PARTILHAR

Como congelar brócolis e couve flor?

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 27 novembro 2018
Como congelar brócolis e couve flor?

Se você já comprou brócolis ou couve-flor frescos sabe que estes legumes têm uma validade curta: se não forem corretamente armazenados, após 4-5 dias já começam se formando manchas de bolor neles. Infelizmente nem sempre conseguimos cozinhar os legumes frescos no tempo devido, por isso um jeito esperto de prolongar a validade e evitar o desperdício é congelando. Mas como congelar brócolis e couve flor? Aqui no TudoReceitas compartilhamos as dicas com você! Confira como congelar brócolis cru, como congelar brócolis cozido, qual o melhor jeito de limpar brócolis e o mesmo com a couve flor, já que são dois legumes bem semelhantes. Confira abaixo todos os detalhes e aprenda a congelar brócolis e couve flor do jeito certo!

Também lhe pode interessar: Como congelar batata para fritar

Como limpar brócolis e couve flor para congelar

Antes de cozinhar ou congelar brócolis e couve flor é importante limpar os legumes, assim você estará evitando uma contaminação de bactérias e presença de insetos no próprio alimento e até mesmo no freezer ou geladeira. Confira nossas dicas detalhadas acerca de como limpar brócolis e faça do mesmo jeito com a couve flor.

Primeiramente rejeite as folhas velhas e os pedaços que estejam mofados ou com aspecto duvidoso - confira como saber se os brócolis estão estragados.

Você pode simplesmente lavar o brócolis e a couve flor com água filtrada, no entanto isso não eliminará a maioria das impurezas e eventuais bactérias. Por isso aconselhamos colocar os legumes numa bacia com água e 2-3 colheres de sopa de vinagre, que é um desinfetante eficaz e barato que todo o mundo tem em casa. Deixe por 10-15 minutos, passe por água e seque.

Como congelar brócolis e couve flor? - Como limpar brócolis e couve flor para congelar

Como congelar brócolis e couve flor crua?

Depois de limpar e higienizar devidamente os legumes, chega a hora de preparar o brócolis e a couve-flor para congelar. Neste momento surge a dúvida: pode-se congelar couve flor crua? Como congelar brócolis: cru ou cozido? A resposta é simples: você pode congelar esses legumes crus, mas não é aconselhado pois a textura e sabor serão alterados.

Para melhor preservar o sabor, textura e nutrientes destes legumes, o ideal é escaldar ou branquear os legumes antes de congelar. Veja como fazer:

  1. Corte a couve flor e o brócolis em floretes;
  2. Coloque para ferver uma panela grande com água (não adicione sal);
  3. Quando estiver fervendo, adicione os legumes (pode escaldar juntos na mesma panela ou em panelas separadas) e deixe por 3 minutos;
  4. Retire os legumes para uma tigela com água gelada (pode adicionar pedras de gelo). Deixe por 3 minutos, para baixar a temperatura e parar o cozimento;
  5. A couve flor e o brócolis estão prontos para congelar! Congele dentro de sacos plásticos ou em tigelas tampadas.
Como congelar brócolis e couve flor? - Como congelar brócolis e couve flor crua?

Como descongelar legumes congelados?

Agora que você sabe como congelar os legumes, veja como fazer para descongelar brócolis e como descongelar congelar couve flor sem comprometer a textura, sabor e nutrientes.

Retire os legumes da geladeira e coloque em um pouco de água, para eliminar o excesso de gelo. Em seguida cozinhe do jeito habitual (em uma panela com água, no vapor, no forno...) e com os temperos desejados, lembrando que o brócolis e a couve flor congelados demoram menos para cozinhar e libertarão água. Também pode descongelar brócolis e descongelar couve flor na panela de pressão com 2 minutos de fervura.

Conselhos: Para deixar a couve-flor branquinha após o cozimento coloque um pouco de leite, uma rodela de limão ou suco de limão na água do cozimento.

Como congelar brócolis e couve flor? - Como descongelar legumes congelados?

Como fazer brócolis congelado no microondas?

Cozinhar brócolis no microondas é uma dica bem prática e rápida. Para fazer brócolis congelado no microondas coloque a quantidade de brócolis pretendida numa tigela e adicione um pouco de água (para 250 g de brócolis junte 2 colheres de sopa de água). Cubra a tigela com uma tampa ou com um prato para conseguir um efeito de brócolis cozido no vapor.

Coloque a tigela no microondas, ligue em potência alta e deixe cozinhar por 2 minutos. Após, retire a tampa com cuidado (será libertado vapor quente) e mexa o brócolis. Volte a tampar e retorne ao microondas por mais 2 minutos. Repita novamente se o brócolis ainda estiver cru. No final escorra a água, tempere o brócolis a gosto e sirva.

Como congelar brócolis e couve flor? - Como fazer brócolis congelado no microondas?

O que fazer com brócolis congelado?

O brócolis congelado pode ser usado nas mesmas receitas em que você usaria brócolis fresco, com a diferença que o brócolis congelado demora menos para cozinhar (porque já foi pré-cozinhado antes de congelar) e libertará água resultante do congelamento.

Confira estas receitas de brócolis que você poderá cozinhar com brócolis congelado:

Como congelar brócolis e couve flor? - O que fazer com brócolis congelado?

O que fazer com couve flor congelada?

Depois de congelar couve flor, você pode cozinhar o legume do mesmo jeito que faria com couve flor fresca. Apenas lembre que couve flor congelada demora menos para cozinhar e irá soltar água.

Confira estas receitas de couve flor para usar sua couve flor congelada:

Como congelar brócolis e couve flor? - O que fazer com couve flor congelada?

Se gostou do artigo Como congelar brócolis e couve flor?, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Geovana Pereira Marques
Pode conservar por quanto tempo no congelador?
A sua avaliação:
Carmen
Gostei muito de saber como congelar o brócolis...e a receita de como fazer conserva com a pimenta biquinho..👍
A sua avaliação:
Fátima
Bom dia ,obrigado pelas vossas dicas são muito útil e gostava de saber mais.As vezes deixamos estragar alimentos por não saber como cuidar é pena não haver mais informações como as vossas obrigado
Sara Silva
Oi Fátima, obrigada pelo seu comentário! Para mais dicas de congelamento de alimentos confira também esta matéria sobre como congelar arroz cozido: https://www.tudoreceitas.com/artigo-como-congelar-arroz-cozido-9395.html
A sua avaliação:
Maria Edna Lau
Adorei suas dicas!
A sua avaliação:
Nair Fernandes Pinheiro
Ótimas dicas! gostei muito...
A sua avaliação:
Maria Lúcia Martins
Por gentileza, receitas e dicas sem gluten e sem lactose e para que tem diabetes.
Obs: ótimas e receitas e dicas.
Sara Silva
Oi Maria Lúcia, obrigada pelo seu comentário! No nosso portal você encontra várias receitas sem glúten, basta digital 'sem glúten' na caixa de busca. Confira esta sugestão: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-bolo-sem-farinha-e-sem-acucar-8744.html
A sua avaliação:
Marilene B Barbosa
Muito bom . Virei fã. Obrigada
Sara Silva
Oi Marilene, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
A sua avaliação:
solange
acho muito prático fazer brocolis e couve flor congelados, também gostaria de saver como congelar batata doce crua
Sara Silva
Oi Solange, obrigada pelo seu comentário! Anotámos seu pedido de receita 🙂
Como congelar brócolis e couve flor?
1 de 7
Como congelar brócolis e couve flor?

Voltar ao topo da página ↑