Bolos simples

Receita de Bolo de libra

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 5 agosto 2020
Receita de Bolo de libra

O bolo de libra é um bolo que vale a pena conhecer! Esta é uma receita de bolo tradicional do Reino Unido que recebe o nome de pound cake porque é preparado com a quantidade exata de 1 pound de apenas 4 ingredientes: farinha de trigo, açúcar, ovos e manteiga.

Sendo que 1 pound equivale a aproximadamente 450 gramas, a receita original desse bolo, também chamado de bolo de meio quilo, rende bastante! Mesmo não contendo fermento em seu preparo, usar quantidade iguais de cada um desses ingredientes resulta num bolo de trigo perfeito como os de padaria: crescido, fofinho e muito gostoso para comer simples assim, com recheio ou cobertura.

Ficou curioso para testar esta receita de bolo de libra? Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você a versão adaptada do pound cake inglês, que rende um bolo com cerca de 500 gramas. Continue aqui no TudoReceitas e confira o passo a passo em fotos!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Reino Unido

Ingredientes para fazer Bolo de libra:

Também lhe pode interessar: Bolo de cocada

Como fazer Bolo de libra:

1

Comece por preaquecer o forno nos 180ºC (forno médio). Em seguida bata a manteiga e o açúcar juntos até obter um creme suave, como na foto, com os grãos de açúcar bem dissolvidos.

Dica: Aconselhamos usar açúcar refinado porque os grãos se dissolvem mais rapidamente.

Receita de Bolo de libra - Passo 1
2

Separe as claras das gemas e adicione as gemas, uma de cada vez, no creme de manteiga e açúcar, batendo depois de cada adição. Adicione a farinha de trigo peneirada e incorpore bem.

Dica: Tendo em conta que cada ovo pesa, aproximadamente 50 gramas, essa receita leva entre 2 a 3 ovos. Não se preocupe se a mistura desandar à medida que adiciona e bate as gemas, ela voltará a ficar lisinha após a adição da farinha.

Receita de Bolo de libra - Passo 2
3

Bata as claras até ficarem firmes. Misture as claras bem delicadamente na massa do bolo de libra, em movimentos envolventes com uma colher ou espátula, para não perder o ar. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 13 cm x 8 cm (capacidade de 500 g) e coloque nela a massa do bolo.

Dica: Para bater a claras mais facilmente adicione-lhes 1 pitada de sal ou algumas gotas de suco de limão. Quanto mais leve e areada ficar a massa do bolo após incorporar as claras mais ele crescerá, tornando dispensável o uso de fermento.

Receita de Bolo de libra - Passo 3
4

Leve para assar no forno médio (180ºC) por 45 minutos ou até passar no teste do palito. Depois deixe esse bolo inglês esfriar um pouco, desenforme espere esfriar completamente antes de cortar, para evitar que esfarele. Sirva simples assim ou, por conta de ele ser tão simples, prepare uma destas caldas para servir junto:

Experimente e conte nos comentários o que você achou deste bolo de trigo simples. Bom apetite!

Receita de Bolo de libra - Passo 4

Se você gostou da receita de Bolo de libra, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas inglesas.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de libra

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Receita de Bolo de libra