:

Receita de Merengue caseiro - Passo 4

Se você gostou da receita de Merengue caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Merengue. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Truques para fazer merengue caseiro perfeito

Apesar de seu preparo ser simples, existem algumas chances do seu merengue de ovo e açúcar não dar tão certo devido a alguns pormenores importantes. Confira estes truques para fazer merengue com sucesso e com a garantia que não baixa depois de bater:

  • Use utensílios bem secos e limpos - qualquer vestígio de gordura pode tornar difícil o merengue endurecer;
  • As claras de ovo não podem conter pedacinhos de gema de ovo nem de casca;
  • Preferencialmente as claras devem estar geladas na hora de bater, assim será mais fácil bater;
  • Se as claras demorarem para ficar firmes, adicione algumas gotas de suco de limão, uma pitada de sal ou pó para merengue (um produto de confeitaria que ajuda a garantir um merengue bem firme).

Quando conseguir preparar este creme doce com sucesso, não hesite em usar nestas deliciosas sobremesas com merengue:

Suba a sua foto de Receita de Merengue caseiro

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Noêmia
Cheiro de ovo mesmo colocando baunilha
A sua avaliação:
Roberta
Usei essa receita pra fazer a cobertura de uma torta de limão. Mas após eu retirar do forno, observei que cozinhou por cima, mas por baixo, continuou cru. Será que fiz algo errado durante o processo?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Roberta, se o merengue ficou cremoso por baixo não tem problema algum, é mesmo assim! Ele fica com consistência tipo chantilly, diferente de suspiro crocante.
A sua avaliação:
Pedro
200ºC ???? claras a 200 graus ?,queimaram por fora em 5 minutos e ficaram crus por dentro e baixaram. A receita são 100-120ºc no maximo tal como todas as outras na internet.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Pedro, esta é uma receita de merengue, não é uma receita de suspiro. Para fazer suspiro, confira esta receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-suspiro-caseiro-colorido-6361.html
A sua avaliação:
Débora Morgana
Boa tarde amada,adorei essa receita de merengue,eu posso usá-la como cobertura para bolo?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Débora, pode sim, no entanto note que na receita referimos o seguinte: "Por ser preparado com claras cruas, este merengue deve ser assado após o preparo". Por isso será melhor usar na cobertura de bolo um chantilly com creme de leite como ensinamos a fazer nesta receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-chantilly-com-creme-de-leite-4647.html
A sua avaliação:
natalia
estava procurando como fazer suspiro com claras e graças a Deus encontrei esta receita maravilhosa que deu super certo!!! incrível, até hoje não sei como não achei ela antes rsrsrsr super recomendo!!!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Natália, que bom que seus suspiros deram certo com nossa receita! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas sugestões 🙂
Cláudia
Na receita fala que por ser de claras cruas é para colocar para assar. Mas não explicou como. Poderia dar detalhes por favor.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Cláudia, na receita explicamos o seguinte: "por ser preparado com claras cruas, este merengue deve ser assado após o preparo. Coloque o merengue num saco de confeiteiro e use para confeitar, por exemplo, torta de limão. Leve ao forno a 200ºC até dourar."

Receita de Merengue caseiro
1 de 5
Receita de Merengue caseiro

Voltar ao topo da página