Partilhar

35 Receitas de finger food para coquetel

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 9 maio 2019
35 Receitas de finger food para coquetel

Você já ouviu falar em finger food? Esse é o novo conceito gastronômico para receber pessoas, seja em casa, em casamentos, aniversários ou outras festas. Mas o que é finger food? É simplesmente comidinha para se comer com a mão, por isso os finger foods devem ser serviços em doses pequenas e podem ser doces ou salgados.

Alguns exemplos de finger food são a azeitona temperada, o bolinho de carne, os canapés e mais. Você pode preparar finger food mais sofisticado ou mais informal, dependendo do evento que você está organizando.

Continue aqui no TudoReceitas para conferir estas 35 receitas de finger food para coquetel e não só que com certeza vão surpreender seus convidados!

Também lhe pode interessar: Como substituir o creme de leite nas receitas

Finger food - quantidade por pessoa

Na hora de montar um cardápio de finger food surge a dúvida de como calcular quantidade de finger food por pessoa. O cálculo é um pouco diferente do que estamos acostumados porque essas comidinhas são servidas em doses individuais e sempre vai ter gente que vai querer comer várias unidades de um finger food e outras pessoas que não vão querer comer alguns dos finger foods.

Confira estas dicas para acertar na quantidade de finger food:

  • Pense em que ocasião vai ser servido o finger food: se ele for um serviço complementar de um buffet, não exagere na quantidade. Por outro lado, se o finger food for servido como atração principal (lanchinho, jantar ou outro), vale a pena diversificar as opções e aumentar a quantidade;
  • Para um evento para 30 pessoas, por exemplo, sirva entre 6 a 8 tipos de finger food salgados e 2 a 3 finger food doces;
  • Calcule entre 3 a 4 unidades de finger food por convidado, assim você garante quantidade suficiente para quem quiser repetir cada uma das comidinhas;
  • Outra estratégia interessante é adaptar a quantidade de finger food ao tipo de comida que é servida. Por exemplo: salgadinhos tradicionais como o bolinho de carne facilmente esgotam, enquanto que outros menos usuais não serão tão procurados. Por isso prepare maior quantidade de finger food que você sabe que, à partida, vai agradar a mais pessoas.
35 Receitas de finger food para coquetel - Finger food - quantidade por pessoa

Tipos de finger food

O conceito de finger food não é novo, pois desde sempre foram servidas comidinhas para comer com as mãos em festas informais, porém agora existe um nome para isso e várias receitas originais de finger food! Existem vários tipos de finger food dependendo da ocasião em que você quer servir essas comidinhas e vale a pena diversificar entre finger foods salgados e finger foods doces.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você as seguintes opções de finger food:

  • Receitas de finger food no pão
  • Receitas de finger food na colher
  • Receitas de finger food no palito
  • Receitas de finger food para casamento
  • Receitas de finger food para festa infantil
  • Receitas de finger food doce
35 Receitas de finger food para coquetel - Tipos de finger food

Receitas de finger food no pão

Os finger food no pão incluem diferentes tipos de salgadinho: canapés, bruchettas, torradinhas e mais. Variando no recheio do finger food no pão você pode preparar infinitas possibilidades! Confira algumas sugestões:

Conselhos: Escolha torradinhas pequenas e corte o pão em pedacinhos de forma a que possa ser consumido em 1-2 mordidas.

35 Receitas de finger food para coquetel - Receitas de finger food no pão

Receitas de finger food na colher

O finger food na colher é uma novidade inspirada na alta gastronomia e das comidinhas em porção gourmet. Este tipo de finger food tem a vantagem de poder ser mais cremoso, conter molho ou ser feito com comidinhas que habitualmente não comeríamos com a mão. Aconselha-se usar colheres descartáveis e aumentar a quantidade deste tipo de finger food, pois cada colher servirá somente uma dose por pessoa.

Veja as receitas que podem ser servidas em finger food de colher:

35 Receitas de finger food para coquetel - Receitas de finger food na colher

Receitas de finger food no palito

O finger food no palito é uma opção interessante para servir sobretudo com ingredientes que ficam bem sobrepostos, como é o caso dos espetinhos e petisco sacanagem. Confira estas sugestões de finger food no palito:

35 Receitas de finger food para coquetel - Receitas de finger food no palito

Receitas de finger food para casamento

O finger food para casamento geralmente inclui preparações gourmet e opções inesperadas ou tradicionais mas preparadas com capricho. Prefira servir estes finger food no copinho, na colher ou em tacinhas porque a apresentação fica mais bonitinha e sofisticada.

Veja estas sugestões de finger food para servir no casamento:

35 Receitas de finger food para coquetel - Receitas de finger food para casamento

Receitas de finger food para festa infantil

Quando o assunto é finger food para festa infantil as opções de comidinhas podem ser mais simples quando comparadas com finger food de casamento, mas devem ser preparadas de acordo com o tema da festa. As mais opções mais populares são os finger foods no copinho, doces e salgados, e os sanduíches no palito. Veja estas receitas de finger food para coquetel de festa infantil:

35 Receitas de finger food para coquetel - Receitas de finger food para festa infantil

Receitas de finger food doce

As sugestões apresentadas acima deixam de fora as receitas de finger food doces porque, regra geral, o buffet de finger food é maioritariamente composto por salgadinhos. Porém, para terminar da melhor forma e agradar aos mais gulosos, não deixe de preparar algumas destas receitas de finger food doce:

35 Receitas de finger food para coquetel - Receitas de finger food doce

Outras receitas de finger food

Confira estas receitas de finger food que apresentamos acima e varie nos ingredientes e apresentação para criar seus próprios finger foods! Estas comidinhas desafiam nossa criatividade na cozinha e são ótimas para testarmos novas combinações de sabores, por isso capriche nelas.

Deixe abaixo seu comentário acerca do que achou das nossas receitas para cardápio finger food e suba foto dos seus finger foods caseiros!

35 Receitas de finger food para coquetel - Outras receitas de finger food

Se gostou do artigo 35 Receitas de finger food para coquetel, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre 35 Receitas de finger food para coquetel

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Clemillda Aparecida Fernandes Caversan
Gostaria de receitas de Finger Food para oferecer em casamentos e Deputantes

Obrigada!!!!
Todas as receitas que vocês publicam são ótimas!!!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Clemilda, obrigada pelo seu comentário! Prepare nossas receitas e diga o que você achou 🙂

35 Receitas de finger food para coquetel
1 de 10
35 Receitas de finger food para coquetel

Voltar ao topo da página