Bolos recheados

Receita de Bolo colchão para casamento

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 7 março 2018
Receita de Bolo colchão para casamento
Imagem: weddingware.info

O bolo colchão de noiva é uma excelente opção para quem procura um bolo de casamento caseiro e econômico. A massa é de pão de ló, bem leve e fofa, recheada com creme de ovo e, neste caso, coberta com glacê ou pasta americana. Se você está procurando a receita de bolo colchão para casamento não saia do TudoReceitas, pois aqui você encontra o passo a passo perfeito!

50 convidados 3h Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Popular em outras festas, No forno
Ingredientes para fazer Bolo colchão para casamento:
  • Para a massa do bolo:
  • Para o recheio:
  • Para a calda:
  • Para decorar:
Também lhe pode interessar: Bolo colchão de noiva para aniversário
Como fazer Bolo colchão para casamento:
1

Comece preparado a massa do bolo batendo as claras em neve até ficarem bem firmes.

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 1
2

No bowl da batedeira bata o açúcar com as gemas e a margarina até virar um creme claro e bem suave. Enquanto bate acrescente o leite e depois a farinha.

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 2
3

Incorpore as claras na mistura anterior, usando uma espátula, e em movimentos envolventes. Isso é importante para não perder o ar das claras e fazer com que a massa do bolo fique bem leve e fofinha. Por último junte o fermento e mexa delicadamente.

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 3
4

Divida a massa deste bolo colchão para casamento por dois tabuleiros de 35 cm x 25 cm untados com farinha e polvilhados com manteiga. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar ligeiramente - preste atenção ao cozimento pois será bem rápido, entre 15 a 20 minutos.

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 4
5

Enquanto isso prepare o recheio misturando todos os ingredientes numa panela e levando ao fogo. Fique mexendo sempre até engrossar, desligue e deixe esfriar um pouco.

Dica: Peneire as gemas para evitar o cheiro e gosto de ovo. Se você preferir pode usar as sementes de uma vagem de baunilha no lugar do açúcar baunilhado.

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 5
6

Com os bolos assados, deixe esfriar um pouco antes de desenformar e cortar ao meio, para rechear. Divida o recheio pelas duas metades de bolo e cubra com a metade respetiva.

Dica: Se o bolo tiver uma altura irregular, corte o excesso do topo.

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 6
Imagem: inenomdiehuis.blogspot.pt
7

Faça a calda misturando todos os ingredientes no liquidificador, pique os bolos com um garfo e verta a calda sobre eles, esperando absorver para adicionar mais. Monte o bolo simplesmente sobrepondo as camadas de massa, assim você terá um bolo de casamento caseiro com quatro camadas de bolo e duas de recheio.

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 7
8

Para finalizar prepare o glacê da cobertura: bata o creme de leite até ficar bem consistente, formando picos. Depois acrescente o açúcar e a essência de baunilha e continue batendo até virar um chantilly brilhante. Coloque num saco de confeiteiro com bico pitanga ou outro e use para decorar o bolo a gosto. Neste caso fizemos rosas de glacê.

Dica: Troque a essência de baunilha por essência de outro sabor, como menta, morango ou laranja, para criar um glacê com um sabor inesperado!

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 8
9

Finalize o bolo colchão para casamento com outros elementos a gosto, como flores de pasta americana, confeitos perolados e mais. Reserve na geladeira até ao momento de servir e temos a certeza que todos ficarão surpreendidos com este bolo maravilhoso!

Procurando mais receitas de bolos de festa? Confira estas sugestões:

Receita de Bolo colchão para casamento - Passo 9

Se você gostou da receita de Bolo colchão para casamento, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados.

Como preparar um bolo colchão para 100 pessoas?

Esta receita de bolo colchão para casamento pesa cerca de 4kg e rende 50 fatias com cerca de 2-3m de espessura cada (lembrando que são fatias com 4 camadas de bolo). Se você quiser preparar um bolo para 100 pessoas ou um pouco mais dobre a receita e prepare a massa em 4 tabuleiros de 35 cm x 25 cm ou em 2 tabuleiros de 40 cm x 60 cm.

Suba a sua foto de Receita de Bolo colchão para casamento

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
ODÉLIA RODRIGUES MEDEIROS
O bolo colchão deu agua na boca, alem de ser pratico para produzir.
Jeremy
Mas poderia explicar melhor algumas coisas, porque usei um creme de leite clássico e não deu certo. Na receita nao diz qual tipo de creme de leite usar.
Imagem: weddingware.info
Imagem: inenomdiehuis.blogspot.pt
1 de 10
Receita de Bolo colchão para casamento