Partilhar

Receita de Arroz para sushi

Por Nelson Ferreira, Redator e editor no TudoReceitas. Atualizado: 18 outubro 2018
Receita de Arroz para sushi

Nesta receita apresentamos a passo a passo de arroz para sushi, para que você o possa incluir nas suas receitas de sushi caseiro! O método de cozimento é essencial no momento de preparar arroz de sushi perfeito, por isso preste atenção às instruções do TudoReceitas e experimente!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas japonesas
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Arroz Chipotle
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para fazer a receita de arroz para sushi é reunir os ingredientes.

(Observação: na fotografia apresento a alga nori apenas como exemplo, já que não consegui encontrar a alga kombu. No entanto é a kombu que você deverá usar.)

Dica: Se você preferir, no lugar do vinagre de frutas pode usar vinagre de arroz, a diferença é que é mais caro.

Receita de Arroz para sushi - Passo 1
2

O arroz de sushi, também chamado de arroz japonês, é um grão curto que adquire uma consistência gelatinosa ao ser cozinhado. Não use outro tipo de arroz no preparo desta receita, caso contrário você não estará preparando verdadeiramente arroz para sushi.

Receita de Arroz para sushi - Passo 2
3

Usando um coador, lave o arroz com água fria abundante, mexendo com a mão, até que a água saia limpa. Este passo pode levar algum tempo, mas é importante para eliminar todo o amido do arroz.

Receita de Arroz para sushi - Passo 3
4

Numa panela à parte, cozinhe em fogo baixo a alga kombu com o vinagre e o açúcar, sem deixar ferver, até que fique macia. Este será o tempero do arroz para sushi e, apesar da alga kombu ser um ingrediente opcional, ela confere um sabor muito característico ao arroz.

(Observação: na fotografia apresento a alga nori apenas como exemplo, já que não consegui encontrar a alga kombu. No entanto é a kombu que você deverá usar.)

Receita de Arroz para sushi - Passo 4
5

Quando o arroz estiver bem lavado, cozinhe-o em uma panela com a mesma quantidade de água, neste caso 2 xícaras de água. Tampe e cozinhe os primeiros 3 minutos em fogo alto, depois baixe o fogo e cozinhe por mais 13 minutos. Desligue o fogo e deixe repousar destampado por 10 minutos.

Receita de Arroz para sushi - Passo 5
6

Após o passo anterior, transfira o arroz para sushi para um recipiente e acrescente a água na qual cozinhou a alga (descarte a alga). Envolva muito bem o arroz neste tempero, usando, de preferência, uma espátula de madeira.

Receita de Arroz para sushi - Passo 6
7

Após o passo anterior, o arroz para sushi está pronto! Use para preparar um delicioso sushi de salmão (hossomaki), um Uramaki Califórnia, um nigiri de salmão, entre muitas outras opções. Experimente e diga nos comentários o que achou!

Receita de Arroz para sushi - Passo 7

Se você gostou da receita de Arroz para sushi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Suba a sua foto de Receita de Arroz para sushi

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Arroz para sushi

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
maria de lourdes
ai que delicia eu amo
Nelia Oliveira (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Maria!

Que bom que gostou.

Obrigada pelo seu comentário :)

Receita de Arroz para sushi
1 de 8
Receita de Arroz para sushi

Voltar ao topo da página