Caldos

Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 1 julho 2021
Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas

Procurando como fazer caldo de feijão para 100 pessoas? Não procure mais, confira esta receita passo a passo em fotos do TudoReceitas! Aqui indico para você qual a quantidade de ingredientes para fazer caldo de feijão para 100 pessoas e dicas de preparo.

O caldo de feijão não pode faltar num buffet de caldos nem no cardápio do seu bar ou restaurante. Ele também é uma excelente pedida para aniversários, festas beneficentes e mais. Esta receita de caldo de feijão para 100 pessoas é enriquecida com linguiça calabresa e bacon, mas você pode usar somente uma dessas opções se quiser um caldo de feijão mais econômico.

Confira abaixo a lista de ingredientes para caldo de feijão para 100 pessoas, modo de preparo e fotos e prepare sem erro. Garanto que todo o mundo que provar vai elogiar seu caldinho de feijão caseiro!

100 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Caldo de feijão para 100 pessoas:

Também lhe pode interessar: Caldo de mandioca para 100 pessoas

Como fazer Caldo de feijão para 100 pessoas:

1

Primeiramente coloque o feijão de molho em água por 8-12h ou de um dia para o outro. Depois escorra e cozinhe o feijão na panela de pressão com temperos a gosto - veja algumas sugestões de como temperar feijão.

Dica: Se você preferir pode fazer esta receita com feijão pronto, nesse caso use 2 quilos de feijão cozido junto com seu caldo.

Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas - Passo 1
2

Bata no liquidificador o feijão, o caldo do seu cozimento e os tabletes de caldo até obter um creme liso, mas pastoso. Reserve.

Dica: Se sobrar pouco caldo de feijão coloque um pouco de água.

Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas - Passo 2
3

Numa panela grande frite a linguiça, o bacon, a cebolas e os alhos no óleo. Frite por 5 minutos ou até dourar bem, para conseguir um sabor mais apurado neste caldo de feijão caseiro.

Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas - Passo 3
4

Adicione na panela o feijão previamente batido no liquidificador e coloque água em quantidade a gosto, para deixar o caldo na consistência pretendida. Coloque também o cheiro verde, sal e pimenta a gosto e deixe ferver por 5 minutos para misturar os sabores.

Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas - Passo 4
5

Depois do passo anterior está pronto seu caldinho de feijão com bacon e calabresa! Sirva com cheiro verde picado, torresmo, molho de pimenta, torradas, entre outras opções. Diga nos comentários o que você achou desta sugestão e bom apetite!

Procurando mais receitas de caldo para festa? Confira:

Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas - Passo 5

Se você gostou da receita de Caldo de feijão para 100 pessoas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Cual feijão usar para caldo de feijão?

Na hora de fazer caldo de feijão simples para 100 pessoas vale a pena pensar qual feijão usar, pois isso terá reflexo no preço. O feijão usado no caldo varia um pouco consoante a região do Brasil, porém é mais comum usar o feijão carioquinha (também chamado de feijão carioca ou feijão mulatinho) ou, em alguns casos, o feijão preto. Confira as diferenças de ambos os feijões:

  • Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos1 o feijão carioca é considerado mais saudável que o feijão preto porque contém mais proteína, fibra, ferro e potássio. Além disso contém menos carboidrato que o feijão preto;
  • O preço do feijão carioca cru ronda os R$ 3 e R$ 4 o quilo2 (dependendo da região do Brasil), praticamente o mesmo que o feijão preto. Para economizar vale usar o feijão de corda e o feijão branco, que são opções mais baratas.
Referências
  1. http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf
  2. https://www.jornalcruzeiro.com.br/economia/feijao-carioca-mais-que-dobra-de-preco/

Suba a sua foto de Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Edmilze
Com 1 kg de feijão, faço caldo só para minha pequena família de 6 pessoas... Acho que não é suficiente para 100 pessoas não.
A sua avaliação:
Adriana
Adorei esse caldo de feijão, super fácil e gostoso,super recomendo .
1 de 6
Receita de Caldo de feijão para 100 pessoas