Arroz simples

Receita de Bolinho de arroz japonês

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 30 março 2021
Receita de Bolinho de arroz japonês

Se você gosta de comida japonesa, com certeza vai gostar de aprender como fazer onigiri caseiro! Continue aqui no TudoReceitas para descobrir todo o preparo deste bolinho de arroz japonês.

O onigiri é um bolinho de arroz bem tradicional na gastronomia japonesa, simples, fácil de fazer e delicioso! Esse é um lanchinho japonês que também pode acompanhar o prato principal, sendo servido somente com a alga nori ou recheado com peixes, furikake, umeboshi (ameixa salgada em conserva) ou outros legumes em conserva. Ele é preparado com arroz de sushi e, tal como mencionado, é bem simples de fazer! Confira abaixo o passo a passo em fotos desta receita de bolinho de arroz japonês e experimente logo para trazer os sabores do Japão para sua casa.

12 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas japonesas

Ingredientes para fazer Bolinho de arroz japonês:

Também lhe pode interessar: Bolinho de arroz na AirFryer

Como fazer Bolinho de arroz japonês:

1

O primeiro passo para fazer onigiri caseiro é lavar muito bem o arroz. Com a ajuda de uma peneira ou coador, enxague o arroz de sushi com água por umas 3-4 vezes, ou até o cereal ficar transparente e a água sair limpa.

Dica: isso é necessário para eliminar o máximo de amido presente no grão de arroz e, assim, conseguir que fique mais grudento depois de cozido.

Receita de Bolinho de arroz japonês - Passo 1
2

Em seguida cozinhe o arroz de sushi numa panela com os 500 ml de água filtrada, semi tampada, por cerca de 15 minutos depois de ferver. Desligue o fogo, revolva o arroz e reserve na panela destampada por 10 minutos, com o fogo desligado.

Dica: se preferir, poderá cozinhar este arroz na panela elétrica. Opcionalmente poderá adicionar vinagre, sal e açúcar na água, no entanto o método tradicional japonês para cozinhar esse prato consiste em cozinhar o arroz somente na água.

Receita de Bolinho de arroz japonês - Passo 2
3

Com o arroz ainda morno, modele os bolinhos de arroz em formato de triangulozinhos, como na foto. Para isso pegue uma porção de arroz, modele em forma de bolinha e, depois, cuidadosamente vá moldando as laterais e achatando o centro até virar um triângulo. Se quiser, poderá abrir um furo no meio para colocar algum tipo de recheio.

Dica: se a massa de arroz estiver grudando muito na mão, umedeça a mão com um pouco de água. também poderá modelar os oniguiris com ajuda de forminhas próprias.

Receita de Bolinho de arroz japonês - Passo 3
4

Outro truque para modelar oniguiri facilmente é colocar uma porção de arroz em um pedaço de plástico filme, fechar e modelar em forma de triângulo com as mãos. Depois basta desembrulhar.

Dica: poderá ainda misturar algum ingrediente no arroz como, por exemplo, atum de lata escorrido.

5

Envolva os onigiris com alga nori (não precisa hidratar) que, além de ser rica em minerais, ainda ajuda a segurar o bolinho sem sujar as mãos. Sirva em seguida ou reserve na geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias. Agora que você sabe como se faz um onigiri, experimente e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Dica: coloque a alga nori somente no momento de consumir os bolinhos, para que a alga mantenha a sua crocância.

Receita de Bolinho de arroz japonês - Passo 5

Se você gostou da receita de Bolinho de arroz japonês, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Como servir onigiri e outras receitas japonesas

Como viu, é bem fácil fazer onigiri caseiro! O fundamental é lavar bem o arroz, que deverá ser arroz de sushi, por conta da consistência com que fica depois de cozinhar. Depois poderá misturar algum ingrediente da sua preferência no arroz cozido ou na hora de modelar o bolinho de arroz, sendo que salmão defumado, atum, shoyu, cream cheese, umeboshi (conserva de ameixa), feijão edamame e mais.

O onigiri é um alimento muito presente na alimentação dos japoneses e, na verdade, não tem um momento certo do dia para consumir. Pode servir onigiri no café da manhã, consumir como lanche da tarde ou da manhã, ou servir para complementar uma refeição principal.

Com onigiri você pode preparar receitas de nigiri, que é um preparado de bolinho de arroz com algum tipo de peixe ou fruto do mar, como camarão, lula ou polvo - confira como fazer nigiri de salmão, niguiri de polvo e niguiri de camarão e bom apetite!

Bibliografia

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de arroz japonês

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Joana
Olá! Qual é o peso médio de um onigiri e quantas porções rende?
A sua avaliação:
Ayume
eu amei vou fazer no meu aniverssario! amo a cultura do Japão e um dia vou para lá!
A sua avaliação:
Michelle Rocha Garcia de Abreu
Em que momento se usando vinagre,o açúcar e o sal se a receita original é para cozer só na água?🤔
Sara Silva
Oi Michelle, no passo 2 indicamos que o vinagre e o sal podem ser adicionados na água usada para cozinhar o arroz. Isso confere um gostinho extra no arroz e é uma variação da receita original.
1 de 5
Receita de Bolinho de arroz japonês