Partilhar

Como congelar arroz cozido

 
Por Emilia Cicolo. 13 maio 2020
Como congelar arroz cozido

O arroz está presente no dia a dia da maioria das famílias brasileiras. Seu preparo é simples, mas em momentos que precisamos de uma refeição rápida é muito prático ter arroz congelado.

Além disso, saber como congelar arroz cozido é uma ótima opção para armazenar esse alimento quando preparado em grande quantidade, pois a durabilidade é muito maior do que na geladeira. Siga acompanhando as dicas para congelar corretamente e consumir um arroz descongelado com sabor de comida fresquinha! Confira tudo aqui no TudoReceitas.

Também lhe pode interessar: Como congelar brócolis e couve flor?

Cozimento do arroz

Na hora de cozinhar arroz para congelar utilize menos sal que o habitual, pois o congelamento intensifica o sabor dos temperos. Cozinhe o arroz do jeito tradicional mas deixe ele "al dente", assim o arroz estará no ponto certo ao ser reaquecido.

Como congelar arroz cozido - Cozimento do arroz

Congelamento do arroz

Espere o arroz esfriar totalmente antes de congelar, isso evita a formação de cristais de gelo que deixam o arroz aguado. Divida a quantidade de arroz em pequenas porções e distribua em potes ou sacos plásticos, sem encher completamente, pois a água presente nos alimentos expande ao congelar.

  • Por quanto tempo posso congelar arroz cozido? O arroz cozido tem validade de até 3 meses no freezer. Para melhor controle desse tempo, anote a data em que o arroz foi congelado.
Como congelar arroz cozido - Congelamento do arroz

Descongelar arroz cozido

Para descongelar o arroz cozido, coloque o arroz na geladeira horas antes do consumo, para que descongele gradualmente. Para reaquecer, umedeça com 1 colher de sopa de água e leve ao fogo ou microondas por poucos minutos. Assim você terá seu arroz pronto para servir, tal como se fosse arroz acabado de fazer!

Como congelar arroz cozido - Descongelar arroz cozido

Mais conselhos de congelamento

Agora que você conhece as dicas para congelar arroz e descongelar, veja mais conselhos culinários para congelar alimentos nas minhas redes sociais em @diariodacozinheiraamadora e também aqui no TudoReceitas:

Como congelar arroz cozido - Mais conselhos de congelamento

Se gostou do artigo Como congelar arroz cozido, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre Como congelar arroz cozido

O que lhe pareceu o artigo?

Como congelar arroz cozido
1 de 5
Como congelar arroz cozido

Voltar ao topo da página