Pão simples

Receita de Bun - pão chinês no vapor

 
Lucas Lima
Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas. 22 setembro 2020
Receita de Bun - pão chinês no vapor

Se você gosta de comida asiática, com certeza vai gostar de saber como fazer bun caseiro, o pão chinês cozido no vapor! Com massa branquinha, fofa e levemente úmida, o pão bun, que também é chamado de bao, pode ser servido simples ou recheado e é um dos grandes atrativos nos restaurantes asiáticos.

Continue aqui no TudoReceitas porque vamos compartilhar com vocês a receita de bun, o pão chinês no vapor! Prepare facilmente com ingredientes simples como farinha de trigo, fermento, água, açúcar, óleo e sal e em pouco mais de 30 minutos. Confira abaixo o passo a passo em fotos!

8 convidados 2h 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Ao vapor, Receitas chinesas

Ingredientes para fazer Bun - pão chinês no vapor:

Também lhe pode interessar: Pão chinês no vapor

Como fazer Bun - pão chinês no vapor:

1

Numa tigela misture os ingredientes secos, com exceção do sal: 2 xícaras de farinha, os fermentos e o açúcar. Abra um buraquinho ao centro e coloque aí os demais ingredientes: a água, o óleo e o sal.

Dica: Peneire os ingredientes secos, sobretudo a farinha de trigo, para evitar grumos na massa. Reserve a meia xícara de farinha para o passo seguinte.

Receita de Bun - pão chinês no vapor - Passo 1
2

Comece misturando os ingredientes do centro para fora, fazendo movimentos circulares com uma das mãos, até obter uma massa homogênea. Transfira a massa do pão chinês para uma bancada e sove polvilhando mais farinha, até que a massa fique bem macia e desgrudando.

Receita de Bun - pão chinês no vapor - Passo 2
3

Acomode a massa dentro da tigela usada anteriormente, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume e ficar bem suave (demorará aproximadamente 1 hora). Essa é a primeira fermentação do pão.

Dica: Dê preferência a um lugar fechado e quentinho, como o forno aquecido e desligado.

Receita de Bun - pão chinês no vapor - Passo 3
4

Depois desse tempo volte com a massa para a bancada enfarinhada e sove ligeiramente, somente para expulsar o excesso de ar que se formou durante o crescimento dela. Depois divida a massa em 6 a 8 partes iguais e modele em formato de bolinhas.

Receita de Bun - pão chinês no vapor - Passo 4
5

Para a segunda fermentação do pão coloque cerca de 2-3 dedos de altura de água morna numa panela. Acomode sobre ela o cesto para cozimento a vapor ou uma peneira grande e disponha aí alguns pães (não todos, para que não grudem quando crescerem). Tampe e reserve fora do fogo por 20 minutos.

Dica: Unte o cesto ou forre com papel manteiga, para que os pães não grudem nele.

Receita de Bun - pão chinês no vapor - Passo 5
6

Depois desse tempo retire o cesto com os pães e leve ao fogo somente a panela com a água, até ferver. Depois baixe o fogo, volte a acomodar na panela o cesto com os pães dentro e tampe. Deixe cozinhar no vapor por aproximadamente 10 minutos.

Receita de Bun - pão chinês no vapor - Passo 6
7

Por fim retire seu pão chinês bun do cesto e, de preferência, sirva ainda quente como entrada ou acompanhamento da sua refeição - poderá rechear com ingredientes da sua preferência como, por exemplo, frango desfiado e temperado. Bom apetite!

Gostou desta receita de pão bao? Deixe seu comentário abaixo e veja também estas receitas chinesas:

Receita de Bun - pão chinês no vapor - Passo 7

Se você gostou da receita de Bun - pão chinês no vapor, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas chinesas.

Suba a sua foto de Receita de Bun - pão chinês no vapor

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Bun - pão chinês no vapor