Partilhar

Como congelar brócolis e couve flor?

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 27 novembro 2018
Como congelar brócolis e couve flor?

Se você já comprou brócolis ou couve-flor frescos sabe que estes legumes têm uma validade curta: se não forem corretamente armazenados, após 4-5 dias já começam se formando manchas de bolor neles. Infelizmente nem sempre conseguimos cozinhar os legumes frescos no tempo devido, por isso um jeito esperto de prolongar a validade e evitar o desperdício é congelando. Mas como congelar brócolis e couve flor? Aqui no TudoReceitas compartilhamos as dicas com você! Confira como congelar brócolis cru, como congelar brócolis cozido, qual o melhor jeito de limpar brócolis e o mesmo com a couve flor, já que são dois legumes bem semelhantes. Confira abaixo todos os detalhes e aprenda a congelar brócolis e couve flor do jeito certo!

Também lhe pode interessar: Como congelar abóbora

Como limpar brócolis e couve flor para congelar

Antes de cozinhar ou congelar brócolis e couve flor é importante limpar os legumes, assim você estará evitando uma contaminação de bactérias e presença de insetos no próprio alimento e até mesmo no freezer ou geladeira. Confira nossas dicas detalhadas acerca de como limpar brócolis e faça do mesmo jeito com a couve flor.

Primeiramente rejeite as folhas velhas e os pedaços que estejam mofados ou com aspecto duvidoso - confira como saber se os brócolis estão estragados.

Você pode simplesmente lavar o brócolis e a couve flor com água filtrada, no entanto isso não eliminará a maioria das impurezas e eventuais bactérias. Por isso aconselhamos colocar os legumes numa bacia com água e 2-3 colheres de sopa de vinagre, que é um desinfetante eficaz e barato que todo o mundo tem em casa. Deixe por 10-15 minutos, passe por água e seque.

Como congelar brócolis e couve flor? - Como limpar brócolis e couve flor para congelar

Como congelar brócolis e couve flor crua?

Depois de limpar e higienizar devidamente os legumes, chega a hora de preparar o brócolis e a couve-flor para congelar. Neste momento surge a dúvida: pode-se congelar couve flor crua? Como congelar brócolis: cru ou cozido? A resposta é simples: você pode congelar esses legumes crus, mas não é aconselhado pois a textura e sabor serão alterados.

Para melhor preservar o sabor, textura e nutrientes destes legumes, o ideal é escaldar ou branquear os legumes antes de congelar. Veja como fazer:

  1. Corte a couve flor e o brócolis em floretes;
  2. Coloque para ferver uma panela grande com água (não adicione sal);
  3. Quando estiver fervendo, adicione os legumes (pode escaldar juntos na mesma panela ou em panelas separadas) e deixe por 3 minutos;
  4. Retire os legumes para uma tigela com água gelada (pode adicionar pedras de gelo). Deixe por 3 minutos, para baixar a temperatura e parar o cozimento;
  5. A couve flor e o brócolis estão prontos para congelar! Congele dentro de sacos plásticos ou em tigelas tampadas.
Como congelar brócolis e couve flor? - Como congelar brócolis e couve flor crua?

Como descongelar legumes congelados?

Agora que você sabe como congelar os legumes, veja como fazer para descongelar brócolis e como descongelar congelar couve flor sem comprometer a textura, sabor e nutrientes.

Retire os legumes da geladeira e coloque em um pouco de água, para eliminar o excesso de gelo. Em seguida cozinhe do jeito habitual (em uma panela com água, no vapor, no forno...) e com os temperos desejados, lembrando que o brócolis e a couve flor congelados demoram menos para cozinhar e libertarão água. Também pode descongelar brócolis e descongelar couve flor na panela de pressão com 2 minutos de fervura.

Dica: Para deixar a couve-flor branquinha após o cozimento coloque um pouco de leite, uma rodela de limão ou suco de limão na água do cozimento.

Como congelar brócolis e couve flor? - Como descongelar legumes congelados?

Como fazer brócolis congelado no microondas?

Cozinhar brócolis no microondas é uma dica bem prática e rápida. Para fazer brócolis congelado no microondas coloque a quantidade de brócolis pretendida numa tigela e adicione um pouco de água (para 250 g de brócolis junte 2 colheres de sopa de água). Cubra a tigela com uma tampa ou com um prato para conseguir um efeito de brócolis cozido no vapor.

Coloque a tigela no microondas, ligue em potência alta e deixe cozinhar por 2 minutos. Após, retire a tampa com cuidado (será libertado vapor quente) e mexa o brócolis. Volte a tampar e retorne ao microondas por mais 2 minutos. Repita novamente se o brócolis ainda estiver cru. No final escorra a água, tempere o brócolis a gosto e sirva.

Como congelar brócolis e couve flor? - Como fazer brócolis congelado no microondas?

O que fazer com brócolis congelado?

O brócolis congelado pode ser usado nas mesmas receitas em que você usaria brócolis fresco, com a diferença que o brócolis congelado demora menos para cozinhar (porque já foi pré-cozinhado antes de congelar) e libertará água resultante do congelamento.

Confira estas receitas de brócolis que você poderá cozinhar com brócolis congelado:

Como congelar brócolis e couve flor? - O que fazer com brócolis congelado?

O que fazer com couve flor congelada?

Depois de congelar couve flor, você pode cozinhar o legume do mesmo jeito que faria com couve flor fresca. Apenas lembre que couve flor congelada demora menos para cozinhar e irá soltar água.

Confira estas receitas de couve flor para usar sua couve flor congelada:

Como congelar brócolis e couve flor? - O que fazer com couve flor congelada?

Se gostou do artigo Como congelar brócolis e couve flor?, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre Como congelar brócolis e couve flor?

O que lhe pareceu o artigo?

Como congelar brócolis e couve flor?
1 de 7
Como congelar brócolis e couve flor?

Voltar ao topo da página